img
sistema de gestão hospitalar

Benefícios da Alfabetização Infantil

Maio 15, 2020

Benefícios da Alfabetização Infantil

 

 

A alfabetização precoce provou ser um dos métodos de aprendizagem mais influentes no desenvolvimento infantil. A criação de atividades de alfabetização, como um hábito de leitura desde os primeiros meses de vida, resultará em benefícios neurológicos, educacionais, psicológicos e sociais que acompanharão a criança ao longo de sua formação acadêmica.

A estimulação da mente irá beneficiar a fala nos primeiros anos de vida, assim como a autoestima que isso traz, as relações sociais serão mais fáceis permitindo que ele se integre ao seu ambiente. Neste ensaio vou detalhar os benefícios de expor o bebê à leitura desde uma fase inicial.

Benefícios da Alfabetização Infantil

Benefícios da Alfabetização Infantil

É nos primeiros seis anos de vida que o bebê terá a maior capacidade e velocidade de aprendizado do resto de sua vida e é por isso que o ensino da língua materna e até mesmo de uma segunda língua é essencial. De acordo com o estudo, mais de 200 bilhões de neurônios serão colocados em movimento durante esse período específico.

Ao estimular esses neurônios, primeiro com a língua materna e depois ou mesmo ao mesmo tempo com uma segunda língua, a criança encontrará uma maneira de formar conhecimentos, ou simplesmente encontrará uma maneira de ligar as duas línguas e de se expressar através de ambas.

Descobriu-se que a velha ideia de que o que mais influenciou o desenvolvimento intelectual das crianças foi a qualidade de seus primeiros professores, mas embora a qualidade da educação que elas recebem na escola seja muito importante, a alfabetização precoce em casa, a estimulação da memória e o estímulo à reflexão irão prepará-las para o sucesso quando chegarem à escola.

A memória e o lapso de concentração estão diminuindo, e uma das razões para isso é a exposição das crianças a imagens de movimento rápido na televisão e no cinema. O lapso de tempo por imagem tem se tornado cada vez menor, a fim de manter a audiência entretida e colada à televisão por mais tempo.

A rápida mudança que não conseguimos perceber na tela fez com que o intervalo de concentração se tornasse cada vez menor e leva a distúrbios de hiperatividade ou Síndrome do Déficit de Atenção à medida que a criança envelhece. Se, por outro lado, a televisão é restrita em casa e o hábito de ler é criado para e com a criança, sua capacidade de memória, habilidade de pensar, usar o bom senso para resolver problemas, e a calma será obtida por períodos mais longos de tempo.

Alfabetização para Educação Futura

Nunca é cedo demais para começar um bom hábito. Introduzir a criança ao mundo da leitura pela primeira leitura desde os primeiros meses de vida e depois, com o passar dos anos, incentivá-la a tentar por si mesma todos os dias em uma determinada hora do dia criará um hábito de envolvimento e de estudo que será facilitado em seu treinamento futuro.

A criança vai aprender a ver esse tempo de leitura não como uma obrigação, mas como parte do dia normal. A hora do dia não é um fator que afeta muito o resultado do novo hábito desde que ele se torne constante e a criança veja que o adulto desfruta dele. Como resultado deste hábito, quando a criança chegar à escola primária não será chocante se lhe for pedido que estude para um teste ou leia uma determinada lição de casa porque, como já vimos, sua concentração e tolerância serão maiores.

Outro aspecto que vai mudar em termos de educação da criança e exposição à leitura precoce será, sem dúvida, a aquisição de um vocabulário muito mais amplo do que o daqueles que não foram expostos à leitura. A criança tentará imitar o vocabulário de seu livro favorito usando palavras não cotidianas, falando em frases completas, maior capacidade de descrever na conversa, etc. Este novo vocabulário permitirá à criança, no futuro, fazer conexões linguísticas ou tentar adivinhar o significado de uma palavra desconhecida com base talvez no fim ou início da palavra ou no contexto em que ela está sendo usada.

Considerações Finais

Não há dúvida de que a leitura traz muitos benefícios para qualquer etapa de nossas vidas, mas apresentar nossos filhos ao mundo das letras desde uma fase muito precoce traz resultados que os beneficiarão para a vida.

A diferença entre crianças que leem e aquelas que foram forçadas a ler ao entrar na escola é evidente no desempenho dos alunos, seja socialmente em casa ou com colegas e amigos, e academicamente. A cada dia novos métodos são descobertos para maximizar o desempenho da criança e este é um método que nós, como sociedade, devemos implementar para beneficiar as gerações futuras.

© 2020, felipecardoso. All rights reserved.

Article Categories:
Variedades
https://guerrilhamkt.com.br

Profissional de SEO e produtor de conteúdo nas horas vagas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *