Especial: Record estreia "A Fazenda"

 
Por Nina Ramos
Depois de muito suspense e segredos por todos os lados, estreia neste domingo (31) o novo reality show da Rede Record, " Casa dos Artistas Reloaded". Ops, quer dizer, "A Fazenda". A comparação entre o extinto programa do SBT e o novato da emissora de Edir Macedo é praticamente impossível de não ser feita. São 14 famosos, confinados em uma casa, passando por provas e sendo eliminados a cada semana. Sentiu o clima?
 
Pois é. A idéia de montar um reality com famosos no lugar de anônimos não é de hoje. Contudo, não se pode negar que é um movimento arriscado para quem participa, não para quem produz. A fórmula é audiência na certa. O público está louco para ver como o cantor X se comporta durante o dia, ou como a modelo Y se diverte durante à noite.
Os telespectadores podem também relacionar "A Fazenda" com o fenômeno "Big Brother Brasil", da Globo. Sim, existem semelhanças. Mas o diferencial dos participantes notórios é o grande segredo. E é fato que, após nove edições, confinar 14 pessoas anônimas em uma mansão já está cansando os olhos.
A versão de um "BBB" de famosos já ronda a mente de Boninho há algum tempo, segundo dizem nos bastidores da emissora carioca. Mas conseguir atores de alto escalão dispostos a se arriscar desta forma não é uma tarefa fácil. Primeiro porque o artista ficaria "congelado" pelo período mínimo de três meses, sem projetos, novelas, nada. Esse período se estenderia após a saída do confinamento, até a poeira baixar e o assunto se esgotar.
Um segundo motivo seria de caráter moral. Ora, ninguém sabe se fulano vai "pirar o cabeção" lá dentro e quebrar tudo. Ou se a bela donzela da novela das seis vai mandar todo mundo catar coquinho no mato. E depois dessa, onde fica a reputação do indivíduo?
"A Fazenda" não é inédito. O programa foi originalmente lançado na Suécia, e hoje já conta com versões em mais de 40 países. Como nos outros locais, a adaptação para o Brasil contará com provas de atividades rurais. O programa será comandado por Britto JR., ao vivo e exibido em um sítio no interior de São Paulo, em Itu.
Na semana passada, a produção realizou pilotos com figurantes para checar os últimos detalhes para a grande estreia, segundo fontes do Famosidades. Para alívio de todos, tudo saiu nos trinques. Agora é esperar para conhecer os participantes e ver quem será o felizardo que ganhará R$ 1 milhão.
Para completar nosso especial, o Famosidades fez um apanhado de números sobre a nova atração e ainda um "remember" da sósia " Casa dos Artistas". Ficou curioso? É só clicar nos links acima e se deliciar, sô.