Outubro 24, 2021
Especialista em seo
SEO

Guia completo de penalidades do Google [Correções incluídas]

Guia completo de penalidades do Google [Correções incluídas]

As penalidades do Google podem ser muito assustadoras.

Perder sua listagem durante a noite na página de resultados do mecanismo de pesquisa, junto com seu tráfego e receita, pode ser devastador.

Não são apenas as temidas penalidades manuais do Google que você precisa observar: as atualizações de algoritmo também podem reduzir as métricas do seu site da noite para o dia.

É por isso que hoje vamos explicar em detalhes como essas penalidades funcionam e como você pode se recuperar delas o mais rápido possível.

Vamos começar!

Tipos de penalidades do Google

Como mencionamos antes, as penalidades manuais do Google e as penalidades de algoritmo (também conhecidas como filtros de algoritmo) são duas coisas completamente diferentes e cada caso requer abordagens de correção diferentes.

Permita-nos elaborar.

Penalidades manuais do Google

Penalidades do Google - penalidades manuais

Essas penalidades podem afetar todo o seu site ou certas seções / páginas.

A maioria dessas penalidades é derivada de otimização abusiva (excesso de palavras-chave, conteúdo muito fino e com spam, texto oculto, etc.) ou da compra de links ruins e de baixo orçamento.

Infelizmente, é uma ocorrência comum quando você faz compras em lugares como Fiverr, fóruns incompletos e outras plataformas de freelancer).

Na verdade, certos nichos como produtos farmacêuticos e jogos de azar são tão competitivos que esses links tóxicos são comprados como parte de “ataques negativos de SEO”.

Geralmente, eles são lançados para fazer com que o Google penalize manualmente o site de seu concorrente.

Ataques negativos de SEO não são tão comuns na maioria dos nichos, já que não há tanto dinheiro envolvido e os algoritmos que regem dizem que os nichos não são tão punitivos ou fáceis de acionar.

De qualquer forma, é por isso que você só deve comprar links PBN de alta qualidade de profissionais comprovados. Links ruins e tóxicos de SEOs inexperientes não valem o trabalho ou dinheiro.

Felizmente, essas penalidades manuais podem ser suspensas (e mostraremos como), mas há uma citação particularmente reveladora de John Mueller, um analista sênior de tendências para webmasters que apresentamos em outros artigos:

John Mueller, analista sênior de tendências da web do Google

Não há “botão de redefinir” para um domínio, nem temos isso internamente, então uma revisão manual não mudaria nada lá. Se houver muito histórico ruim associado a isso, você terá que conviver com isso, limpar o máximo possível ou mudar para um domínio diferente. Sei que pode ser um incômodo, mas é o mesmo com qualquer tipo de negócio, limpar um nome / reputação ruim pode dar muito trabalho e é difícil dizer com antecedência se valerá a pena no final .

Isso prova ainda que as penalidades manuais não são permanentes, mas certos domínios abusaram das brechas do Google por tanto tempo (e de tantas maneiras flagrantes) que, uma vez que foram “limpos”, eles se tornaram a casca de seu antigo eu.

Naturalmente, isso também significa que o Google não lhe dará de volta o seu lugar # 1 no SERPs só porque você limpou o seu desempenho. Portanto, não espere por isso.

Em vez disso, espere recuperar lentamente suas classificações com sólidos direitos autorais de SEO e construção de links cuidadosa .

A seguir, vamos dar uma olhada nos filtros / penalidades do algoritmo.

Penalidades Algorítmicas

Penalidades do Google - penalidades algorítmicas

As penalidades algorítmicas são, tecnicamente falando, desvalorizações algorítmicas , e não penalidades reais emitidas individualmente pelo Google.

O efeito é certamente negativo, razão pela qual muitas vezes são chamados dessa forma.

O Google lança atualizações em seus algoritmos e às vezes eles podem “desvalorizar” sites, o que significa que eles podem pular da página 1 para a página 3 nas SERPs durante a noite, limitando severamente sua visibilidade e tráfego.

Isso pode ser particularmente difícil de remediar porque cada atualização traz todos os tipos de mudanças que tornam difícil descobrir por que as classificações mudam tão drasticamente.

Normalmente, não é até pelo menos alguns meses depois que os SEOs são capazes de reunir um padrão que estabelece o que a atualização algorítmica procurou corrigir.

Aqui está uma atualização algorítmica da qual você deve se lembrar:

Em 2018, uma grande atualização foi lançada, comumente referida como “Atualização do Google EAT”, uma vez que se concentrava fortemente nas Diretrizes dos avaliadores de qualidade. Esta atualização apresentou grandes mudanças de classificação em vários nichos.

Penalidades do Google - Google EAT

Os sites Your Money or Your Life (YMYL), bem como sites da indústria farmacêutica, viram as maiores mudanças na época, e só alguns meses depois é que os SEOs descobriram o que aconteceu.

Acontece que as diretrizes de experiência, autoridade e confiabilidade (EAT) do Google foram atualizadas e seus algoritmos alterados para refletir isso. Muitos sites que não forneceram fontes autorizadas e confiáveis ​​apoiadas por especialistas em suas áreas perderam suas fileiras.

O Google entendeu que esses sites poderiam impactar tremendamente a vida das pessoas e que adicionar controles de qualidade mais rígidos era do interesse do usuário.

Muitos outros viram seu site pular da página 2 para os primeiros lugares nas SERPs. É por isso que é incorreto chamá-los de penalidades (já que as pessoas certamente se beneficiaram com essas mudanças no passado).

De certa forma, é uma espécie de sorteio cada vez que uma grande atualização é lançada. O melhor que você pode fazer é aderir a rígidos padrões de qualidade de conteúdo, e você deve estar seguro.

No entanto, devido à sua natureza complicada, nos limitaremos a ensiná-lo como evitar e corrigir penalidades manuais .

Como verificar se há penalidades no Google

Como verificar se há penalidades no Google

Descobrir se o seu site foi penalizado manualmente (ou punido por atualizações recentes de algoritmos) requer duas ferramentas gratuitas :

  • Google Search Console e
  • Google Analytics

Se você não os configurou, não se preocupe: publicamos um guia completo do Google Search Console e um guia do Google Analytics que mostra como configurá-los passo a passo.

Depois de configurar o Google Search Console, vá até o menu “Segurança e ações manuais”.

Como verificar se há penalidades do Google com o Google Search Console

Em seguida, clique em “Ações manuais”

Como verificar se há penalidades do Google com o Google Search Console

Qualquer penalidade manual que o Google possa ter imposto ao seu site será listada lá. Caso contrário, você deverá ver esta mensagem.

Como verificar se há penalidades do Google com o Google Search Console

Em seguida, vá para o painel do Google Analytics e verifique se o código de rastreamento está funcionando corretamente.

Os relatórios são o pão e a manteiga da análise de SEO

Muitos proprietários de empresas fazem logon em seu painel, vê que seus números despencaram e o pânico se instala.

No entanto, um erro de ignição no script de rastreamento de dados do Google Analytics pode impedir que todos vejam dados de tráfego reais.

Verifique os dados de tráfego orgânico em seu relatório do Google Analytics e verifique se há quedas drásticas de tráfego para ter certeza de que há um problema real nos dados que você está recebendo.

Determinando a demanda por SEO internacional usando o Google Analytics

Ferramentas como AHREF também permitem que você veja se suas classificações para qualquer número de consultas caíram e confirmam ainda mais que algo aconteceu. Existem outras ferramentas de rastreamento de classificação que você pode usar online, nós apenas achamos as mais convenientes do AHREF.

Se você notou uma queda no tráfego, apesar de não haver penalidades manuais impostas ao seu domínio, provavelmente você está passando por uma alteração de algoritmo que o afetou negativamente.

Se o painel e os dados de tráfego confirmarem que há uma penalidade manual, eis o que você deve fazer em cada caso:

Cloaking e / ou redirecionamentos dissimulados

Penalidade manual do Google: cloaking

Você pode usar a opção “Buscar como o Google” no antigo Search Console ou usar a ferramenta Inspetor de URL.

Basta colar o URL que apresenta esses problemas, dar uma olhada no site que o Google está buscando e compará-lo ao original.

Remova todas as inconsistências e verifique os redirecionamentos do seu site.

Explicamos como fazer isso em nosso guia técnico de SEO completo via .htaccess.

Depois que seus problemas de redirecionamento forem corrigidos, envie um pedido de reconsideração ao Google e aguarde a resposta.

Violação do primeiro clique grátis

Penalidade manual do Google: violação do primeiro clique gratuito

Esta é outra forma de disfarce aos olhos do Google, já que você está mostrando ao Google a versão completa de uma página da web, enquanto os usuários são obrigados a se inscrever, fazer login ou registrar-se para ver a mesma versão que o Google viu.

A correção é bastante simples:

Edite o que o Google é capaz de ver ou remova a restrição de conteúdo do seu site para que fique em conformidade com a política “Primeiro clique grátis” do Google.

Lembre-se de que o Google não o está forçando a distribuir conteúdo premium, apenas para ser consistente!

Quando terminar, envie um pedido de reconsideração e aguarde a resposta.

Imagens encobertas

google manual penalty image cloaking

Bastante autoexplicativo: se o Google vê uma imagem diferente da que os usuários do seu site veem, então você está ocultando as imagens.

Essas penalidades também ocorrem quando os usuários são redirecionados para longe da imagem, ou quando essa imagem é obscurecida por outra imagem.

Você pode anular essa penalidade manual certificando-se de que as imagens exibidas ao Google sejam consistentes com o que seus usuários estão vendo.

A maior parte desse comportamento é bastante intencional, mas caso não seja, verifique novamente se os plug-ins do WordPress não estão obscurecendo suas imagens ou criando redirecionamentos estranhos.

Site hackeado

Penalidade do manual do Google: site invadido

Este pode ser um cenário particularmente desagradável.

Os hackeamentos de sites são, infelizmente, uma ocorrência muito comum. O WordPress e outros CMS podem ser vulneráveis ​​em sua configuração padrão e cria todos os tipos de oportunidades para conteúdo malicioso e injeções de link.

Para corrigir isso, você deve entrar em contato com seu provedor de hospedagem e colocá-lo em quarentena.

Em seguida, você desejará identificar e corrigir a vulnerabilidade, limpar qualquer conteúdo e links que foram injetados em seu site e solicitar que o Google os analise.

É altamente recomendável que você siga o guia do Google para este cenário aqui .

Enchimento de palavras-chave ou texto oculto

Penalidade manual do Google: enchimento de palavras-chave

O enchimento de palavras-chave é uma estratégia de “otimização” terrível e pode até render uma penalidade.

Felizmente, a correção é bastante simples:

Certifique-se de que a cor do texto seja completamente diferente do fundo, corrija qualquer sequência repetida de frases e envie uma reconsideração ao Google.

Ah, e leia nosso guia de Redação de SEO !

Pena de spam puro

Penalidade manual do Google: puro spam

O Google considera seu site um festival de spam vivo e já está farto.

Quando você se envolve em múltiplas contagens de camuflagem, conteúdo horrivelmente distorcido e hospeda cópias exatas de conteúdo existente, é provável que chegue até você em algum momento.

A solução é limpar seu site e nunca mais se envolver nessas atividades de spam.

Isso é fácil de dizer, mas quando um site está envolvido nessas atividades por tanto tempo, isso significaria repensar toda a abordagem (e objetivo) de sua estratégia de marketing.

Sugerimos que você dê uma olhada em nosso guia de Campanhas de SEO para ter uma ideia melhor de como você pode atingir seus objetivos de negócios de maneira mais segura.

Hosts gratuitos ruins

Penalidade do manual do Google: hosts gratuitos ruins

Hospedar gratuitamente é lixo e provavelmente trará todos os tipos de problemas, sendo um Google Penalty manual um deles.

O conserto?

Mude seu site para uma empresa de hospedagem paga. Hostgator, Siteground e muitos outros oferecem ótimos preços, especialmente durante a Black Friday.

Marcação Estruturada com Spammy

Penalidade manual do Google: spam de dados estruturados

Discutimos a marcação estruturada em um artigo recente, que é altamente recomendável que você visite.

Garantimos que toda a sua marcação estruturada esteja em conformidade com as diretrizes do Google e não inclua spam. Porque você pode ganhar uma penalização.

A correção também é super simples:

Siga as etapas do nosso guia e reenvie sua marcação de dados estruturados. Em seguida, envie um pedido de reconsideração.

Conteúdo fino sem valor agregado

Penalidade do Manual do Google: Conteúdo Fino

Hospedar toneladas de conteúdo distribuído pode causar todos os tipos de problemas, bem como análises de produtos mal escritas, conteúdo duplicado e páginas de entrada.

Se o Google perceber um padrão, você receberá uma penalidade manual.

A correção pode exigir muitos recursos: você pode transformar cada uma dessas páginas em algo que agregue valor aos visitantes ou simplesmente se livrar deles.

Assim que terminar, envie uma reconsideração.

Spam gerado pelo usuário

Penalidade manual do Google: spam gerado pelo usuário

Interagir com os usuários do seu site por meio de comentários é altamente recomendável, mas tem uma desvantagem grave:

Os spammers podem tirar vantagem de sua abertura e boa vontade e abusar de seus canais de comunicação.

Comentários de fórum, páginas de livro de visitas, perfis de usuário e comentários de artigos são fontes de spams. Se não forem marcados, eles ganharão uma penalidade do Google.

A correção é remover todos esses comentários e perfis e implementar regras rígidas de anti-spam.

Links artificiais para seu site:

Penalidade manual do Google: links artificiais para seu site

Comprar links da Fiverr e de outras plataformas de freelancer pode custar muito caro.

Não se engane: blackhat SEO está vivo e bem, e pode ajudar seu site a se classificar mais rápido do que você imaginou ser possível.

Mas você deve comprá-los de profissionais comprovados. Caso contrário, você corre o risco de uma penalidade manual do Google.

Felizmente, essas penalidades estão entre as mais comuns, por isso são fáceis de anular.

Use AHREF ou Google Search Console para obter uma lista completa dos backlinks do seu site.

Use a ferramenta Marie Haynes para filtrar sites de alto risco e rejeitá-los. Se você notar qualquer outro site incompleto com links para você, rejeite-os também.

Assim que terminar, envie um pedido de reconsideração.

Links artificiais do seu site

Penalidade manual do Google: links artificiais do seu site

Se o Google descobrir que você está vendendo links do seu site, você enfrentará essa penalidade.

O conserto?

Comece removendo links para sites que não têm nenhuma relevância tópica para o seu, bem como quaisquer outros links de baixo esforço que você possa ter colocado em um artigo fino.

Remova ou modifique esses links com um atributo rel = ”nofollow” e envie um pedido de reconsideração.

Lembre-se de que o Google não anulará sua penalidade até que todos os links suspeitos sejam resolvidos. Portanto, não espere remover 2 a 3 links e presumir que isso desaparecerá.

O Google espera que você aja de boa vontade e cumpra as regras, mas eles verificarão novamente.

Palavras Finais

Guia de penalidades do Google - palavras finais

As penalidades manuais do Google podem ter um efeito negativo tremendo em um site a curto e longo prazo. Felizmente, eles são (na maior parte) fáceis de lidar.

Dito isso, essas penalidades manuais do Google estão se tornando cada vez mais raras.

O Google investiu recursos consideráveis ​​em suas soluções e sistemas de Inteligência Artificial para gerenciar a maioria de suas disputas diárias e resoluções de penalidades de outras maneiras.

Ainda assim, não há razão para cobrir seus rastros e manter seu domínio completamente limpo caso você decida vendê-lo no futuro. Uma penalidade do Google desvaloriza drasticamente seu ativo , e é algo que você deveria evitar.

Obrigado por ler!