Pular para o conteúdo
VISÃO REAL Apoie

Câmara dos Deputados

Lei complementarLei que detalha regras previstas na Constituição. Precisa do voto de mais da metade de todos os parlamentares (257 deputados ou 41 senadores). · PLP 157/2025

Cria a Contribuição Social Digital – CSD, destinada a financiar iniciativas de fortalecimento da infraestrutura, desenvolvimento e capacitação tecnológicos e de novo instrumento de transferência de renda a ser criado nomeado PIX das big…

Situação atualAguardando Parecer desde 17/12/2025 · CCTI

AutoriaGuilherme Boulos

Apresentada na Câmara em23/07/2025

RegimePrioridade (Art. 151, II, RICD)

Quem decideProposição Sujeita à Apreciação do Plenário

Último despachoDesignado Relator, Dep. André Figueiredo (PDT-CE)

Temas (indexação oficial)Criação, Contribuição Social Digital (CSD), Incidência tributária, Serviços digitais, plataforma digital, Exploração comercial, Dados pessoais, usuário, Brasil, destinação, arrecadação, Fundo Nacional de Cuidados Digitais (FNCD)

Texto oficialAbrir o texto da proposta (PDF)

Consultado na Câmara dos Deputados em 24/10/2026. Registro oficialCâmara dos Deputados

Ver o resumo oficial (ementa)

Institui a Contribuição Social Digital – CSD, destinada a financiar iniciativas de fortalecimento da infraestrutura, desenvolvimento e capacitação tecnológicos e de novo instrumento de transferência de renda a ser criado nomeado PIX das big techs para os usuários de plataformas brasileiros.

O título desta página usa as palavras da ementa, reorganizadas para leitura. Nada é acrescentado.

Votações

Cada passo é uma votação registrada (2025 e 2026), da mais antiga para a mais recente.

  1. 3 dez 2025 · CâmaraOpinião da comissão AprovadoAprovado sem contagem de votos individuais.

Andamento (tramitação)

Cada movimentação registrada pela Câmara dos Deputados, da mais recente para a mais antiga.

  1. 17/12/2025 · CCTIDesignação de Relator(a)Designado Relator, Dep. André Figueiredo (PDT-CE)
  2. 08/12/2025 · CCTIRecebimentoRecebimento pelo(a) CCTI.
  3. 08/12/2025 · CCPPublicação de ProposiçãoEncaminhada à publicação. Parecer da Comissão de Comunicação Publicado em avulso e no DCD de 09/12/2025, Letra A.
  4. 05/12/2025 · CCPPublicação de ProposiçãoParecer recebido para publicação.
  5. 03/12/2025 · CCOMAprovação do ParecerAprovado o Parecer.
  6. 03/12/2025 · CCOMLeitura e publicação do ParecerLido o Parecer pelo Relator, Deputado Rodrigo Da Zaeli.
  7. 01/12/2025 · CCOMRecebimento - Relator(a)Apresentação do PRL n. 1 CCOM (Parecer do Relator), pelo Deputado Rodrigo da Zaeli (PL/MT). documento
  8. 01/12/2025 · CCOMParecer do(a) Relator(a)Parecer do Relator, Dep. Rodrigo da Zaeli (PL-MT), pela rejeição. documento
  9. 15/10/2025 · CCOMDesignação de Relator(a)Designado Relator, Dep. Rodrigo da Zaeli (PL-MT).
  10. 09/10/2025 · CCOMRecebimentoRecebimento pela CCOM.
  11. 08/10/2025 · CCPPublicação de ProposiçãoEncaminhada à publicação. Publicação Inicial em avulso e no DCD de 09/10/2025.
  12. 06/10/2025 · MESADistribuiçãoÀs Comissões de Comunicação; Ciência, Tecnologia e Inovação; Finanças e Tributação (Mérito e Art. 54, RICD) e Constituição e Justiça e de Cidadania (Art. 54 RICD)Proposição Sujeita à Apreciação do PlenárioRegime de Tramitação: Prioridade (Art. 151, II, RICD) documento
  13. 23/07/2025 · MESAApresentação de ProposiçãoApresentação do PLP n. 157/2025 (Projeto de Lei Complementar), pelo Deputado Guilherme Boulos (PSOL/SP -Fdr PSOL-REDE), que "Institui a Contribuição Social Digital – CSD, destinada a financiar iniciativas de fortalecimento da infraestrutura, desenvolvimento e capacitação tecnológicos e de novo instrumento de transferência de renda a ser criado nomeado PIX das big techs para os usuários de plataformas brasileiros". documento

Ver a tramitação completa no site oficial

Detalhes

Abrir em página própria