Setembro 23, 2021
Especialista em seo

Como se tornar um especialista em SEO

Como se tornar um especialista em SEO: guia completo

Como se tornar um especialista em SEO rápido!

Se você deseja se tornar um  especialista  em SEO em tempo recorde, este guia completo (gratuito) o colocará no caminho certo!

Hoje vamos quebrar os conceitos, fatores e táticas avançadas essenciais de SEO que todo especialista em SEO precisa saber.

Se você estiver pronto para o caminho à sua frente, vamos começar!

O que é um especialista em SEO?

Um especialista em SEO é alguém que estudou como funcionam os motores de busca, como otimizar sites (ou conteúdo) em torno de fatores de classificação conhecidos e, o mais importante, é capaz de  classificar consistentemente para palavras-chave específicas .

O desenvolvimento de processos testados e comprovados exige tempo e experiência. No entanto, os especialistas em SEO possuem diretrizes que, quando seguidas até a última letra, resultarão no posicionamento de conteúdo e negócios na primeira página de resultados do mecanismo de busca todas as vezes.

Neste guia, você terá todo o conhecimento e orientação necessários para encontrar essas diretrizes.

Primeiro, vamos entender como funciona o maior mecanismo de pesquisa da atualidade.

Como funciona o mecanismo de pesquisa do Google?

Como funcionam os motores de busca?

Quando você cria um conteúdo totalmente novo em seu site, um novo URL nasce na web.

O agendador do Google então define uma hora e uma data em que seus bots (chamados de rastreadores do Google , ou spiders) irão rastrear o referido conteúdo.

Depois que esses bots rastreiam sua página da web, as informações são enviadas para o analisador do Google. O analisador então começa a classificar as informações que os bots encontraram e dar sentido a elas. Uma das razões pelas quais os especialistas em SEO são versados ​​em HTML, CSS (e talvez até JavaScript e PHP) é porque o código hospedado no site é uma grande parte do que o bot rastreia e o analisador “lê”.

Depois disso, o analisador descobre do que se trata seu novo conteúdo, ele vai para o indexador do Google , que passa a armazenar todas essas informações em sua biblioteca de conteúdo (também conhecido como  índice de pesquisa ).

Rastreadores do Google e índice do Google

Quando você pesquisa algo no Google, o algoritmo deles classifica centenas de bilhões de páginas da web em seu índice de pesquisa para encontrar os resultados mais relevantes e úteis para sua consulta.

E é aí que você, o especialista em SEO, entra.

Os especialistas em SEO  descobrem o que o Google considera os resultados mais relevantes e úteis para uma determinada consulta de pesquisa e, em seguida, otimiza uma parte do conteúdo para que fique no topo das SERPS.

Há um número desconhecido de fatores por trás desse processo. Mas depois de anos combinados de horas de pesquisa e trabalho de vários especialistas em SEO, sabemos quais são os mais importantes.

Chamamos isso de:  fatores-chave de SEO .

Fatores-chave de SEO

Fator-chave de SEO: Relevância

Fator-chave SEO 1: Relevância

O Google é muito bom em descobrir que tipo de conteúdo você está procurando.

Se você pesquisar “como fazer sushi”, o Google listará várias páginas de instruções, com instruções detalhadas sobre como preparar sushi no conforto da sua casa.

Se, por outro lado, você pesquisar “comprar sushi”, o Google listará as empresas locais de sushi perto de você.

Eles não estão apenas listando conteúdo estritamente sobre sushi (é disso que se trata a relevância): eles também listam conteúdo que corresponde à sua intenção de pesquisa.

A intenção de pesquisa é um tópico que merece sua própria postagem, pois está profundamente ligado ao funil de vendas de uma empresa e à psicologia do consumidor. Mas é seguro dizer que relevância tópica e intenção de busca andam de mãos dadas para o Google.

Voltar à relevância:

Os bots do Google verificam quantas vezes a palavra-chave-alvo aparece no corpo da sua página da web se estiver presente nas tags do título, bem como nas palavras e frases relacionadas que estão associadas a ela.

Um especialista em SEO pega todos esses sinais (conhecidos) e otimiza o conteúdo da web para exibi-los totalmente sem comprometer a qualidade do conteúdo (falaremos mais sobre isso mais tarde).

Vamos passar para a autoridade.

Fatores-chave de SEO: Autoridade

Fator-chave de SEO 2: Autoridade

O Google mede o quão confiável ou oficial é um site específico dando uma olhada em seu  perfil de backlink .

Um backlink também é conhecido como domínio de referência (outros sites vinculados ao seu).

O Google interpreta um backlink como um voto de confiança, mas alguns valem mais do que outros.

Digamos que ocorra o seguinte:

  1. Um site com uma pontuação Majestic Trust-Flow de 5 links para seu site
  2. Um site com uma pontuação Majestic Trust-Flow de 15 links para seu site

Os dois links são valiosos por si só, afinal, não existe “links demais” em SEO. Mas o link do site “B” será mais confiável do que o link do site “A”. E a pontuação de autoridade do seu site se beneficiará mais com isso.

Quanto maior a autoridade do Backlink, melhor!

Essa pontuação de autoridade era conhecida como “PageRank” e, infelizmente, o Google decidiu ocultar essa métrica / pontuação do público em geral, mas eles ainda a usam internamente. Diversas ferramentas como Majestic e AHREF usam pontuações que se assemelham ao PageRank do Google para que possamos estimar o valor dos links, bem como a autoridade de um site.

Um especialista em SEO experiente pode aumentar drasticamente a autoridade de um site ao  comprar backlinks PBN  de proprietários experientes.

Lembre-se de que comprar links PBN de novatos provavelmente oferecerá pouco ou nenhum valor ou, na pior das hipóteses, resultará em penalidades com o Google.

Nosso conselho? Vá com profissionais comprovados. Há uma razão pela qual Blackhatlinks.com tem mais de 234.000 pedidos concluídos até esta data.

Compre backlinks PBN em Blackhatlinks.com

Falaremos mais sobre a construção de autoridade com links posteriormente neste guia, mas, por enquanto, vamos discutir a experiência do usuário.

Fator-chave de SEO: Experiência do usuário

Fator-chave SEO 3: Experiência do usuário

A experiência do usuário é um dos principais fatores de SEO porque o RankBrain (IA do Google) e os diferentes algoritmos de pesquisa do Google rastrearão como os usuários interagem com o seu conteúdo.

O objetivo do Google é fornecer os melhores resultados para uma determinada consulta. Esse é o objetivo principal deles e, como um especialista em SEO, você deve sempre se alinhar com ele.

A criação de experiências positivas depende de três fatores principais:

  • Conteúdo envolvente
  • Reunião de intenção de pesquisa
  • Utilitário de conteúdo

Redação de qualidade, uso de recursos multimídia e domínio sobre um idioma e um tópico são alguns dos ingredientes necessários para criar um conteúdo envolvente. É também criar conexões emocionais com o seu público, o que requer conhecimento e prática.

Atender a intenção da pesquisa é entender por que os usuários estão digitando uma palavra-chave específica nos mecanismos de pesquisa e criando conteúdo que atenda às suas necessidades.

Isso significa que se você está tentando classificar as palavras-chave “como fazer”, você deve estar pronto para escrever toneladas de conteúdo informativo na forma de tutoriais e guias.

seo expert informational content

Se você for um comerciante afiliado , convém classificar as palavras-chave do “melhor produto”. Isso significa que você terá que escrever análises de produtos .

seo expert review content

De qualquer maneira, seu público ditará o tipo de conteúdo que você terá que escrever, não seus objetivos de negócios. Portanto, certifique-se de que eles estejam alinhados antes de iniciar um projeto!

Assim como existem diferentes tipos de conteúdo para diferentes públicos, existem várias especializações de SEO que você pode buscar.

Aqui estão os mais importantes:

Tipos de especialistas em SEO

Tipos de especialistas em SEO

A otimização de mecanismos de pesquisa não é, de forma alguma, uma simples atividade de marketing online. Na verdade, é idealmente executado por uma equipe de marketing.

Quando você tem equipes de especialistas em SEO trabalhando juntas, algumas naturalmente serão melhores em atividades específicas do que outras.

Sejamos honestos:

Como um especialista em SEO, você terá que conhecer e executar pessoalmente cada uma dessas tarefas. Mas dependendo de seu conjunto de habilidades e experiência, você perceberá que certas atividades são apenas mais fáceis para você.

Especializar-se em um deles pode ser uma boa ideia:

Construtores de links

Os construtores de links ou geradores de backlink são SEOs que se destacam na prospecção de oportunidades de links e networking. Além disso, os construtores de links também avaliam os PBNs e os usam completamente como parte de sua estratégia de criação de links.

seo expert link builders 2

Os construtores de links são muito procurados, pois construir backlinks e autoridade para um site é talvez a tarefa mais difícil para a maioria dos SEOs.

Redatores de SEO

Outros especialistas em SEO são naturais quando se trata de direitos autorais. Escrever é fácil para eles e eles se especializaram em otimizar o conteúdo em torno de palavras-chave alvo, garantindo que os visitantes sempre aproveitem seu conteúdo.

Outros especialistas em SEO são naturais quando se trata de direitos autorais. Escrever é fácil para eles e eles se especializaram em otimizar o conteúdo em torno de palavras-chave alvo, garantindo que os visitantes sempre aproveitem seu conteúdo.

Os blogueiros com experiência em redação são alguns dos maiores ganhadores do setor. Eles constroem marcas do nada e tendem a desfrutar de mais estabilidade do que a maioria dos SEOs (uma vez que há uma demanda constante por conteúdo rico em SEO de qualidade).

Especialista técnico em SEO

Você também tem o assistente técnico de SEO ocasional que pode realizar uma auditoria completa em um site e otimizar sua velocidade em um instante.

seo expert technical seo specialist

Eles são uma raça rara, mas são aqueles que as empresas ligam com pressa para descobrir por que seu site carrega tão lentamente. Auditorias de SEO também são necessárias para qualquer campanha de SEO, portanto, há dinheiro a ser feito aqui, especialmente na indústria de e-commerce.

SEO local

Especialistas locais em SEO lidam principalmente com pequenas e médias empresas que competem por classificações e listagens locais. A maioria deles trabalha ao lado de uma agência ou equipe que lida com várias contas (clientes) todos os meses.

seo expert local seo

Os SEOs locais estão sempre em alta demanda e ganham bem, desde que tenham aperfeiçoado seus processos internos. Além das tarefas normais de SEO, a construção de citações, o gerenciamento de uma ficha do Google Meu Negócio e as mídias sociais fazem parte de suas atividades diárias.

A única desvantagem é que é difícil para funcionários remotos. Os proprietários de empresas locais (compreensivelmente) tendem a favorecer as agências de SEO locais nas proximidades.

SEO internacional

Segmentar vários países e palavras-chave em todo o mundo é, sem dúvida, uma das atividades de marketing mais difíceis que existe.

seo expert international seo

O lado de cima?

Marcas estabelecidas internacionalmente vão querer um pedaço de você. Encontrar esses contratos pode ser difícil e, muitas vezes, requer uma reputação e um networking considerável para conseguir essas oportunidades únicas, mas elas são, de longe, as mais lucrativas.

SEO específico da indústria

Alguns SEOs estão profundamente familiarizados com setores específicos. Por exemplo, você pode ter especialistas em SEO que conhecem os meandros do paisagismo. Outros trabalharam para advogados e firmas no passado e entendem as nuances que acompanham a classificação de termos jurídicos.

Esses SEOs tendem a se especializar em um determinado setor ou campo porque seus primeiros clientes os indicam a seus colegas e, eventualmente, fazem seu nome. Eles essencialmente se encaixam na referida indústria.

seo expert industry specific

Portanto, se você é um dentista e está cansado de olhar para os dentes negligenciados das pessoas, convém recorrer ao SEO e ficar com uma parte do salário do seu colega! Um histórico médico certamente lhe daria uma vantagem sobre a maioria dos SEOs.

Como você pode ver, existem campos e oportunidades tão vastos quanto a própria web. Encontrar o seu nicho virá com o tempo. Mas se alguma dessas especializações se destacar, sugerimos que você a busque. Garantimos que você aprenderá muito ao longo do caminho e encontrará clientes mais rápido do que a maioria.

Agora vamos discutir as principais atividades que todos os especialistas em SEO precisam dominar.

Principais Atividades de SEO

Existem quatro atividades principais que você enfrentará continuamente como um especialista em SEO: pesquisa de palavras-chave, otimização na página, construção de links e SEO técnico.

Existem, é claro, muitas atividades avançadas que podem estar diretamente relacionadas a uma (ou mais) delas. Mas dominar esses fundamentos é a verdadeira base de um especialista.

Vamos começar!

Keyword Research

Principais atividades de SEO: Pesquisa de palavras-chave

Já falamos sobre a pesquisa de palavras-chave no passado e algumas das ferramentas que usamos.

É um tema recorrente no blog porque é onde nascem as campanhas de SEO. Simultaneamente, isso significa que uma pesquisa de palavras-chave desleixada e incompleta custa milhares de dólares a longo prazo.

Os especialistas em SEO são responsáveis ​​por encontrar as frases e palavras que os usuários estão digitando relevantes para um nicho ou tópico específico. Essas palavras-chave têm um volume de pesquisa mensal, intenção comercial e uma pontuação de dificuldade.

Um volume de pesquisa mensal é autoexplicativo. A intenção comercial  é uma mistura de intenção de pesquisa e como ela se relaciona com as metas e o funil de vendas de sua empresa.

Quando se trata de intenção comercial, analisamos a intenção de pesquisa e os estágios do funil de vendas (presumindo que sua meta de negócios seja vender produtos)

Por exemplo, a palavra-chave “melhor capa de iPhone 2020” tem uma intenção de pesquisa clara : as pessoas querem ler uma crítica  sobre as melhores capas de iPhone do mercado.

iphone reviews

Uma empresa que tem como alvo essa palavra-chave deseja vender capas de iPhone aos consumidores. Essa palavra-chave permitiria que eles cumprissem a primeira etapa do funil de vendas: reconhecimento e descoberta.

Portanto, a palavra-chave “melhor case de iPhone 2020” teria uma alta intenção comercial para o negócio.

seo expert keyword approved

A pontuação de dificuldade de uma palavra-chave varia dependendo da ferramenta que você usa. AHREF, SEMRUSH, Majestic, todos têm sistemas de pontuação diferentes, mas no final, são todos estimativas de quão difícil seria superar os principais concorrentes para essa palavra-chave.

Como consultor de SEO, você terá que revisar centenas deles para qualquer campanha e otimizar o conteúdo em torno deles.

Mostraremos como:

Otimização na página

Principais Atividades de SEO: Otimização On-page

Os especialistas em SEO otimizam as páginas da web para classificar palavras-chave específicas e obter mais tráfego orgânico a cada mês.

A maneira mais eficaz de classificar para palavras-chave envolve a criação de conteúdo de alta qualidade enquanto executa a otimização básica da segmentação por palavras-chave.

Lembra-se dos principais fatores de SEO que mencionamos anteriormente? Particularmente relevância e utilidade?

Bem, você precisará de cada parte do conteúdo para estar em conformidade com esses dois padrões em primeiro lugar.

Discutimos exaustivamente algumas das maneiras mais populares de otimizar uma página da web para um conjunto de palavras-chave e elas são tão relevantes como sempre foram. Sugerimos que você verifique este artigo para obter orientações básicas sobre como otimizar tags de título, cabeçalhos, densidade de palavras-chave, links internos, etc.

Lembre-se de tornar seu conteúdo acessível a todos os usuários: isto significa, frases curtas e parágrafos, muitos recursos multimídia e uma pontuação de leitura Flesch de 60+

Depois de criar um conteúdo incrível, é hora de criar autoridade para ele.

Link Building

Principais Atividades de SEO: Link Building

Os especialistas em SEO entendem que construir Autoridade (um dos fatores-chave que mencionamos anteriormente), significa construir um portfólio de backlinks para um site.

O algoritmo de classificação do Google faz referência a uma pontuação chamada PageRank, que conta todos os domínios de referência que um site tem e classifica a autoridade (poderosa) de cada um deles e calcula a pontuação de autoridade do site.

Breve explicação do Google sobre o PageRank

Várias ferramentas têm sua própria interpretação, ou melhor, uma aproximação do que é o PageRank de um site (já que, novamente, o Google decidiu ocultar as pontuações do PageRank do público).

Como você já deve ter suspeitado, não se trata apenas de acumular um grande volume de links, mas de criar uma tonelada de links poderosos e de qualidade.

Nós, da blackhatlinks.com, testamos e aperfeiçoamos nos últimos 9 anos a ciência de criar backlinks poderosos para especialistas em SEO que lidam com o perfil de backlink de seus clientes (bem como de seus próprios projetos!).

Sabemos que o Google gosta de backlinks que tenham relevância atual para o domínio vinculado. Isso significa que, se você for um restaurante local de sushi, um link proveniente de, digamos, um blog de culinária será mais poderoso do que um link de um fórum de tecnologia.

topical relevant links

O Google sabe que faz sentido para um blog de comida referir-se ao seu conteúdo, afinal, vocês dois estão na indústria de alimentos! Considerando que um link obscuro de um fórum de tecnologia oferecerá pouco ou nenhum benefício.

É por isso que nossa vasta rede PBN cobre mais de 59 nichos diferentes em 9 setores. Certificamo-nos de que o Google entende a conexão tópica entre sites.

Compre backlinks PBN em Blackhatlinks.com

Outro grande fator envolve a pontuação de autoridade do domínio de referência. O PageRank do Google funciona como uma democracia ponderada, o que significa que alguns votos (neste caso, backlinks) valem mais do que outros, e tudo depende de suas respectivas pontuações de autoridade.

De volta ao nosso exemplo de restaurante de Sushi:

Tablespoon.com tem uma classificação de Majestic Trust Flow de 47, enquanto Umicuisine.com (restaurante de sushi em Manhattan) tem uma classificação de Trust Flow de 2. Embora ambos os links tenham relevância tópica, é óbvio que um link de Tablespoon seria mais poderoso , uma vez que é um site de alimentos estabelecido e confiável.

É por isso que fornecemos backlinks poderosos e totalmente personalizáveis ​​com uma classificação de Trust Flow que varia de  25 a 40 !

Os próprios Majestic afirmaram o seguinte:

No Backlink TF

Lembre-se, pensamos que ignorar links no TF-10 é um pouco arbitrário (a qualidade do conteúdo deve sempre ser um fator), mas mesmo por padrões elevados, nossos backlinks provaram ser extremamente poderosos .

Pense nisso:

Quanto você teria que pagar para que um líder do setor crie um link para o seu site? Meses de divulgação e conexões? $ 150? $ 300?

Entendemos que obter esse tipo de backlinks hoje pode mudar o jogo do seu site. É por isso que temos mais de 23.000 clientes satisfeitos que retornam para nós.

Porque colocamos as empresas na estrada para o sucesso .

Naturalmente, a maioria dos especialistas em SEO gosta de misturar seus backlinks PBN com links tradicionais de chapéu branco.

E você também deveria!

Os links de chapéu branco também devem ser uma parte importante de sua campanha, mesmo que seja apenas para mascarar seus links de chapéu preto verdadeiramente poderosos.

Agora que você é um especialista em autoridade e criação de links, vamos falar sobre SEO técnico.

SEO técnico

Principais Atividades de SEO: SEO Técnico

O SEO técnico se concentra na experiência do usuário e na acessibilidade do conteúdo. Por exemplo,

  • Certificando-se de que seu site pode ser rastreado e indexado por bots do Google,
  • Usando tags canônicas para evitar problemas de conteúdo duplicado,
  • Adicionar tags hreflang a conteúdo multilíngue

Contribui diretamente para a acessibilidade e utilidade do conteúdo porque não importa o quão bom é o seu conteúdo se ninguém (incluindo o Google) sabe que ele existe, certo?

Especialistas técnicos em SEO se especializam em realizar auditorias que podem identificar oportunidades de palavras-chave ocultas, má otimização, backlinks tóxicos / SEO negativo, problemas de capacidade de resposta, etc.

Além disso, eles entendem que a otimização para o Page Speed ​​ajuda a garantir uma experiência positiva para o usuário.

Guia técnico de SEO: ferramenta Google PageSpeed ​​Insights

Está amplamente documentado que as empresas muitas vezes perdem toneladas de clientes potenciais apenas por causa de arquivos de imagem de grandes dimensões que estão paralisando um servidor já lento. Eles se cansam e escolhem o site mais rápido do concorrente.

Um SEO técnico competente também é capaz de otimizar o seu site usando o Google Search Console, realizando ajustes do lado do servidor e usando vários plug-ins do WordPress (supondo que seu site o use como um sistema de gerenciamento de conteúdo) e transformar um site de baixa qualidade em um poço -máquina de óleo

Relatório de índice do Google Search Console

Trabalhar com temas diferentes e entender quais plug-ins são compatíveis e quais não são, isso vem com anos de experiência e geralmente é uma habilidade que salva vidas que você faria bem em incluir em seu arsenal.

Vinculamos artigos anteriores que discutem alguns desses problemas com mais profundidade, sinta-se à vontade para verificá-los e expandir seu conhecimento técnico de SEO hoje!

Agora, queremos prosseguir (sem dúvida) com a parte mais importante deste guia:

Como você pode dominar cada uma dessas habilidades em questão de meses, em vez de anos?

Vamos explicar abaixo

Como se tornar um especialista em SEO rápido

Como se tornar um especialista em SEO rápido!

Você suportou este guia e deu uma olhada em alguns de nossos artigos anteriores sobre o que significa ser um especialista em SEO.

Excelente! Parabéns!

E agora?

Nós saltamos da teoria para a prática, é claro!

É hora de você começar seu próprio site e aplicar cada uma dessas dicas!

Iniciando um site

Como se tornar um especialista em SEO: seu primeiro site

Qual deve ser o seu primeiro site? E o mais importante, por que você deveria criar um site?

Vamos começar com o porquê.

Olha, seremos honestos com você:

Michael Jordan não se tornou o melhor de todos os tempos no basquete lendo livros. Ele foi em frente e praticou, jogou e falhou todos os dias. E então ele tentou novamente.

michael jordan quote

Queremos que você seja o Michael Jordan do SEO.

Queremos que você aplique todo esse conhecimento em um site. Queremos que você teste as coisas, falhe e tente novamente até ter sucesso.

Você aprenderá mais em seis meses de prática do que em um ano de leitura. Nós garantimos isso.

Daqui a um ano, você terá uma prova inegável de que pode classificar sites usando SEO. E deixe-me dizer, se você quer ganhar a vida com SEO, você precisará de um portfólio que possa mostrar a clientes em potencial.

Este será seu primeiro projeto.

Sobre o que deveria ser?

Recomendamos que você torne isso mais fácil para você. Escolha um tópico pelo qual você seja apaixonado, algo sobre o qual poderia escrever facilmente todas as semanas.

Não se preocupe muito com o dinheiro: os blogs são facilmente monetizados por meio de anúncios e posicionamento de link. Na verdade, é altamente recomendável que você inclua a obtenção do ROI em um ano como uma das metas do seu projeto.

Blogs com conteúdo Qualily podem gerar receita também!

Comprar um domínio, um serviço decente de hospedagem na web e instalar o WordPress é surpreendentemente barato e fácil hoje em dia. Não deixe que isso o detenha! Lembre-se, se você fizer seu trabalho direito, você realmente obterá o retorno do investimento e muito mais.

Você poderá vivenciar cada aspecto importante por trás do SEO, aprender a gerenciar projetos de um ano e campanhas de SEO enquanto constrói um portfólio e relacionamentos em um só lugar!

Depois de fazer isso, um mundo de oportunidades se abrirá para você:

  • Você pode encontrar um emprego em uma agência de marketing digital que precise de SEOs experientes
  • Aceite clientes que precisam de uma campanha de SEO para seus negócios
  • Financie projetos pessoais.

O caminho que você escolhe depende inteiramente de quem você é e de seus objetivos pessoais.

Mas você deve embarcar em sua jornada e descobrir o que é melhor para você. Há muito que você pode aprender lendo sobre SEO.

Palavras Finais

Nossas últimas palavras vêm com duas dicas: esforce-se sempre para aprender mais e seja paciente.

Felizmente, existem toneladas de especialistas em SEO experientes que administram blogs e comunidades no Slack, Facebook, Reddit e YouTube.

O algoritmo do Google é constantemente atualizado e acompanhá-lo pode ser bastante difícil: é por isso que dedicar algumas horas por semana à leitura e ao aprendizado é um tempo bem gasto. O resto do seu tempo deve ser dedicado ao seu primeiro projeto.

Por último, seja paciente. Gerenciar e executar uma campanha de SEO é um processo que leva meses e, durante esse processo, você precisará fazer tentativas e erros para chegar à excelência. Não há necessidade de apressar as coisas.

Esperamos sinceramente que este guia o tenha colocado no caminho certo para se tornar um especialista em SEO.

Obrigado por lê-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *