Super-heróis do tempo dos seus avós ganham versão no cinema

BRUNO MOLINERO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Lanterna Verde, Thor, Capitão América e Besouro Verde: quem são eles? Super-heróis antigões, do tempo dos seus avós, que estão prestes a estrear nos cinemas. Mas pode esquecer a imagem de heróis lutando de bengalinha. Eles ganharam versões bem moderninhas para os dias de hoje. De onde surgiu essa turma? Descubra a seguir.

Reprodução
Cena do filme "Capitão América - O Primeiro Vingador"

CAPITÃO AMÉRICA
Até o Capitão América já teve uma fase de vacas magras. Antes de se tornar um dos super-heróis mais fortes e destemidos dos EUA, Steve Rogers era fraco, doente e frágil. O que o levou à mudança não foi o espinafre mágico do Popeye ou tardes inteiras fazendo exercícios físicos. Steve foi convidado a fazer parte da Operação Renascimento, que o fez tomar o soro do supersoldado e ainda o bombardeou com radiação. Depois disso, Steve se tornou uma arma secreta do Exército americano e passou a ser conhecido como o famoso Capitão América.

Nome real: Steve Rogers
Origem: "Captain America Comics" nº 1 (1941)
Arma: escudo de metal indestrutível
Poderes: condicionamento físico impecável e especialista em combate corpo a corpo

Divulgação
"Thor" ganha versão nos cinemas

THOR
Os poderes de Thor não vêm de algum objeto mágico ou de experiências malucas com radiação. Esse super-herói é poderoso porque é um deus e ponto final. Filho de Odin, Thor é o deus do trovão da mitologia nórdica (lendas de países como Noruega, Suécia e Finlândia). Originalmente morava em Asgard, reino dos deuses. Mas, como era impulsivo e arrogante, foi exilado na Terra por seu pai, para que aprendesse uma lição de humildade: viver aprisionado no corpo do Dr. Donald Blake, um deficiente físico. Quando relembra sua condição divina, Thor tem uma difícil missão nas mãos. Ele precisará optar entre voltar para Asgard e continuar na Terra.

Nome real: Thor
Origem: "Journey into Mistery" nº 83 (1962)
Arma: martelo encantado Mjolnir
Poderes: domínio sobre a tempestade e os raios. Com o martelo, pode voar e abrir portais

Divulgação
Novo filme "O Besouro Verde"

BESOURO VERDE
Ao contrário dos outros super-heróis, o Besouro Verde não nasceu nos quadrinhos. Sua primeira aparição contra os vilões de Los Angeles foi em um programa de rádio. Isso mesmo: em vez de enxergar o herói, só era possível escutar e imaginar a ação. Por trás da máscara verde, Besouro é na verdade Britt Reid, herdeiro de um grande jornal. Quando seu pai morre, Britt e o mordomo Kato decidem combater os criminosos da cidade. No maior estilo Batman, a dupla vai às ruas só com equipamentos tecnológicos e armas poderosas, mas nenhum superpoder.

Nome real: Britt Reid
Origem: no programa de rádio "The Green Hornet" (1936)
Armas: arma de gás e o carro Beleza Negra
Poderes: inteligência e é especialista em artes marciais

Divulgação
"Lanterna Verde" estreia em 17/6

LANTERNA VERDE
O Lanterna Verde é um caso estranho no mundo dos super-herois. Isso porque ele não é apenas um herói. Milhares de Lanternas Verdes estão espalhados para patrulhar o espaço e combater o mal. Criada há 3 bilhões de anos, a tropa dos Lanternas Verdes dividiu o universo em 3.600 setores e nomeou um ser para tomar conta de cada um. Osescolhidos ganharam um anel capaz de criar objetos de energia. Na Terra, cinco humanos já tiveram o privilégio de usar o anel. O engenheiro Alan Scott foi o primeiro, em 1936. Mas o Lanterna mais famoso foi Hal Jordan, que consolidou o personagem e foi um dos criadores da Liga da Justiça.

Nome real: já existiram vários Lanternas Verdes
Origem: "All American Comics" nº16 (1940)
Armas: anel energético
Poder: com o anel, consegue materializar todos os seus pensamentos

ANOTE NA AGENDA AS ESTREIAS
"O Besouro Verde" - 18/2
"Thor" - 29/4
"Lanterna Verde" - 17/6
"Capitão América - O Primeiro Vingador" - 29/7

NEM TÃO SUMIDOS ASSIM

Divulgação
Smurf vai virar filme

Não são apenas os heróis de capa e superpoderes que estão com a aposentadoria chegando ao fim. Outros sucessos da TV também voltarão à ativa em 2011. O urso Zé Colmeia já está em cartaz nos cinemas.

O filme de "Os Smurfs" é o mais esperado. Sumidos da televisão, os personagens azuizinhos voltam em 12/8 com um grande desafio: encontrar o caminho de casa no meio de Nova York. Mas nem só de cinema vive a turma de "velhinhos". Sem data definida para estrear, Lion-O, Cheetara e Mumm-Ra voltam à TV em um novo "ThunderCats", pelo canal pago Cartoon Network.