Dezembro 1, 2021
metacaixa nas páginas ativadas ou desativadas
SEO

Mega Guia de SEO de dados estruturados

Mega Guia de SEO de dados estruturados [ferramentas gratuitas incluídas]

O SEO de dados estruturados desempenha um papel importante na visibilidade da página de resultados do mecanismo de pesquisa. Especialmente entre verticais altamente competitivas.

Ajuda as listagens a estabelecer autoridade, relevância, aumenta as taxas de cliques e conversões, tudo de uma só vez!

E hoje, vamos detalhar exatamente como aproveitar os dados estruturados para SEO para o seu negócio e incluir nossas ferramentas favoritas .

Vamos começar!

O que é SEO de dados estruturados

O que é SEO de dados estruturados

O SEO de dados estruturados trata do uso de um formato padronizado para marcar as informações em um site. Isso ajuda o mecanismo de pesquisa a entender do que trata a página da web.

Portanto, se um site deseja que um determinado conteúdo represente uma ideia ou coisa em específico (uma receita, uma lista de empregos, um produto etc.), ele precisará usar dados estruturados para SEO.

Aqui estão alguns esquemas no SERPS:

Dados estruturados para receitas

Como você pode ver, os dados estruturados organizam e marcam o código do seu site (ajudando assim os bots do Google), mas também mudam a maneira como as pessoas veem suas listagens no SERP de forma positiva.

Por que você precisa de dados estruturados para SEO

Benefícios de SEO para dados estruturados

Embora o Google esteja continuamente melhorando seus algoritmos e a forma como os bots interpretam as informações, as coisas tendem a escapar pelas rachaduras e suas informações podem não ser apresentadas de uma forma que se adapte às suas conversões e objetivos.

Só isso é um motivo para considerar seriamente a implementação de marcações em seu conteúdo. mas também existem outras vantagens que vale a pena mencionar

Estudos têm mostrado que os dados estruturados podem aumentar visivelmente uma página de resultados dos mecanismos de pesquisa listando a taxa de cliques. Isso é especialmente verdadeiro quando você pode usar uma marcação de revisão ou uma marcação de produto.

Dados Estruturados e CTR

Por quê?

Porque três coisas acontecem simultaneamente:

Primeiro, seu conteúdo se destaca dos demais. Um dos principais aspectos do copywriting de SEO é permitir que seus leitores saibam que eles vieram ao lugar certo desde o início. Se eles confiarem que você tem as respostas de que precisam, eles permanecerão no seu site.

De certa forma, os dados estruturados em SEO permitem que você faça isso antes mesmo de clicarem em sua listagem. Isso faz com que sua taxa de cliques aumente.

Em segundo lugar, você está se apresentando como uma fonte confiável de informações imediatamente: um produto que tem uma avaliação de 5 estrelas visível nas listagens atrairá a atenção do usuário enquanto informa ao Google exatamente do que se trata esta página da web.

Dados estruturados e classificações

Por último, as conversões também aumentam porque há um grande número de pessoas olhando suas listagens. Supondo que sua redação esteja correta e que você tenha otimizado para conversões, você notará conversões adicionais no longo prazo.

Dados Estruturados e Verticais Competitivos

SEO e classificações de dados estruturados

Competindo contra outros em:

  • Comércio eletrônico,
  • Marketing de afiliados ,
  • Eventos,
  • Produção criativa,
  • Críticas de filmes,
  • Listas de empregos
  • Negócio local,

Não é nada menos que guerra. É uma batalha de inteligência e recursos valiosos para derrubar seus concorrentes. Cada vantagem que você pode alavancar a seu favor é crítica para expulsar seus contendores.

Nesse sentido, investir tempo e esforço em SEO de dados estruturados é obrigatório. Todas as Accelerated Mobile Pages, Carrossels e Rich Snippets requerem algum tipo de marcação implementada.

É verdade que apenas implementar uma marcação não será suficiente para classificar instantaneamente para um rico recortado ou cartão de conhecimento (mais sobre isso mais tarde!)

Mas se você combiná-los com links de Rede Privada de Blogs estrategicamente posicionados , terá uma combinação poderosa que seus concorrentes temerão.

A Blackhatlinks é especializada em fornecer os backlinks PBN mais seguros e poderosos do setor.

Quando você compra backlinks de PBN de nós, entendemos que você está procurando links que não terá que verificar todas as semanas para ver se eles ficaram tóxicos.

Com mais de 9 anos trabalhando na indústria de SEO, priorizamos ouvir nossos clientes e entender o que exatamente eles precisam para seus negócios e nosso papel em ajudá-los a atingir seus objetivos.

Compre backlinks PBN

Um produto que seja confiável, seguro e que contribua de forma consistente para a autoridade de seu domínio e classificações de SEO ao longo do tempo é o que nossos clientes precisam. E com mais de 258.000 pedidos concluídos, é seguro dizer que entregamos.

Portanto, tenha em mente que, embora os dados estruturados não sejam um fator de classificação formalmente reconhecido, os backlinks definitivamente são.

Os dados estruturados em SEO existem para fornecer a você um cliente adicional, uma experiência de usuário positiva que, por sua vez, ajuda a impulsionar suas classificações e conversões. E só isso já é motivo para investir.

Mas quais dados estruturados de SEO você deve usar?

Bem, há uma longa lista de marcações que você pode usar dependendo do seu site. Criamos uma lista que pode ajudá-lo a determinar quais você precisa.

Tipos de marcação de esquema

Tipos de esquemas de dados estruturados

Listamos os diferentes tipos de dados estruturados em SEO para que você possa escolher aquele que melhor se adapta aos objetivos de sua empresa.

Rich snippets e Rich Cards

Rich snippets e rich cards permitem que você visualize todos os tipos de conteúdo, e aqueles que trabalham com comércio eletrônico os usam para todos os tipos de propósitos.

Eles são comumente usados ​​para produtos, avaliações, artigos, receitas e até vídeos.

Rich Cards de dados estruturados

Você deve ter notado os carrosséis que costumam aparecer durante a busca por receitas culinárias. Eles exigem uma marcação específica para que as informações apareçam listadas de maneira semelhante.

Falamos sobre como classificar os rich snippets em um guia anterior, que sugerimos que você leia quando terminar de ler este guia.

Marcas de produtos

Apresentando produtos que usam dados estruturados, o SEO permite que você exiba seu preço e outras informações relevantes. É amplamente utilizado por um bom motivo.

Dados Estruturados para Produtos

Marcas de oferta limitada

Há também uma marcação de oferta que pode aumentar a taxa de cliques em listagens de produtos que têm um desconto por tempo limitado.

Ofertas de dados estruturados

Rever Marcações

A marcação de revisão permite que você defina avaliações com estrelas para produtos, outro aspecto que você deseja incluir em seu arsenal de taxa de cliques.

Dados estruturados para avaliações

Gráficos de Conhecimento

Eles são comumente usados ​​por marcas e também por indivíduos que desejam ser listados no lado direito da página de resultados do mecanismo de pesquisa.

Mencionamos “pesquisas de marca” em nosso guia do Google Analytics e como elas servem como uma medida de seus esforços de marca.

Dados estruturados para gráficos de conhecimento

Usar dados estruturados de SEO pode melhorar muito as métricas de pesquisa de sua marca e adicionar um toque de autoridade para influenciadores, figuras públicas e empresas.

Accelerated Mobile Pages

As páginas móveis aceleradas são incríveis em termos de velocidade e podem ser totalmente integradas com WordPress e outros CMS.

Páginas para celular aceleradas SS

Sites de notícias e eventos precisam usar a marcação de dados estruturados adequada se quiserem ser incluídos no Google Notícias e aparecer na seção de cartões de “eventos” das SERPs, portanto, dependendo da natureza do seu negócio, você pode ter que implementar essas marcações em todas as suas páginas da web.

Marcações de receita

Os Rich Cards de receita são ótimos para visualizar suas incríveis receitas de comida na página de resultados do mecanismo de pesquisa.

Dados estruturados para receitas

Encontrar uma imagem que represente com precisão o produto final em um local tão reduzido pode ser difícil, mas é melhor do que não ter nada!

Marcações de vídeo

O conteúdo de vídeo também tem sua própria marcação de esquema. Este trecho de vídeo que mostra as informações do remetente, uma miniatura, bem como a duração do vídeo para visibilidade extra.

Dados Estruturados para Vídeos

Marcações de e-mail

Você também pode implementar dados estruturados em seus e-mails: os pedidos da Amazon apresentam essas informações na parte superior do e-mail, assim como a Delta e muitas outras companhias aéreas assim que você reservar seus bilhetes de avião. A marcação JSON-LD e Microdata funcionam no Gmail.

Dados Estruturados para Emails

Como o Google recomenda o uso de marcações JSON-LD, sugerimos que você as siga.

Dados estruturados em listas de empregos

Existem marcações específicas para listas de empregos que também funcionarão no Google. Lembre-se de que cada anúncio de emprego deve ser marcado individualmente e incluído no mapa do site.

Dados estruturados para listas de empregos

Outras marcações

Existem toneladas de marcações para todos os tipos de negócios locais, indústrias, etc. O pessoal da Moz criou uma lista incrível que recomendamos que você verifique também.

Como funcionam os dados estruturados

Dados estruturados como funcionam os esquemas?

Cada um desses tipos de esquema funciona com seu próprio conjunto de propriedades ou “atributos”.

Assim, por exemplo, o esquema Artigo pode ter atributos como “título”, “imagem”, “autor”, “data de publicação”, etc.

Embora o esquema de receita possa ter atributos específicos, como “tempo de cozimento”, “ingredientes”, etc.

A ideia é marcar adequadamente cada um desses atributos em seu conteúdo para que ele seja estruturado adequadamente para fins de SEO. Também ensinaremos como fazer isso.

Dados Estruturados para SEO

Dados Estruturados em SEO

Agora que você escolheu as marcações que deseja usar e entende seus fundamentos, é hora de adicionar o código ao seu site.

Comece acessando o Assistente de marcação para dados estruturados do Google

Assistente de marcação para dados estruturados do Google

Selecione o tipo de marcação de dados estruturados que deseja implementar. Para este exemplo, selecionei o esquema “Artigo”.

Você notará uma interface que permite selecionar e marcar diferentes elementos em um site.

O painel esquerdo mostra o URL e o conteúdo que você escolheu para marcar e, no lado direito, você terá um menu de atributos que exibe todos os elementos que a marcação precisa.

Assistente de marcação para dados estruturados do Google

Para o atributo “Nome”, selecionei o título do artigo.

Assistente de marcação para dados estruturados do Google

Em seguida, cliquei com o botão direito na imagem do banner e a defini como a “imagem” da marcação. Agora está adicionado ao menu de atributos.

Assistente de marcação para dados estruturados do Google

Também selecionei o atributo “corpo” do artigo que desejo ver exibido nas SERPs.

structured data markup helper 4

Agora é uma questão de marcar o texto desejado que você deseja que seja exibido em cada atributo. O autor, data de publicação e URL são bastante autoexplicativos.

Depois de marcar tudo o que é necessário, clique no botão “Criar HTML”.

Assistente de marcação para dados estruturados do Google

Certifique-se de que JSON-LD está selecionado na lista suspensa de opções de formato

Assistente de marcação para dados estruturados do Google

Agora, tudo o que você precisa fazer é colar o código no código-fonte do seu site.

Para esta etapa específica, é altamente recomendável fazer backup do seu site antes de fazer qualquer alteração. Se você estiver usando um Sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) como o WordPress, colar esse código erroneamente pode levar a todos os tipos de problemas.

Se você tiver certeza do que está fazendo, cole o código na seção do corpo do seu site. Caso contrário, você pode contratar um desenvolvedor confiável para ajudá-lo a implementar o código corretamente ou usar um plug-in (supondo que você esteja usando o WordPress).

Plug-in WordPress para marcações de esquema

Plug-ins de WordPress de dados estruturados

Felizmente, existem várias opções por aí:

Yoast SEO tem um módulo que ajuda você a lidar com todas as suas necessidades de SEO de dados estruturados

Rankmath tornou-se rapidamente popular recentemente. Embora não tenhamos testado pessoalmente, seu plugin também lida com SEO de dados estruturados.

Alternativamente, você pode baixar e instalar o “Schema”. Já existe há muito tempo e é uma opção bastante leve que pode ajudá-lo a implementar esquemas corretamente.

Validando Dados Estruturados

Independentemente do método que você escolheu para usar, você desejará validar todo o código extra adicionado e certificar-se de que seu SEO de dados estruturados está correto.

Usaremos o validador de dados estruturados do Google para isso.

Testador de dados estruturados do Google

Você pode verificar o snippet de código antes de implementá-lo de fato em seu site ou simplesmente inserir a URL e verificar se tudo está funcionando conforme o esperado.

Quaisquer erros de sintaxe ou valores inválidos em qualquer um dos atributos da marcação serão apontados para você.

Se tudo correr bem, então parabéns! Você acabou de adicionar SEO de dados estruturados ao seu site.

Ferramentas de SEO de dados estruturados

Ferramentas de dados estruturados

Agora, parece bastante evidente que as marcações de esquema são bastante fáceis de manusear – contanto que você tenha o script pré-feito em suas mãos.

Felizmente, há muitas maneiras de codificar esses scripts antecipadamente para você. Tudo o que você precisa fazer é mexer nos seus dados.

Vamos começar com a maior e mais popular biblioteca de dados estruturados da web: Schema.org

Schema.org

Schema.org

Schema foi fundado por empresas como Google, Yahoo, Microsoft e Yandex. É de código aberto e apresenta milhares de esquemas que você pode baixar e alterar como quiser.

Esses esquemas são filtrados por usos. Na categoria “Organização”, você encontrará esquemas comumente usados ​​por empresas e organizações.

Por exemplo, o esquema de classificação agregada.

Schema.org

Você clica no esquema que deseja usar, rola até a parte inferior e simplesmente copia o script JSON-LD que foi gerado para você.

Muito legal!

Ferramenta de dados estruturados do Google

Assistente de marcação para dados estruturados do Google

Revisamos essa ferramenta no início do guia por causa de sua simplicidade de uso.

Você insere um URL, clica em um esquema e começa a marcar cada um dos atributos necessários.

Assistente de marcação para dados estruturados do Google

Bastante fácil! No entanto, ele vem com uma limitação gritante:

Se o esquema de que você precisa não estiver incluído em suas opções, você será forçado a usar outras opções.

Guia de dados estruturados do Bing

Embora recomendamos que você otimize para o Google primeiro, lidar com as diretrizes de dados estruturados do Bing não é uma ideia terrível.

Guia de esquema do Bing

Este guia irá guiá-lo passo a passo neste processo.

Validador de dados estruturados de Yandex

Dependendo do seu público, talvez você precise otimizar para o Yandex também. Esta ferramenta irá ajudá-lo a validar todos os códigos que você gerou para o seu site.

Guia de esquema Yandex

Validador de dados estruturados do Google

Caso você tenha esquecido antes em nosso guia, aqui está o validador oficial de dados estruturados do Google. Use-o sempre que estiver prestes a integrar um novo código ao seu site.

Testador de dados estruturados do Google

Ferramenta Rich Snippet do Google

Ferramenta Google Rich Snippet

Esta ferramenta permitirá que você saiba se você está atualmente qualificado para rich snippets. Excelente para descobrir oportunidades inexploradas, o SEO de dados estruturados pode ajudá-lo a capitalizar.

Gráfico aberto

Gráfico aberto

O Open Graph apresenta dados estruturados especificamente para redes sociais. Se a sua organização usa ativamente as mídias sociais, é provável que você precise aprender a usar essa ferramenta útil.

A maioria dos especialistas em SEO recomenda que você implemente completamente as marcações de esquema e também o Open Graph. No entanto, para fins práticos, optamos por apresentar primeiro o esquema, uma vez que é mais relevante para os mecanismos de pesquisa.

Palavras Finais

Os dados estruturados em SEO permaneceram críticos por muitos anos e, com o Google procurando expandir suas seções de rich results na página de resultados do mecanismo de pesquisa, é provável que se torne um negócio ainda maior em um futuro próximo.

Apenas tenha em mente que, para aproveitar ao máximo esse recurso incrível, você precisará classificar o conteúdo que deseja promover nas SERPs. Portanto, se você não estiver na página um para suas palavras-chave, é melhor se concentrar primeiro na criação de links para o seu site.

Esperamos que você tenha gostado de ler este guia!