Black Hat e Chapéu Branco: entenda as diferenças

A diferença entre black hat e Chapéu Branco, além de como estes métodos impactam no ranqueamento do Google.

Black hat e white hat em SEO, estratégias essenciais para o seu ranqueamento no Google. Mas afinal, como se aplica?

Entre as táticas para aumentar as visitas de um site com SEO (Search Engine Optimization) é importante saber estas informações. 

Diferenças entre black hat e Chapéu Branco

Na lista de técnicas para ranquear sites de busca estão os métodos de black hat e o Chapéu Branco. Neste artigo, explicamos cada um deles, suas diferenças, e o que pode ou não ser usado em suas estratégias para não cometer erros de SEO.

Chapéu Branco

Para entender o black, você precisa compreender a função do white e é bem simples: fazer white hat nada mais é que utilizar ferramentas e estratégias para otimização de sites, sem descumprir qualquer norma estabelecida pela web. 

Ou seja, um white SEO corresponde a fazer bom uso da otimização dos mecanismos de busca. E, mesmo que os resultados venham em longo prazo, e peçam constante monitoramento para ajustes, seu site não será penalizado.

Chapéu Branco

Já o black hat é o contrário. Se utiliza de táticas contrárias às diretrizes de qualidade que o SEO Google trabalha. É uma maneira de hackear e burlar os mecanismos de busca. 

Essas “gambiarras” para manipular os resultados dos algoritmos trazem resultados mais rápidos, porém são descobertas facilmente e a punição é pesada, podendo derrubar seu site e até removê-lo das páginas de busca. Melhor não arriscar, não é mesmo?

Como surgiram os nomes black hat e Chapéu Branco

E antes de explicarmos o que se deve evitar para não cometer erros, vamos explicar a origem dos termos black e Chapéu Branco.

A inspiração veio dos filmes de faroeste, em que os bandidos normalmente usavam chapéus pretos e os mocinhos, chapéu mais claro. 

No tempo do cinema em preto-e-branco, essa era uma maneira de facilitar a identificação dos personagens das películas western, já que eles costumavam usar o mesmo tipo de roupa e, sem cores, ficava complicado a identificação. 

Boas práticas de SEO 

Agora, vamos dar alguns exemplos de técnicas não autorizadas que devem ser evitadas, para facilitar durante a criação de suas estratégias. São elas:

Textos e links ocultos

Esconder um texto com palavras-chave em excesso ou links, usando a fonte branca em fundo branco, por exemplo, é uma maneira de enganar o usuário e a própria classificação das pesquisas do Google, o que viola as diretrizes. 

Essa é uma técnica fraudulenta que já foi muito usada, mas como é facilmente reconhecida pelos robôs de busca, derruba o site de forma muito rápida.

Excesso de palavras-chave

Também conhecida como keyword stuffing, esse método inclui várias vezes a mesma palavra-chave numa página, seja durante o texto, no nome de uma imagem, na Title Tag, etc. O Google já otimizou seus robôs e isso não resolve mais os problemas de ranqueamento. 

Ao repetir demasiadamente as mesmas palavras, isso também pode gerar punições. Fica a dica.

Link Farming

Em português, o termo significa “fazenda de links” e consiste em uma técnica off-page – que burla as estratégias de link building. 

Essa é uma maneira de criar sites e páginas, usando links em locais externos que levam para seu site e manipulando o Page Rank. Além de punições, você pode prejudicar a performance.

Melhor maneira de ranquear no Google

O caminho para chegar aos resultados desejados é uma estratégia pautada em dois fatores: conteúdo de qualidade e foco na experiência do usuário(UX)

Regras e técnicas são válidas, mas, precisam estar alinhadas com a gestão devida de plataformas, como redes sociais, que atendam seu público de interesse, acompanhe seu comportamento de compra, suas mudanças, respeite diversidades e descubra seus desejos.

Ou seja, na Era Digital, a tecnologia é uma aliada mas o futuro do trabalho ainda é humano e este continua no centro das atenções, é para ele que trabalhamos.

Na Digital House, essa é a nossa forma de ensinar SEO e outros conceitos e técnicas do universo das habilidades digitais

Conheça nosso curso de Marketing Digital e se aprofunde no assunto, dominando estratégias que envolvem produção de conteúdo para redes sociais e demais canais, definição de público e canais, plano de mídia e atualizações sobre SEO.

Seja um profissional antenado com as novas demandas da Era Digital.

Esta precisando de um técnico para instalação de tela de proteção venha conhecer a proterede.

© 2020, ANTONIO IVAN VIEIRA. All rights reserved.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui