O conflito entre SEO e PPC: existe um vencedor?

0
33
Especialista em seo

O conflito entre SEO e PPC: existe um vencedor?

“O SEO é demais!” muitas vezes é ouvida como a palavra de ordem de quem entende a otimização de pesquisa como sua forma de marketing online.


Enquanto isso, defensores incansáveis ​​dos anúncios pagos defendem o PPC.
Todos eles têm seus motivos para assumir o controle. No entanto, parece que eles não têm outra escolha a não ser concordar em discordar. Eles deveriam?


Deixando de lado o peso esmagador de discutir, qual é realmente o melhor? É SEO ou PPC que pode ajudar sua empresa a ter uma presença online de comando?
Chegou o momento para as respostas pelas quais você está esperando.

Reduzindo o SEO e o PPC ao esqueleto

Determinar quem assume a liderança nem tudo é rosas. Tanto o PPC quanto o SEO agregam algum valor à mesa .
Vamos voltar ao básico para estarmos bem informados.


PPC é um modelo de publicidade de pesquisa semelhante a leilão baseado no sistema de licitação . Resumindo, isso implica em pagar uma taxa por cada clique, quer resulte em uma venda ou não (daí o nome “pay-per-click”).


Dessa forma, o PPC permite que seu site tome um atalho para os pontos mais altos do Google. Ele ajuda você a superar o obstáculo da otimização, direcionando o tráfego pago desde o início e exibindo seu site com o sinal de anúncio à esquerda.

Paid ads on Google 15838539240

Você pode chamar PPC uma forma de comprar um canal de busca. E você não estaria tão errado. Como a publicidade representa a maior parte de seus resultados financeiros, o Google tem seus motivos.

fonte –  https: //www.statista.com/statistics/266 …
Quando se trata de SEO, está longe de ser publicidade no sentido comum. É uma forma de otimizar naturalmente seu site para aumentar o tráfego orgânico, melhorando suas classificações .

 Você não precisa pagar um centavo por cliques, impressões ou qualquer outra coisa (para uma compreensão mais profunda, dê uma olhada neste  guia de SEO .


Evidentemente, a diferença fundamental entre SEO e PPC está no tipo de tráfego que cada um deles oferece. Embora uma estratégia de pagar para classificar forneça a você o poder de visibilidade dos anúncios, a otimização natural visa apenas os resultados de pesquisa orgânica.

Organic search results 1 15838546590

As melhores e piores coisas sobre SEO

Sem dúvida, o SEO tem seus altos e baixos. Entender isso é o que todo empreendedor novato deve começar.

Profissionais baseados em fatos

Como ele paga determina muito. Fique à vontade para descobrir o que a otimização orgânica tem a oferecer:

  • Excelente ROI . Sempre se falou muito sobre o retorno real das campanhas de marketing. Esta  pesquisa  não deixou pedra sobre pedra, colocando o SEO como o canal de escolha, com seu ROI médio e mais alto de 41% e 32%, respectivamente . Resolva isso com um dos mais baixos custos de aquisição de clientes (CAC), e você terá uma coisa real.
  • Alta taxa de conversão . Uma vez que seu site tem um lugar de destaque nas pesquisas sem nenhum sinal de anúncio próximo a ele, isso serve como um sinal para as pessoas de que esse é o melhor caminho a seguir. Depois que pousam nele e veem que tudo funciona como uma máquina bem lubrificada, eles se tornam seus clientes. É por isso que o tráfego orgânico tem tudo a ver com as taxas de conversão e valores de vida útil mais cobiçados.
  • Excelente CTR . Uma média de colocação em primeiro lugar no Google ostenta  31,7% em sua taxa de cliques . Para perceber como ele é enorme, pense na  CTR média do PPC, que é 1,91% . Aparentemente, tudo se resume à cegueira do anúncio (quando os usuários pulam anúncios pagos para obter resultados orgânicos).
  • Fonte de tráfego mais rica para empresas de comércio eletrônico . Se você está considerando SEO versus PPC para sua loja online, precisa saber qual deles faz com que mais pessoas gravitem em torno dele. Muitos anos fazendo  e-commerce SEO  na Semalt estão agora espremidos na seguinte divisão: míseros 5,05% do tráfego da loja online vem de resultados pagos, enquanto os orgânicos acolhem os 94,95% restantes
How much traffic comes from SEO and PPC for ecommerce businesses 15838552380
  • Posição de longo prazo melhorada . Fazer SEO de forma consistente pode promover seu caminho nos negócios, especialmente se você não for conhecido. A otimização completa, reforçada com  a construção de links , aumentará a confiabilidade da sua empresa e produzirá um efeito cascata no conhecimento da marca.
  • Fluxo de tráfego relativamente ininterrupto . Outra coisa em que o SEO supera o PPC é por quanto tempo o tráfego permanece no mesmo nível se você decidir interromper a campanha. Quando você não paga mais pelo Google Ads, isso corta o fio instantaneamente. Com o SEO, no entanto, você obterá tanto tráfego quanto antes nos próximos 3-4 meses.
  • Sem critérios de elegibilidade . Você não precisa provar nada para mergulhar em SEO. Infelizmente, esse não é o caso do PPC. Nem todas as empresas estão qualificadas para anunciar no Google Ads, o que significa que algumas delas precisam se adaptar a políticas rígidas ou passar por uma verificação avançada. É aí que ter uma  ficha comum do  Google Meu Negócio não é suficiente.

E quanto aos downs de SEO então?

SEO não é fácil nem uma solução mágica para TODOS os problemas de visibilidade do seu negócio. Mas as primeiras coisas primeiro:

  • Prepare-se para meses de espera . Você não pode saber se sua campanha funciona se você acabou de lançar. Para que o melhor venha, você deve aguardar por até 1 ano a partir do momento em que começa. Seja paciente porque SEO nunca foi um processo noturno.
  • Não há garantias . As expectativas irrealistas às vezes aumentam entre os iniciantes em SEO que dependem fortemente de pensamentos positivos. Mas o sucesso desta campanha não pode ser pré-determinado. Todas as promessas obrigatórias são uma torta no céu.
  • Descidas imprevisíveis acontecem . Com todos aqueles algoritmos de classificação e tendências de pesquisa vertiginosas, apenas os adivinhos podem garantir os resultados. SEO pode ser a montanha-russa de picos e vales, tornando sua jornada bastante acidentada.
  • Ganhar os primeiros lugares no Google é difícil . Diante de uma competição acirrada, será preciso muito esforço para se classificar em primeiro lugar. Se você opera em um nicho saturado de rivais, seus resultados de SEO provavelmente também dependerão do sucesso de marketing deles.

Juntando tudo: o  SEO combina o maior ROI, taxa de conversão e CTR, ajudando você a aproveitar ao máximo seu dinheiro. Isso pode ser feito por qualquer empresa, embora seja difícil de acertar rapidamente, especialmente se você tiver muitos concorrentes respirando em seu pescoço.

Benefícios e desvantagens do PPC

The numbers behind PPC 15838564290

Agora, vamos examinar por que algumas empresas escolhem o PPC em vez de SEO e outras não. A fronteira entre as duas estratégias não pode ser mais direta.

Por que escolher PPC?

Considerar PPC vs. SEO é na verdade uma questão de que tipo de tráfego você deseja atrair. Veja por que o primeiro pode ser a sua melhor opção:

  • Resultados instantâneos . O PPC é como um carro esporte no mundo do marketing digital. Você só precisa alimentá-lo com as estratégias certas de lances e palavras-chave para chegar à linha de chegada na página 1.
  • Promoção direcionada . Se você está apresentando algum serviço urgente, o Google Ads pode ajudar a vendê-lo em um piscar de olhos. Além disso, você pode criar uma campanha para impressões quando o reconhecimento da marca for uma prioridade.
  • Melhor controle de exposição . O PPC apresenta um pacote de benefícios para empresas locais e nichos específicos. Ele permite que você impulsione sua promoção para as áreas especificadas.
  • Lançamento direto . Tecnicamente, você pode configurar uma campanha PPC por conta própria. Embora exija algumas habilidades para começar, todo o processo é muito mais fácil do que o de SEO.
  • Desempenho fácil de medir . Com o Google Ads, você tem muitas métricas disponíveis para determinar quais anúncios trazem a CTR esperada e quais apresentam pior desempenho.

Um conselho de SEO:  se você estiver prestes a iniciar uma campanha com o Google Ads, lembre-se de que existem opções de lance não apenas para cliques, mas também para impressões e visualizações.

Por que o PPC pode não atender às suas necessidades? 

PPC é extremamente rápido, mas existem alguns “mas”. Alguns deles podem ser cruciais para sua tomada de decisão. A mosca do PPC na pomada é:

  • Dependência de licitação . O problema com o PPC geralmente está nos resultados demolidos, uma vez que você para de respingar na colocação. Quando sua campanha termina, sua visibilidade também termina.
  • Promoção cara . PPC é merecidamente rotulado como o canal de marketing online mais caro. Faz com que você pague por CADA clique, com um CPC médio de $ 2,69. Faça as contas.
  • Alto custo de falha . Se algo der errado ao definir os anúncios, sua promoção provavelmente não dará em nada, abrindo um buraco enorme em seu orçamento.
  • Cegueira de anúncios . Todos nós tendemos a ignorar anúncios seletivamente durante a pesquisa, e é por isso que os resultados pagos não podem ter tanto impacto quanto o tráfego orgânico. As pessoas simplesmente não confiam mais nelas.
  • O planejamento minucioso também é uma obrigação . Para alavancar sua campanha PPC, você precisa cuidar de muitas coisas antes de configurá-la (otimização na página, pesquisa de palavras-chave, etc.). Isso pode levar até 6 meses.

Juntando tudo:  PPC é ideal para empresas locais que desejam melhorias tangíveis de visibilidade imediatamente. No entanto, seu custo e “efeito de cegueira” nunca devem ser desconsiderados.

Ainda está perplexo com relação a SEO e pesquisa paga?

Comparison table   SEO and PPC 15838578710

Você está com o dedo no gatilho? Em um mundo perfeito, você pressionaria o botão “PPC e combinação de SEO”.
Por quê? Porque isso permitirá que você direcione o tráfego imediatamente, dando algum tempo para que o seu SEO ganhe impulso .


Além disso, essa abordagem integrada estenderá sua cobertura de palavras-chave. Como PPC é melhor para termos de alto volume de pesquisa e SEO é incomparável para termos de baixa frequência, sua combinação pode fazer maravilhas.


A combinação de SEO e PPC também pode adicionar estabilidade ao desempenho da sua classificação, proporcionando uma vantagem competitiva. Como a visibilidade dos anúncios pagos não pode ser prejudicada por alterações de algoritmo, seu site azarão pode aparecer instantaneamente no topo do Google, enfrentando pesos pesados ​​da indústria. Enquanto isso, o SEO preparará o terreno para você se classificar sem pagar por cliques.


Infelizmente, o mundo em que vivemos NÃO é perfeito. As dificuldades de todas as empresas muitas vezes andam de mãos dadas com a falta de recursos, o que pode ter um efeito de paralisação.


Se você não tem muito tempo para lidar com as duas estratégias, ou se não pode pagá-las em combinação, o SEO será sua escolha inteligente. Não só é muito mais acessível do que o PPC, mas também traz resultados a longo prazo .Juntando tudo:  não se trata de pesquisa paga x pesquisa orgânica, mas da combinação que fornece os benefícios mais substanciais em termos de visibilidade e lucros.

O resultado final

A razão pela qual a batalha de SEO vs. PPC não tem um vencedor absoluto é que ambos podem elevar o nível do seu marketing online.
Qual é a melhor opção para você depende de:

  • tipo de seu negócio
  • objetivo final de seus esforços de promoção (aumento de receita, reconhecimento da marca, etc.)
  • palavras-chave que você deseja classificar
  • quanto tempo você pode dedicar a isso
  • tamanho do seu orçamento de marketing

Se você pode pagar por ambos, faça. Em outros casos, o SEO se encaixará na conta para se beneficiar dos resultados que duram .
E o que você acha?
Você já executou uma campanha de SEO ou do Google Ads até agora?

© 2020, ANTONIO IVAN VIEIRA. All rights reserved.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui