Mininova testará bloqueio de conteúdos protegidos por direitos autorais

Por Redação do IDG Now!

Publicada em 07 de maio de 2009 às 09h19
Atualizada em 07 de maio de 2009 às 13h42

Imprima Comente Erros? del.icio.us Digg a a a

São Paulo - Semanas antes de julgamento, buscador torrent cede a autoridades e anuncia teste para bloquear download gratuito de filmes.

O sistema de busca Mininova anunciou que testará uma ferramenta para verificar se o conteúdo multimídia disponível para download é protegido por leis de direitos autorais.

Caso o sistema de reconhecimento, desenvolvido e gerenciado por uma empresa não revelada pela equipe do Mininova, reconheça vídeos sob copyright, o torrent correspondente é bloqueado.

"Caso o sistema descubra que o arquivo representa conteúdo não autorizado, removemos e bloqueamos o torrent referente ao documento no Mininova", afirma o post no blog do serviço.

Ainda que o post demonstre otimismo, a novidade é uma derrota para o Mininova, site que cataloga e permite que usuários busquem torrents para o download gratuito de filmes e músicas.

A filtragem será testada durante 12 semanas, atingirá alguns títulos e é um esforço do Mininova para colaborar com entidades que representam estúdios de cinema, segundo afirmou seu co-fundador, conhecido como Niek, ao blog Torrent Freak.

O anúncio acontece semanas antes do serviço holandês participar do seu primeiro julgamento, anunciado em março e apoiado juridicamente por uma lei antipirataria local chamada de BREIN.