Selva de Pedra (1972)

 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Selva de Pedra foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 12 de abril de 1972 e 23 de janeiro de 1973. Foi escrita por Janete Clair e dirigida por Daniel Filho, Milton Gonçalves, Walter Avancini e Reynaldo Boury, com supervisão de Daniel Filho. Foi produzida em preto-e-branco e teve 243 capítulos.

Em 1986, foi produzida uma nova versão da novela.

Trama

Na cidade de Campos, interior do Rio de Janeiro, a jovem artista plástica Simone Marques é testemunha da briga entre Cristiano Vilhena, filho de um pobre pregador envangélico, e o playboy Gastão Neves, morto no incidente. Sabendo que Cristiano é inocente, Simone acoberta o rapaz, por quem acaba se apaixonando. Receoso de seu destino, Cristiano vai embora para a cidade do Rio de Janeiro, à época no Estado da Guanabara, trabalhar no estaleiro do tio rico, Aristides Vilhena, e Simone vai com ele vislumbrando um melhor futuro para a sua carreira artística. Os dois se casam e vão morar na Pensão Palácio, de propriedade da alegre Fanny, onde conhecem o malandro Miro, uma figura de caráter duvidoso.

Em contato com o universo do tio, Cristiano se vê envolvido com a charmosa Fernanda, uma das acionistas do estaleiro, e a noiva do seu primo Caio. Dividido entre a vida simples ao lado de Simone, e o poder e o dinheiro com Fernanda, Cristiano se deixa levar pelas artimanhas de Miro, que lhe propõe o fim de seu relacionamento com Simone, nem que isto tenha que custar a vida da moça. Fernanda, completamente apaixonada por Cristiano, deixa Caio para se casar com ele enquanto Miro planeja a morte de Simone, viabilizando assim o casamento de Cristiano, o que o tornaria um dos principais acionistas do estaleiro. Ao ser perseguida por Miro numa auto-estrada, Simone sofre um acidente e é dada como morta, enquanto Cristiano, sentindo-se responsável pela morte de sua mulher, não consegue se casar com Fernanda, abandonando-a no altar.

Humilhada, Fernanda enlouquece e jura vingança contra Cristiano, atrapalhando-o em seus negócios no estaleiro. E Simone, que sobreviveu ao acidente, faz uma viagem e retorna assumindo a identidade da irmã falecida, Rosana Reis, reconhecida como uma artista famosa. Numa festa, Cristiano reconhece em Rosana como sua mulher, mas ela o repudia por responsabiliza-lo pelo acidente.

Enquanto isso, o delegado Humberto está no encalço de Cristiano Vilhena, acusado da morte de Gastão Neves. Mas Simone é a única que pode inocentá-lo.

Elenco

No remake da novela em 1986:

Trilha sonora

Marcos & Paulo Sérgio Valle produziram e compuseram os temas nacionais de 1972. Rock and Roll Lullaby, de B.J. Thomas, foi tema de Simone e Cristiano nas duas versões.

Nacional

  1. Capitão de Indústria - Djalma Dias (tema de Aristides)
  2. Mandato - Osmar Milito e Quarteto Forma (tema de Simone e Cristiano)
  3. Simone - Ângela Valle e Eustáquio Sena (tema de Simone)
  4. Corpo Sano em Mente Sã - Osmar Milito e Quarteto Forma (tema de Fernanda)
  5. Selva de Pedra - Orquestra e Coral Som Livre (tema de abertura)
  6. Rhythmetron Op. 27 - Marlos Nobre
  7. O Beato - Marcos Valle (tema de Sebastião)
  8. Ligação - Orquestra e Coral Som Livre (tema de Diva)
  9. América Latina - Osmar Milito e Quarteto Forma
  10. Corpo Jovem - Luís Roberto (tema de Flávia)
  11. Longo de Dior - João Luiz (tema de Laura)
  12. Ritual - Marlon Nobre

Internacional

  1. Rock And Roll Lullaby - B. J. Thomas (tema de Simone e Cristiano)
  2. Jesus - Billbox Group (tema de Sebastião)
  3. Floy Joy - The Supremes (tema de Rosana Reis)
  4. Ain't No Sunshine - Michael Jackson (tema de Fernanda)
  5. Son Of My Father - Giorgio
  6. A Taste Of Excitement - Carnaby Street Pop Orchestra and Choir (tema de Cristiano)
  7. La Question - Françoise Hardy (tema de Flávia)
  8. Mary, Blind Mary - Laurent & Mardi Grass (tema de Miro)
  9. If You Want More - Free Sound Orchestra (tema de Fernanda)
  10. Feel The Need - Damon Shawn (tema de Laura)
  11. Let It Ride - Hard Horse (tema de Caio)
  12. Frightened Girl - Silent Majority (tema de Fernanda)

Curiosidades