blogueiro

Blogueiro: como se tornar um escritor de conteúdo em 7 etapas

O maior sonho de um blogueiro: como se tornar um escritor de conteúdo em 7 etapas

Um horário flexível, a capacidade de trabalhar em qualquer lugar e definir seu próprio preço. Esses são todos os luxos de ser um escritor freelance .

Quase 60 milhões de pessoas estão atualmente desfrutando do estilo de vida de blogueiro. Com um pouco de criatividade, planejamento e autodisciplina, você também pode!

Você está se perguntando como se tornar um escritor de conteúdo? 

Estamos aqui para compartilhar os prós e contras de como se tornar um blogueiro profissional para que você possa dizer adeus às suas 9 às 5 e assumir o controle de sua agenda e de sua renda. 

1. Entenda o que a escrita de conteúdo é (e não é)

Antes de se tornar um redator de conteúdo, é importante entender exatamente o que é (e o que não é). 

Para começar, a escrita de conteúdo NÃO é direitos autorais. Há uma grande diferença entre essas duas habilidades que a maioria das pessoas esquece.

A redação é reservada aos vendedores. Envolve a redação de anúncios, e-mails de vendas, páginas de destino e similares. Se este é o seu forte, mais poder para você!

Se você prefere escrever artigos informativos, postagens de blog e guias de procedimentos voltados para as melhores práticas de SEO , agora você está falando sobre a escrita de conteúdo. O objetivo da redação de conteúdo é inspirar e informar ao mesmo tempo em que constrói confiança e credibilidade. 

2. Ajuste suas habilidades de gerenciamento de tempo

A beleza de se tornar um blogueiro profissional é a capacidade de fazer sua própria programação. Para algumas pessoas, isso é mais uma maldição.

Você está faltando no departamento de gerenciamento de tempo? Você se pega procrastinando ou adiando as coisas para o último minuto?

Você precisará ajustar essas habilidades antes de mergulhar de cabeça na escrita de conteúdo como carreira.

A reputação é tudo. Construir sua lista de clientes exigirá tempo e esforço. A última coisa que você quer é comprometer sua reputação ou seu salário, perdendo prazos, extrapolando e-mails ou deixando de fazer as edições a tempo.

O mundo da escrita freelance costuma ser rápido e sensível ao tempo. Saber como se tornar um redator de conteúdo significa ter a capacidade de gerenciar seu tempo e responsabilizar-se. 

3. Invista no equipamento certo

Agora é hora de começar a trabalhar. Assim como qualquer pensador criativo, você precisará das ferramentas e recursos certos para se tornar um redator de conteúdo de sucesso.

Comece investindo em um laptop de qualidade. Dependendo de quais serviços você oferece, você pode querer um computador com recursos específicos, programas de software e outras especificações. 

Faça sua pesquisa antes de fazer uma compra e lembre-se, na maioria dos casos, de um desconto de imposto ! 

Você também precisará de uma conexão confiável com a Internet. Nada irá diminuir sua credibilidade e profissionalismo como ligações perdidas, qualidade de vídeo ruim durante reuniões ou tarefas atrasadas devido a problemas de conectividade com a Internet.

Esqueça todas essas torções antes de assumir qualquer trabalho freelance.

Trabalhando em casa?

Crie um escritório ou espaço de redação profissional para conduzir os negócios. Invista em móveis ergonômicos , iluminação adequada e quaisquer outros suprimentos de que você precisa para obter sua criatividade.

Ter um espaço de trabalho designado ajuda a colocar seu cérebro em marcha, reduzindo interrupções e aumentando seu foco. 

4. Encontre o seu nicho

A escrita freelance não é o lugar para adotar o ditado, “Jack of all trades, mestre de ninguém.”

Embora seja bom ser versátil, o mundo da escrita de conteúdo é vasto. Você precisa restringir seu conjunto de habilidades e se concentrar em alguns nichos específicos.

Sobre o que você tem mais conhecimento? Onde está sua experiência – tanto na escrita quanto na vida?

Não sabe por onde começar? Explore seus hobbies, interesses e experiência.

Você é um entusiasta de saúde e fitness? Existem muitos sites voltados para pessoas como você!

O mesmo vale para sites de viagens, reforma de casas faça-você-mesmo, esportes e a lista continua.

Comece focando em um nicho com o qual você está familiarizado. Depois de ganhar mais experiência, você pode começar a expandir seus serviços e base de clientes.

5. Comercialize-se

Parabéns, você decidiu se tornar um escritor freelance. Você quer gritar dos telhados. E você vai precisar se quiser começar a encontrar clientes e reservar empregos.

É hora de se comercializar.

Você pode fazer isso de várias maneiras, mas comece criando um portfólio online de seu trabalho (se houver). Para iniciantes, você pode precisar juntar posts de convidados gratuitos que você escreveu ou conteúdo de seu próprio blog pessoal.

Crie um portfólio online que seja profissional e apresente seu talento. 

O boca a boca é outra ótima maneira de divulgar seu nome. Diga a amigos, familiares e colegas de trabalho anteriores que agora você oferece serviços de redação de conteúdo. Publique em suas contas de mídia social , mas certifique-se de mantê-lo profissional.

Às vezes, basta um trabalho ou projeto para colocá-lo no estrelato da redação de conteúdo!

6. Orçamento, Orçamento, Orçamento

Uma desvantagem potencial para a vida de um blogueiro profissional é a renda inconsistente. Algumas semanas você pode estar rolando na massa, enquanto outras podem se sentir mais secas do que no Saara.

A coisa toda de “artista faminto” não é tão glamorosa quanto parece, e é por isso que o orçamento é um passo importante para se tornar um redator de conteúdo. 

É importante alocar fundos para esses fluxos e refluxos. Crie um orçamento  antes de  encerrar seu trabalho diário e decidir se tornar um freelancer em tempo integral.

Você precisa de um plano de backup e de uma rede de segurança financeira. Calcule suas despesas mensais e determine quanto você precisa trazer a cada semana para sobreviver.

Embora nem sempre acerte sua marca, você terá pelo menos uma meta monetária pela qual trabalhar e um fundo de reserva para investir, se necessário. 

7. Junte-se a comunidades online 

Existem inúmeras comunidades online e mercados disponíveis para freelancers. Depois de decidir se tornar profissional, você precisa se juntar a alguns que apoiam suas metas e objetivos.

Os mercados não apenas combinam escritores de conteúdo qualificados (como você) com os clientes, mas também oferecem inúmeros recursos e fóruns da comunidade.

Aqui, você pode aprender ainda mais sobre como se tornar um redator de conteúdo, se relacionar com outros profissionais e aprimorar sua arte. Comunidades freelance online são uma mina de ouro para renda e informação.

Agora você sabe como se tornar um escritor de conteúdo e ter sucesso!

Começar uma nova carreira é estressante, mas com essas sete dicas fáceis, agora você sabe como se tornar um escritor de conteúdo e realmente ter sucesso!

Definir um orçamento claro e escolher um nicho são dois primeiros passos importantes, seguidos de seu próprio marketing e networking com outros profissionais.

Você está pronto para fazer o que ama para viver? Você sempre quis ser seu próprio patrão?

Agora que você sabe como se tornar um blogueiro profissional, pode ser.

Clique aqui  e descubra como podemos ajudar a tornar seus sonhos profissionais uma realidade. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *