Início SEO Como estrategistas de SEO e criadores de conteúdo devem trabalhar juntos para...

Como estrategistas de SEO e criadores de conteúdo devem trabalhar juntos para gerar resultados

1155
1

Como estrategistas de SEO e criadores de conteúdo devem trabalhar juntos para gerar resultados

No mundo de marketing e conteúdo veloz de hoje, é importante colaborar. Não podemos fazer tudo sozinhos – como colaboradores individuais, por assim dizer – para realmente ter sucesso. O trabalho em equipe é importante, mas não apenas como um chavão. Temos que ter os colegas de equipe certos colaborando nos momentos certos.

Em ” Cultura de desempenho de conteúdo ” – meu livro das 100 principais relações públicas, um dos meus pilares de desempenho de conteúdo é ter as pessoas certas nas funções certas. Duas dessas áreas são os criadores de conteúdo e os estrategistas de SEO. Eles não podem viver um sem o outro em um mundo de desempenho de conteúdo, mas como eles realmente funcionam melhor juntos? Deixe-me compartilhar o que vi funcionar no campo.

Mas primeiro, vamos tirar algumas definições básicas do caminho.

O que quero dizer com criador de conteúdo?

Tradicionalmente, os escritores se enquadravam nesse grupo. Depois, criadores de conteúdo multimídia que escrevem, mas também se envolvem em outros conteúdos, como vídeos rápidos. Hoje, eu diria que qualquer pessoa que crie conteúdo destinado a ser publicado – geralmente na Web – se enquadra nessa categoria. Isso pode ser:

  • Escritoras
  • Podcasters, produtores, etc.
  • Gravadores de vídeo, editores, diretores etc.
  • Designers

É realmente qualquer pessoa que produz conteúdo em mãos. Eu sou um criador de conteúdo agora, escrevendo isso. Lembre-se de que podcasts e vídeos também estão começando a ser indexados. As estratégias de SEO também se aplicam a isso.

O que é um estrategista de SEO?

Os estrategistas de SEO geralmente são mais técnicos na arte e na ciência de determinar a melhor estratégia de SEO para um projeto de conteúdo. Eles sabem quais termos analisar com base no objetivo e encontram palavras alternativas. Eles também costumam olhar para o que os concorrentes estão classificando quando se trata da mesma área tópica.

Uma das minhas histórias favoritas de estrategista de SEO: no início de um projeto, o estrategista determinou que o principal concorrente estava classificando extremamente bem a palavra-chave principal. Devemos ir atrás desse? Vamos vencê-los! Esse é um sentimento fácil. Mas esse estrategista recomendou que seguíssemos as próximas palavras-chave da linha. Verificou-se que o número 2-5 ainda tinha um bom volume de tráfego de pesquisa e era igualmente viável.

Os estrategistas de SEO também acompanham a evolução dos rankings e algoritmos. Isso é um trabalho de tempo integral em si.

Como criadores de conteúdo e estrategistas de SEO podem trabalhar juntos

Quando criadores de conteúdo e estrategistas de SEO optam por trabalhar juntos, eles podem tornar seus projetos mais bem-sucedidos. Estratégias de SEO mudam constantemente. O que está funcionando muda. E lembre-se de que o conteúdo pode levar meses para direcionar o tráfego de pesquisas orgânicas.

No início da criação de novos conteúdos

As equipes de conteúdo estão enfrentando uma pressão cada vez maior para não apenas criar conteúdo, mas para criar conteúdo com desempenho. Com isso em mente, os criadores de conteúdo devem realmente usar todas as ferramentas e conhecimentos disponíveis e isso inclui trabalhar com estrategistas de SEO.

Cresci no jornalismo impresso e escrevi histórias diárias. Não havia pesquisas de palavras-chave feitas na época. Nós nem tínhamos ouvido falar sobre isso. Você tem uma história, descobre o melhor para escrevê-la – na sua opinião. Então escreva. Um editor editaria. Feito. Obviamente, o desempenho do conteúdo não era uma coisa naquela época.

Sou o primeiro a admitir que o desejo de escrever o que pensamos é uma boa história. Fizemos isso por um tempo. Está arraigado. Mas existem vantagens reais em se conectar primeiro ao nosso estrategista de SEO.

As pessoas estão procurando pelo tópico sobre o qual queremos escrever? Eu tive muitas idéias “ótimas” que ninguém procurava. Pense em zero pesquisas mensais. Por que eu escreveria sobre isso? Mesmo quando um tópico mostra zero pesquisas mensais, um estrategista pode nos ajudar a transformar o tópico em algo que tenha pesquisas.

Certamente, 15% das pesquisas diárias nunca foram pesquisadas antes. Mas é uma aposta produzir conteúdo com a esperança de que alguém possa buscá-lo potencialmente amanhã.

Por exemplo, “emergências de marketing” não tem pesquisas, enquanto “reduz o estresse” tem mais. Embora o tópico seja semelhante, escolher as palavras certas pode ajudar o desempenho do conteúdo. É aí que entra um estrategista de SEO. Muitos criadores de conteúdo podem fazer sua pesquisa básica de palavras-chave, mas os estrategistas de SEO podem levar esse nível a um nível mais profundo. Além disso, o estrategista de SEO pode manter em mente a estratégia geral do site. Já possui conteúdo classificado para uma frase de palavra-chave específica e atualize-o. Novo conteúdo não é o único tipo de conteúdo que pode ser executado.

Para atualizar o conteúdo existente

Algumas peças de conteúdo realmente não precisam ser produzidas de novo. Se seu site já tiver conteúdo no Tópico A e houver novas informações, não crie uma nova página ou uma nova postagem no blog. Aqui está o fluxo de trabalho que eu recomendaria:

  • Veja quanto tráfego a página atual atrai
  • Para quais palavras-chave está sendo classificada
  • Qual é o potencial de outras palavras-chave ou melhorar a visibilidade da atual?

A maioria dessas tarefas eu colocaria no campo de estrategista de SEO. Se um artigo não funcionar e não estiver classificado para nada, talvez seja bom enviá-lo para o lixo completamente. Não está funcionando de qualquer maneira. Vamos começar do zero ou redefinir as partes .

De fato, ao longo dos anos e após muitos projetos, parece que muitos sites que eu auditei têm uma superabundância de conteúdo com desempenho insuficiente. Muitas vezes, é assim:

  • 5% das páginas são home runs
  • 5-25 por cento estão acima da média
  • 15-25% estão ligeiramente acima da média
  • 50-70 por cento estão abaixo do desempenho

Isso não parece bom para nós, criadores de conteúdo, quando olhamos para um site e 70% do conteúdo não está cumprindo as metas de desempenho. Ugh. Mas muitas vezes é uma realidade. Um dos meus pilares da filosofia de desempenho de conteúdo é a mentalidade do próximo jogo . Como atletas em um jogo, execute a próxima jogada para gerar resultados daqui para frente.

A atualização de conteúdo existente não é natural para muitos criadores de conteúdo. Como o título diz: Criadores de conteúdo criam novo conteúdo. Geralmente, eles não criam conteúdo atualizando o conteúdo. Muitos preferem – ou preferem o padrão – à criação de novo conteúdo. Isso pode levar a problemas com o conteúdo direcionado para as mesmas consultas de pesquisa e pode diluir o conteúdo em nosso site.

É aí que os estrategistas de SEO também podem brilhar. Eles podem identificar o conteúdo candidato à atualização, exclusão e redefinição de novos artigos.

Para combinar conteúdo existente

Essa estratégia é semelhante à acima. Quando um site tem vários artigos semelhantes como esse, provavelmente é uma boa estratégia para combinar:

  • As 12 estratégias de marketing de conteúdo que funcionam
  • 5 estratégias de marketing de conteúdo a seguir em 2020
  • 8 estratégias de marketing de conteúdo que estão desatualizadas

Como esses tipos de agrupamentos de conteúdo semelhante acontecem? Geralmente isso pode ocorrer quando os criadores de conteúdo trabalham em silos e sem antecedentes históricos.

Qual é o melhor fluxo de trabalho?

As idéias de conteúdo podem vir da equipe de conteúdo. Eles também podem vir do estrategista de SEO. Não precisa ser um fluxo de trabalho da linha de produção. Se um estrategista de SEO tem uma idéia para o conteúdo e já sabe, com base em suas pesquisas, que o sucesso em SEO é provável, isso pode ajudar toda a equipe – incluindo o criador do conteúdo.

Capacite os estrategistas de SEO a trazerem ideias de história e conteúdo para a mesa também.

Sou um grande fã da colaboração no corredor. Você conhece o tipo. Um criador de conteúdo e um estrategista se encontram no corredor e trocam idéias. Há um lugar para isso, mas esse processo é difícil de ser dimensionado e precisamos procurar dados para tomar decisões informadas. Certamente, isso pode ser feito até um certo ponto a partir de dispositivos móveis . Eu ainda recomendo um fluxo de trabalho como este:

  • Concorde com um processo padrão para passar tarefas e solicitações em um formato escrito. Use uma ferramenta que funcione para a maioria.
  • Nesta ferramenta, os criadores de conteúdo podem atribuir solicitações de pesquisa a um estrategista. Inclua a ideia atual com o nome do tópico e as palavras-chave em potencial que você deseja segmentar.
  • Também é útil compartilhar a audiência com o estrategista: para quem é esse conteúdo? As pessoas podem estar pesquisando o tópico na área da saúde, mas se o seu cliente estiver no bem-estar, isso pode não corresponder.
  • Adicione um prazo e lembre-se de que nem toda solicitação é uma emergência .
  • Considere uma colaboração pessoal. Ou no telefone ou via aplicativo de mensagens.

Esse fluxo de trabalho também é uma via de mão dupla. Vi estrategistas capturar tarefas de conteúdo que precisam ser consideradas. Os exemplos incluem a atualização de conteúdo antigo, a combinação de conteúdo ou a criação de novo conteúdo para uma palavra-chave que está começando a evoluir.

Conclusão

No final do dia, os criadores de conteúdo e os estrategistas de SEO têm objetivos semelhantes: fazer com que seus sites alcancem o desempenho máximo. Marketing – que inclui bom conteúdo e SEO – no final do dia é um esporte de equipe. Equipes bem-arredondadas podem encontrar maneiras mais facilmente do que jogadores individuais.

Os estrategistas de SEO e os criadores de conteúdo têm diferentes conjuntos de habilidades – todos necessários para o conteúdo de alto desempenho. Usá-los em equipe de maneira colaborativa pode gerar vitórias mais rapidamente.

© 2020, ANTONIO IVAN VIEIRA. All rights reserved.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui