A Torre Eiffel, o símbolo mais reconhecido da cidade mundo afora.

A Torre Eiffel, o símbolo mais reconhecido da cidade mundo afora.

Paris é a capital e a maior cidade da França, bem como a capital da região administrativa de Île-de-France, na bacia parisiense, onde está localizada a metrópole de Paris. A cidade é atravessada pelo rio Sena, é a segunda maior metrópole da Europa (só menos populosa que Moscou) e é a maior cidade francófona do mundo.

A cidade é um conhecida mundialmente como Cidade das Luzes, sendo que é reconhecida como uma das principais cidades turísticas do mundo. A cidade encanta pela beleza de sua arquitetura, suas perspectivas urbanas e suas avenidas, bem como por seus vários museus. As margens do rio Sena, em Paris, foram inscritas pela UNESCO, em 1991, na lista do Património Mundial.

Uma vez a capital de um império que se estendeu sobre os cinco continentes, Paris continua a reter uma forte posição no cenário mundial, e a ser considerada a capital do mundo francófono. Paris é um pólo comercial, industrial, financeiro e turístico, que tornou a cidade em um dos maiores centros de transportes do mundo. Juntamente com Nova Iorque, Londres e Tóquio, Paris é considerada uma das quatro mais importantes cidades do mundo.

História

Imagem de satélite.

Imagem de satélite.

A aldeia de Lutetia Parisiorum foi fundada pela tribo céltica dos Parisii, muitos séculos antes de ser conquistada pelos romanos em 52 a.C.. Em 486, os merovíngios invadiram-na e libertaram-na do domínio dos Romanos. No ano de 508, tornou-se a capital da França, sob o comando de Clóvis I. A partir do século XVII, transformou-se numa das mais importantes e mais belas cidades do mundo. Capital cultural da Europa até o início do século XX, foi palco de inúmeros acontecimentos marcantes: as revoluções de 1789, de 1830, de 1848, de 1871, e o Tratado de Versalhes em 1919.

Paris foi ocupada por tropas alemãs na Segunda Guerra Mundial, desde 14 de junho de 1940 até 19 de junho de 1944.

Em 17 de agosto de 1961, a polícia parisiense matou 300 pessoas que eram a favor da independência da ainda então colônia francesa de Algéria. A cidade ainda foi palco de uma grande manifestação popular, em Maio de 1968, contra o governo de Charles de Gaulle.

A cidade sediou os Jogos Olímpicos duas vezes, em 1900 e em 1924. A Copa do Mundo de 1998 foi realizada na França, e Paris foi o local de vários dos jogos da Copa, inclusive da final.

Em novembro de 2005 a França viu-se agitada por conflitos sociais onde o estopim teria sido divergências raciais. Grandes motins populares ocorreram no país, inclusive em Paris e seus subúrbios: eles foram afetados pela desordem e queima de carros à noite, no episódio que ficou conhecido como Outono de 2005.

[

Demografia

O centro da cidade, visto da Torre Eiffel.

O centro da cidade, visto da Torre Eiffel.

 

População

A cidade de Paris propriamente dita possui 2 125 246 habitantes, segundo o censo nacional de 1999. Isto é um declínio de aproximadamente 25% em comparação aos dados de 1929, quando a população da cidade chegou a um máximo de 2,9 milhões. Como aconteceu em outras grandes metrópoles européias e estado-unidenses, a população de Paris lentamente migrou para os subúrbios da cidade, embora este processo tenha acontecido de modo menos dramático, em comparação às mesmas metrópoles, como Londres ou Detroit, por exemplo.

A atual densidade demográfica da cidade de Paris é de 24 448 hab/km².

[

Etnias

Desde a Idade Média, época na qual a cidade era a maior cidade do mundo ocidental, Paris sempre atraiu estrangeiros. Desde estudantes neerlandeses e suecos no século XIV, nacionalistas poloneses e trabalhadores belgas no século XIX, judeus do norte da África e portugueses no meio do século XX aos africanos e asiáticos dos tempos atuais, Paris recebeu levas após levas de imigrantes, que a tornaram uma cidade largamente multicultural e cosmopolita.

Do censo de 1999, 19,4% da população de Paris são nativos de outros países que não a França, e 4,2% eram imigrantes recentes, pessoas que não viviam no país antes de 1990.

[

Economia

La Défense, o centro financeiro de Paris.

A cidade de Paris é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do mundo, e a principal não somente da França, bem como de todo o mundo francófono. Com um Produto Interno Bruto superior ao da Austrália, localizam-se em Paris 40% dos quartéis-generais de empresas francesas, possuindo o maior centro financeiro da Europa, La Défense, e a segunda maior bolsa de valores do continente.

[

Turismo

O Arco do Triunfo.

Acima de tudo, a cidade de Paris é o maior pólo turístico do mundo, atraindo mais turistas anualmente do que qualquer outra cidade.

As principais atracções turísticas da cidade são:

[

Cidade de Paris

[

Subúrbios de Paris

 

Cidade de Paris, França
 
Bandeira da cidade de Paris Brasão da cidade de Paris
Lema da cidade:"Atingido pelas ondas mas não afunda"
Do latim: Fluctuat nec mergitur

Localização da cidade de Paris na Europa Central
Área

Cidade de Paris
Metropolitana


105,397 km²
14 518,3 km²
População

 - Cidade
 - Metropolitana
 - Densidade
 - Metropolitana


2 142 800 (estimativa de 2004)
11 174 743 (censo de 1999)
24 448/km²
770/km²
Fuso horário Europa Central: UTC+1/+2
Latitude
Longitude
 
48°52′N
2°19′59″E
Atual prefeito Bertrand Delanoë