img
comportamento canino

3 Maneiras de Incentivar o Bom Comportamento do Seu Cão

Maio 9, 2020

 

É muito bom quando adotamos filhotes de cachorros fofos não é mesmo? Só não é tão fofo quando eles começam a mastigar sapatos, latem, choram muito e fogem de você o tempo todo. Nós, como pais de estimação, sabemos que isso sempre acontecerá, e a melhor maneira de abordar esse comportamento é saber como lidar com ele. Mesmo nossos cães que temos há alguns anos podem ter esses maus comportamentos. Essas dicas ajudarão seu cão a aprender bons comportamentos rapidamente e ainda te amarão ao mesmo tempo, fique por dentro do nosso blog para mais dicas como estas.

1. Incentive o comportamento calmo

Alguns cães ficam muito animados quando seus donos se levantam ou começam a se mexer. Esta é uma reação natural que vem de seus ancestrais. Assim como os humanos, criamos antecipação antes de algo divertido, como uma festa ou férias. Os cães têm isso incorporado ao cérebro para caçar.

Se o seu cão é viciado em alimentar seus impulsos naturais, ele pode tentar puxar alguma brincadeira enquanto caminha ou até ficar latindo para qualquer coisa que vir pela janela.

Como posso incentivar um comportamento calmo?

Os cães costumam ficar animados quando chegamos em casa. Em vez de cumprimentá-los com carinho e palavras, use um método calmo de saudação ou não os cumprimente. Se o seu cão ficar muito animado com as refeições ou com o tempo de caminhada, varie a maneira ou o tempo em que você faz as coisas.

Tente alimentá-los em momentos diferentes ou coloque a comida em outro lugar. Para a caminhada, tente pegar a corrente e colocá-la nele, se ele ficar muito empolgado, leia uma revista ou assista à TV até que se ele acalme. Isso os incentivará a se acalmarem mais rapidamente.

O objetivo desta prática é recompensá-los pelas ações que você gostaria que eles tivessem. As recompensas nem sempre precisam ser um prazer. As recompensas para um cão também podem ser carinhos, brincar com um brinquedo favorito ou até cumprimentar o cão.

Por exemplo, se você não gosta do jeito que seu cão o cumprimenta na porta, não toque nele, não fale com ele. Ignore e afaste-se dele. No momento em que ele se sentar, parar de pular ou se afastar, você o elogia ou dá um presente se tiver disponível. Se você adotar essa abordagem, não se surpreenda se ele começar a pular novamente quando você o recompensar, pois o adestramento precisa ser repetitivo e consistente, você precisará continuar repetindo o processo até que o cão entenda o que é necessário para obter o que eles querem.

2. Como ajudar meu cachorro a ser menos barulhento

Um dos problemas mais comuns que temos com o nosso cão é o barulho e os latidos. Pode ser difícil impedi-lo, pois nossa resposta automática quase sempre é para que ele pare ou fique quieto, ou mesmo tentar distraí-lo com uma bola. Isso recompensa os latidos e o barulho com atenção.

Maneiras de fazer meu cão parar de latir

Uma maneira de ajuda seu cão parar de latir é com reforço positivo. Se o seu cão late enquanto está no canil ou trancado no andar de baixo, provavelmente está tentando chamar a atenção, abrir a porta ou buscar comida. A melhor maneira de lidar com isso é ignorá-lo. Quando ele estiver quieto, dê o que ele quer ou recompense-o com um presente.

Se ele latir quando você tiver um brinquedo ou uma corrente na mão, espere até que ele pare de latir, mesmo que por um momento, e marque o momento com um “sim” firme e jogue a bola ou conecte a corrente a ele. Nos próximos dias, espere que as pausas entre os latidos sejam mais longas e continue a recompensá-lo pelos silêncios.

Além disso, ajude o ensinamento preparando os seus arredores. Se ele late pela janela esperando um esquilo, pássaro ou outro cachorro, você poderá fechar as cortinas antes de sair para o trabalho ou mantê-las fechadas enquanto estiver em casa. Se você quiser deixar as cortinas abertas enquanto estiver em casa, basta recompensá-lo com um presente se estiver calmo e deitado olhando pela janela.

3. Como fazê-lo obedecer a um chamado

Pode ser frustrante quando nossos cães não se lembram do que fazer quando você diz “venha” ou “aqui”. Nem sempre é porque eles estão sendo desobedientes, geralmente pode ser porque eles simplesmente não se lembram dessa frase.

Como posso melhorar o chamado do meu cão? 

Você pode procurar mais guloseimas especiais, como pedaços de carne ou frango, para ajudar a melhorar a memória dele.

Quando chegar em casa ou no meio do dia, você usará sua frase como “venha”, “aqui” ou o que quiser, e depois que ele reconhecer que você disse isso e olhar para você, você jogará um presente para ele. Depois de algumas vezes disso feito, você pode começar a largar o presente perto dos seus pés. Então diga a frase e largue a recompensa. Dessa forma, eles aprendem a chegar até você quando você disser a palavra.

© 2020, redator. All rights reserved.

Article Categories:
Animais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *