Setembro 23, 2021
6 dicas para decorar um apartamento pequeno

6 dicas para decorar um apartamento pequeno

A hora de decorar um apartamento é a mais esperada por muitas pessoas, se engana quem pensa que “apês” pequenos dão menos trabalho ou exigem menos decoração. Com os itens certos é possível otimizar os espaços e gerar uma visão diferenciada do local para o proprietário e seus convidados. 

Por isso, neste artigo vamos te ajudar a decorar um apartamento pequeno, com 6 dicas bacanas para você utilizar. Vamos lá?!

Vantagens de um ambiente decorado

Casas tropicais por Natali de Mello - Arquitetura e Arte Tropical
hora de decorar

Além de deixar o lar mais aconchegante e personalizado do jeito que os moradores gostam, decorar os ambientes auxilia a cobrar um bom valor na revenda. Caso, seja optado por alugar, também torna o apartamento como um investimento. Entre outras vantagens estão:
https://e-zoop.com/casa-e-decoracao

1. Criação de uma identidade para o ambiente

Ao realizar uma mudança para um novo apartamento é interessante cuidar com detalhes ao criar uma identidade visual para o ambiente. Cada cômodo deve ter pontos que levem a identidade do proprietário do imóvel, começando por uma boa paleta de cores. Para a cozinha, por exemplo, pode ser utilizado tons de azul claro, lilás, bege, entre outros que geram a sensação de conforto.

Além da paleta de cores para cada cômodo, ter luminárias e quadros cheios de personalidade dão uma nova cara ao local. São várias as possibilidades, tudo vai depender dos gostos do dono do imóvel, que devem ser levados em conta para direcionar a identidade.

  • 2. Integração de diferentes locais

Um ponto interessante que se torna cada vez mais comum, desde apartamentos até casas, é a integração de diferentes locais da propriedade.  Ao unir dois ou mais ambientes em um mesmo espaço otimiza-se o local, e, gera maior liberdade de circulação. Entre as opções de integração estão: juntar a cozinha e a sala, cozinha com a lavanderia ou cozinha e área de serviço, quarto e closet, entre outros.

3. Ambientes organizados

Manter os ambientes organizados ajuda muito no cotidiano, além disso ao optar por decorar um local alguns móveis e objetos podem auxiliar. Por exemplo, utilizar ganchos na cozinha para deixar alguns utensílios mais usados, guardar sapatos em uma mesma área/sapateira, dividir espaços entre temperos, adicionar um paneleiro para cozinha, etc.

A organização consegue dar um ar de respiro ao apartamento, junto a melhor utilização de cada ambiente da casa, além de facilitar na procura de um item quando é necessário para uso.


6 dicas para decorar um apartamento pequeno

Agora que você já tem conhecimento sobre as vantagens de realizar a decoração do apartamento pequeno, vamos te ajudar com as dicas para colocar a mão na massa. Confira!


  • 1 Invista em espelhos

O espelho é um item importante que utilizamos no dia a dia, na hora de escovar os dentes e se arrumar, mas além disso ele consegue mudar o ambiente.  Dependendo de como for colocado, os espelhos aumentam a percepção de tamanho do local. Corredores pequenos são um exemplo de locais em que quando adiciona-se espelhos, conseguem dobrar o tamanho.

Junto a ampliação do local, o espelho pode contribuir também na iluminação. Ao refletir uma lâmpada, ele consegue gerar mais luminosidade a um ambiente que não possui proximidade com janelas.


  • 2. Escolha uma boa iluminação

Pegando o gancho da iluminação com a ajuda dos espelhos, ter uma boa luz faz total diferença em um apartamento pequeno.  Dependendo da quantidade de janelas, pode-se reduzir as lâmpadas durante o dia, utilizando a iluminação natural. 

Em ambientes como sala de estudo/trabalho, o uso de cores neutras e claras nas paredes ajudam a luz a se propagar melhor pelo espaço, reduzindo também o número de lâmpadas.

Entre as opções que deixam os cômodos mais bonitos e ajudam na iluminação estão os abajures e luminárias de chão, que dependendo do modelo podem ser direcionados a um ponto específico.

  • 3. Opte por cores claras

As cores claras ajudam na propagação de luz nos ambientes de uma residência, em apartamentos pequenos é possível ampliar a noção de espaço. Dessa maneira, o proprietário consegue usar melhor cada local, distribuindo os móveis conforme sua preferência sem se preocupar com a iluminação. Escolher cores claras também traz benefícios como a sensação de relaxamento, deixando o cômodo mais aconchegante e dando conforto a quem o utiliza. 

  • 4. Use bastante nichos e prateleiras 

Os nichos e as prateleiras são ótimos para distribuir itens por cada cômodo, otimizando o espaço. Desde a mais conhecida utilização como a prateleira para livros, esse item pode armazenar plantas, produtos de beleza como perfumes, porta-retratos entre outros. Os nichos são um pouco menores que as prateleiras, mas auxiliam da mesma maneira na distribuição de peças. 

Escolha qual melhor se encaixa pelo seu estilo e decoração que vem adotando na casa.

5. Nivele a sala com a varanda

Realizar uma obra assusta de início, mas quando se está fazendo e após ficar pronta gera uma sensação de satisfação. Nivelar a sala de estar com uma varanda, pode deixar o ambiente mais aconchegante, além de proporcionar a propagação de ar puro e uma beleza vista dependendo da localização.

Essa é uma obra um pouco mais complexa, porque pode envolver uma reforma mais pesada, sendo necessário quebrar pontos do apartamento e usar materiais de construção mais complexos para fazer o nivelamento.

Mas tenha em mente ter coragem de dar o start, reflita que após a realização da obra seu espaço ficará melhor do que antes.

6. Tenha organizadores de gavetas e armários

Por último, nossa dica é comprar organizadores de gavetas e armários. Pode parecer besteira, mas esses produtos ajudam muito na organização e no espaço. Na gaveta, você pode utilizar caixas menores para guardar itens delicados, para melhor conservação. 

Já nos armários, a dica é comprar as chamadas “colmeias”, as quais consistem em permitir a divisão da quantidade de itens, por exemplo, na organização de meias. 

Com as colmeias é possível colocar de duas a três pares de meia em um mesmo espaço, otimizando a gaveta do guarda-roupa para acrescentar mais itens. 

Conclusão


Com criatividade e boas ideias, você consegue decorar um apartamento pequeno de modo a deixá-lo do seu gosto sem faltar espaço para todas as suas coisas.
Além disso, a decoração pode auxiliar futuramente no valor do imóvel, como um investimento, caso você queira se mudar para um outro local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *