A venda de produtos infantis não é algo que acontece apenas em datas comemorativas, pelo contrário! O marketing para crianças deve ser feito durante todo o ano porque existe uma grande demanda para esse mercado.

Por mais que o público a escolher uma loja de brinquedos e tomar a decisão de compra seja de adultos (familiares, amigos da família, etc), o crescente número de crianças em salas de jogos online, sites interativas, YouTube e até mesmo em redes sociais (com a supervisão dos pais) é cada vez maior.  

Além disso, existem diversas emissoras pagas que são voltadas para o público-infantil. Com isso, o espaço de mídia para estratégias de marketing – online e offline – cresceu rapidamente.

De olho nessas possibilidades, as empresas do segmento estão cada vez mais buscando por estratégias de marketing para atingir ambos os públicos (adultos e crianças).

Neste post, você confere algumas dicas que separamos sobre como fazer marketing para crianças, de forma eficaz, porém responsável!

Como a tecnologia pode melhorar o atendimento aos clientes 

Dicas para fazer marketing para a venda de produtos infantis

Antes de conferir a lista que criamos com algumas dicas sobre marketing para a venda de produtos infantis, é importante que você entenda que deve tomar muito cuidado ao realizar marketing para crianças. 

Os pequenos têm poder de influência na decisão de compra dos adultos, isto é um fato! Porém, marketing direcionado para o público infantil precisa ser feito de forma muito responsável e ética.

Tendo isso em mente, veja algumas dicas que irão te ajudar no momento de planejar e executar estratégias de marketing para a venda dos seus produtos:

 

Construa uma presença online da sua marca

A publicidade em canais de TV já é algo muito comum quando falamos em estratégias de vendas para produtos infantis. No entanto, por mais que a publicidade em meios offline ainda seja muito importante, o comportamento do consumidor mudou. 

Hoje em dia, não apenas adultos, mas também crianças e adolescentes estão cada vez mais presentes no mundo online. Portanto, para que sua marca atinja seus públicos ideais, é essencial construir uma presença digital.

Para conseguir isso, é necessário investir em algumas estratégias de marketing digital, sendo algumas delas: 

  • Criação de um site de qualidade;
  • Ter redes sociais ativas com um excelente atendimento;
  • Aplicar técnicas de SEO (otimização de site para motores de pesquisa, como o Google);
  • Investir em anúncios pagos (Google Ads, Facebook Ads, etc);
  • Ter um blog com conteúdo relevante e otimizado. 

Vale deixar claro que essas são apenas algumas estratégias para negócios terem sucesso na internet. Quanto mais você planejar e investir para ter uma boa presença online, maiores serão as chances de sua marca chegar até seus potenciais clientes. 

 

Entenda seu públicos-alvo e quais são os seus papéis de compra

Crianças sempre pedem coisas para os adultos, que normalmente acabam cedendo aos pedidos. Isso significa que quando você chama a atenção das crianças, você também está obtendo chances de atingir os adultos. 

No entanto, por mais que as crianças sejam influenciadoras, os verdadeiros decisores de compra são os adultos. Isso quer dizer que você precisa conquistar a confiança deles. Logo, suas estratégias para vendas também devem ser direcionadas para esse público. 

Além disso, existem brinquedos para todas as idades. A decisão de compra de brinquedos educativos, por exemplo, é feita exclusivamente pelos pais. Afinal, são voltados para crianças pequenas, sendo possível encontrar opções até para bebês. 

Portanto, tenha em mente que você precisará criar diferentes perfis de personas (que são a representação fictícia de seus públicos) e também pensar em estratégias para cada uma delas. 

Para conquistar o público adulto, mostre como sua marca está preocupada com a segurança, desenvolvimento e bem-estar das crianças. 

 

Entenda e entenda o universo das crianças

Se você tem uma marca voltada para o público infantil, provavelmente já deve saber tudo sobre isso, mas é sempre bom lembrar que o universo das crianças tem muita imaginação, alegria, diversão e criatividade. 

Caso você tenha uma loja física, crie um ambiente voltado para as crianças. Você pode promover atividades de interação com elas e com seus pais. Se o seu negócio é apenas online, você também pode criar um universo especial tanto para as crianças, quanto para os adultos. 

Escolha um design atraente, mas que também seja intuitivo. Crie conteúdo que desperta a atenção das crianças, como vídeos, jogos, brincadeiras, ilustrações, etc. 

Além disso, pense que você precisa conquistar os pais, que são os decisores de compra. Por esse motivo, disponibilize fotos de alta qualidade dos brinquedos, faça bons descritivos com informações importantes, crie vídeos apresentando as características e funcionalidade dos brinquedos, entre outros tipos de conteúdo. 

 

O marketing para crianças é realmente eficaz? 

Se você está com dúvidas se deve ou não investir em marketing para crianças, precisamos te dizer que nesse exato momento seu negócio pode estar perdendo muitas oportunidades de vendas. 

O marketing, seja para meios offline ou online, é essencial para empresas de qualquer tipo de segmento. Isso porque os consumidores precisam saber que produtos, serviços e marcas existem para solucionar suas dores ou desejos. 

Se a sua marca de brinquedos não investir em marketing, como seus potenciais clientes irão encontrá-la? 

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e que a partir de agora você comece a planejar e a investir em estratégias para otimizar suas vendas! 

Agora, que tal ler um pouco sobre outros artigos nossos relacionados ao marketing?
Como por exemplo:
1- Como vender na hotmar

2- Dicar para e-commerce

 

© 2020, autor. All rights reserved.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui