Suave Veneno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Suave Veneno
 
Informação geral
Formato Telenovela
Classificação etária Inadequado para menores de 14 anos DJCTQ (Brasil)
Duração 60 min. (aproximadamente)
Criador Aguinaldo Silva
País de origem Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Ricardo Waddington
Elenco original José Wilker
Glória Pires
Irene Ravache
Letícia Spiller
Deborah Secco
Patrícia França
Ângelo Antônio
Tarcísio Filho
Betty Faria
Rodrigo Santoro
Luana Piovani
Diogo Vilela
Kadu Moliterno
Nívea Maria
ver mais
Tema de abertura "Suave Veneno", Nana Caymmi
Exibição
Emissora(s) de
televisão lusófona(s)
Mostrar lista
Transmissão original 18 de janeiro de 1999- 18 de setembro de 1999
N.º de episódios 209 capítulos
Portal Televisão · Projeto Televisão

Suave Veneno foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo de 18 de janeiro a 18 de setembro de 1999, na faixa das 21 horas, totalizando 209 capítulos. Foi escrita por Aguinaldo Silva com colaboração de Ângela Carneiro, Maria Helena Nascimento, Felipe Miguez, Fernando Rebello e Marília Garcia. Foi dirigida por Marcos Schechtman, Alexandre Avancini e Moacyr Góes com direção geral de Ricardo Waddington e Marcos Schechtman e núcleo de Ricardo Waddington e Daniel Filho. Teve 130 capítulos na versão internacional exibida na televisão portuguesa.

Apresentou Glória Pires, Irene Ravache, José Wilker e Letícia Spiller nos papeis principais da trama.

História

Sinopse

O empresário Valdomiro Cerqueira atropelou a jovem Inês, que, após o acidente, perdeu a memória. Valdomiro, em dívida com a moça sozinha e sem passado, leva-a para morar em sua casa até que a situação dela se restabeleça. A família a recebe friamente e com desconfiança: a mulher, Eleonor, e as três filhas, Maria Regina, Maria Antônia e Márcia Eduarda. E o que todos temiam acaba acontecendo: o envolvimento entre Valdomiro e Inês, provocando a separação dele e de Eleonor e a fúria de Maria Regina, que vê Inês como uma intrusa e uma ameaça à fortuna da família. Maria Regina bate de frente com o pai, numa luta acirrada pelo poder na Marmoreal, empresa que eles dirigem.

Mas o amor por Inês custaria muito caro a Valdomiro. Tudo fazia parte de um plano de vingança arquitetado pela advogada Clarisse Ribeiro, a filha bastarda que Valdomiro desconhecia. Inês desaparece, e com ela valiosos diamantes. Por conta disso, Valdomiro perde a presidência da empresa para sua filha Maria Regina. É quando ocorrem dois fatos que dão uma reviravolta na história: Clarisse, de posse dos diamantes do pai, é assassinada misteriosamente; e Valdomiro encontra Inês completamente diferente na pele de outra pessoa - Lavínia.

Ao reencontrar Lavínia, Valdomiro passa a viver em função desse amor e julga ser essa misteriosa mulher a mesma Inês que apareceu como morta, meses antes. Lavínia tenta fugir várias vezes de Valdomiro sempre afirmando que não é a Inês que ele conheceu. Os próprios telespectadores só vão ter a certeza que Lavínia é mesmo Inês no dia que ela sai de casa e vai procurar Clarisse para pedir ajuda com Valdomiro.

Lavínia mora em um bairro simples do Rio de Janeiro apenas na companhia de seu sobrinho Junior que ela ajuda a criar. O personagem de Junior era interpretado pelo recente ator Vinícius de Oliveira, que despontava na época com o grande sucesso do cinema nacional, Central do Brasil. Junior era filho de Adelmo, o irmão complicado de Lavínia. Adelmo perdera a mulher em um acidente e a partir daí perdeu um pouco o rumo de sua vida, embora sempre pudesse contar com sua irmã mais velha. No entanto, a vida de Adelmo começa a mudar quando ele conhece a possessiva Maria Regina, filha de Valdomiro.

Maria Regina era uma mulher arrogante, ambiciosa e cheia de malícias. Era casada com Álvaro Figueira e tinha dois filhos, mas adorava humilhar o marido na frente dos outros e repudiar a própria vida que levava até se render completamente apaixonada por Adelmo. Como era uma mulher muito fina e não suportava a convivência com pessoas de níveis inferiores, o seu relacionamento com Adelmo era bastante complicado e doentio, fato que acarreta a morte dos dois em um acidente de carro no último capítulo da novela.

Enquanto Valdomiro tenta descobrir a verdade sobre Inês e Lavínia, sua ex-mulher Eleonor sofre com a separação e sonha ainda com uma futura volta do seu casamento até conhecer um jovem e deprimido pintor capixaba chamado Eliseu, natural de Linhares. Os dois se conhecem exatamente no momento em que ele tenta, desesperado, se jogar de uma passarela bastante movimentada na cidade. Por muito pouco Eliseu não realiza seu desejo, Eleonor chega e o impede. A partir daí ela passa a incentivar Eliseu nas suas pinturas, aluga um apartamento para ele e o ajuda com todo o material que ele precisa para desenvolver seu trabalho. Surge então um leve envolvimento entre os dois, mas quem ficaria com ele mesmo seria Márcia Eduarda, a filha mais nova de Eleonor.

Mas a história dos dois não foi tão gloriosa assim. Eliseu acabou se envolvendo em falsificação de quadros e terminou preso. No entanto, Márcia Eduarda prometeu esperá-lo sair da cadeia e cumpriu sua promessa no último capítulo.

Enquanto isso, no outro lado da cidade, vivia a orgulhosa Marina, que sonhava em casar com um homem rico e fugir da vida simples que levava com sua família, sem ao menos dar atenção aos apelos insistentes de namoro do humilde Renildo. Mas as coisas mudariam quando Renildo passasse a ser um famoso jogador de futebol. Marina, que sempre o esnobou, muda totalmente sua atitude e passa a namorá-lo. Só que a vida resolve lhe pregar uma peça. Renildo descobre um tumor no cérebro, o que o impede de continuar jogando futebol. E nem as mandingas do guru da vizinhança, Uálber, salvariam os dois.

No mesmo bairro de Marina e Renildo, vivia a fogosa Carlota Valdez, uma mulher que aparentava ser uma simpática vizinha pelas manhãs e, à noite, quando usava um determinado perfume, saía de casa misteriosamente com uma capa escura, despertando a curiosidade dos vizinhos e principalmente de Gato, dono de um bar. Em suas saídas misteriosas, Carlota ia se encontrar com Álvaro Figueira, o marido de Maria Regina, em um apartamento secreto dele.

Produção

Exibição

Audiência

Média final: 37 pontos, um dos indices mais baixos de todas as novelas das oito, somente na frente de Viver a Vida.[2]

Último capitulo: 52 pontos[3]

Prêmios

Prêmio Extra de Televisão

Elenco

em ordem da abertura da novela
Ator↓ Personagem↓
José Wilker Valdomiro Cerqueira
Glória Pires Maria Inês (Lavínia Cerqueira)
Irene Ravache Eleonor Berganti Cerqueira
Letícia Spiller Maria Regina Cerqueira Figueira
Rodrigo Santoro Eliseu Vieira
Patrícia França Clarisse Ribeiro
Ângelo Antônio Adelmo
Luana Piovani Márcia Eduarda Cerqueira
Deborah Secco Marina Canhedo
Vanessa Lóes Maria Antônia Cerqueira
Tarcísio Filho Augusto Ivan
Ana Rosa Geninha
Rodrigo Faro Renildo
Cecília Dassi Patty (Patrícia Cerqueira Figueira)
Ivan Cândido Sandoval
Nívea Stelmann Eliete
Vinícius de Oliveira Júnior
Samara Felippo Gilvânia
Matheus Rocha Leonardo
Totia Meirelles Matilde
Ilva Niño Zezé
Elias Andreato Clóvis
Luiz Carlos Tourinho Edilberto
Heitor Martinez Claudionor
Daniela Faria Adriana
Guilherme Corrêa Heitor
Léa Garcia Selma
Luís Antônio Pillar Dr. Cláudio
Tácito Rocha Dr. Faria
Atores convidados
Ator↓ Personagem↓
Kadu Moliterno Álvaro Figueira
Nuno Leal Maia Gato (Felisberto Morel)
Jorge Dória Genival Canhedo
Fúlvio Stefanini Marcelo Barone
Atrizes convidadas
Ator↓ Personagem↓
Nívea Maria Nana (Emiliana)
Eva Todor Maria do Carmo Canhedo
Participação especial
Ator↓ Personagem↓
Diogo Vilela Uálber Canhedo
Nelson Xavier Fortunato
Sérgio Viotti Alceste
Betty Faria como Carlota Valdez↓
Elenco de apoio

Trilha sonora

Nacional

Suave Veneno Nacional
Trilha sonora por vários intérpretes
Lançado em 1999
Gênero(s) Vários
Formato CD, K7
Gravadora(s) Som Livre
Produção Alberto Rosenblit
Cronologia de vários intérpretes

Capa: Patrícia França

Internacional

Suave Veneno Internacional
Trilha sonora por vários intérpretes
Lançado em 1999
Gênero(s) Vários
Formato CD, K7
Gravadora(s) Som Livre
Produção Alberto Rosenblit
Cronologia de vários intérpretes
 

Capa: Diogo Vilela