Laços de Família

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
 
Laços de Família
 
Informação geral
Formato Telenovela
Classificação etária Inadequado para menores de 12 anos DJCTQ (Brasil)
Duração 60 minutos (aproximadamente)
Criador Manoel Carlos
País de origem Brasil
Idioma original Português
Produção
Produtor(es) Ricardo Waddington
Marcos Schechtman
Rogério Gomes
Elenco original Vera Fischer
Carolina Dieckmann
Deborah Secco
Reynaldo Gianecchini
José Mayer
Tony Ramos
Marieta Severo
Giovanna Antonelli
Luigi Baricelli
Regiane Alves
Júlia Almeida
Alexandre Borges
ver todos
Tema de abertura "Corcovado", Tom Jobim
Emissora(s) de
televisão lusófona(s)
Mostrar lista
Transmissão original 5 de junho de 2000- 3 de fevereiro de 2001
N.º de episódios 209 capítulos
Portal Televisão · Projeto Televisão

Laços de Família foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo em seu horário das 20 horas, de 5 de junho de 2000 a 3 de fevereiro de 2001. Com um total de 209 capítulos (150 na versão internacional exibida em países como Portugal), foi escrita por Manoel Carlos, com a colaboração de Maria Carolina, Vinícius Vianna, Flávia Lins e Silva e Fausto Galvão, e dirigida por Moacyr Góes e Leandro Néri, com direção-geral de Ricardo Waddington, Rogério Gomes e Marcos Schechtman.[1]

Contou com os atores Carolina Dieckmann, Marieta Severo, Reynaldo Gianecchini, José Mayer, Tony Ramos, Regiane Alves, Deborah Secco, Giovanna Antonelli, Vera Fischer e Luigi Baricelli nos papeis principais.

História

Sinopse

Helena, uma empresária, sócia de uma clínica de estética e com 45 anos, ao ir para a praia, se envolve em um acidente de carro com Edu, um médico que acabara de se formar, com 25 anos, em frente à livraria Dom Casmurro de Miguel, às vésperas do réveillon de 2000. Ao ser levada por Edu para a livraria a fim de ser atendida por primeiros socorros, acaba despertando o amor de Miguel. Ela e Edu, depois de brigas, acabam se envolvendo.

Miguel é bem colocado na vida, com dois filhos: a rebelde e irresponsável Ciça, a mais nova, que questiona todas as ações praticadas pelo pai e, apesar de imatura, ama sua família, e Paulo, o mais velho, que sofre de um certo retardo por causa de um acidente de carro, no qual a sua mãe faleceu, e realiza um exaustivo trabalho de recuperação com a fisioterapeuta Isabel, que é apaixonada por ele.

Edu e Helena acabam se envolvendo em um amor polêmico para muitos que convivem com eles, por serem de diferentes idades, tendo como o principal obstáculo Alma Flora, a tia superprotetora de Edu, que faz de tudo para ver Helena livre de seu sobrinho. O motivo é que ela é incapaz de ter filhos, cuidando dele e de sua irmã Estela como se fossem seus, interferindo muitas vezes na vida pessoal de seus sobrinhos, cuidando também do patrimônio que eles herdaram após a morte dos pais e de seu haras. Eles residem em uma mansão no bairro de Joatinga, junto com o padrasto Danilo, o quarto marido de Alma. Ele é um bon vivant simpático, e bastante mulherengo, com as suas tentativas de seduzir Ritinha, a empregada de sua casa. Rodrigo é apaixonado por Alma, e sonha ser seu quinto marido.

O haras de Alma é cuidado por Pedro, um homem arrogante, duro e antipático. No passado, se envolveu ainda jovem com a sua prima Helena, e hoje, é casado com a floricultora Sílvia, que após vários ciúmes, ele acaba se separando da mulher. Ele conhece a veterinária Cíntia, que depois de tantos machismos, e graças à atração de Cíntia por ele, engatam um romance.

Helena tem dois filhos: Fred, o mais velho, que é um engenheiro que está desempregado. Ele se casou com Clara, uma menina rica que se casou jovem e não consegue se adaptar a uma vida de dificuldades financeiras. Os dois tiveram a filha Nina, que é a desculpa de Clara para Fred alugar um apartamento só para os três. A filha mais nova de Helena é Camila, que estuda literatura em Oxford, na Inglaterra. Ela conhece Edu em uma viagem ao Japão, que vai junto com Helena para visitá-la. Na volta ao Brasil, ela constrói um forte laço de amizade com Edu, pois os dois têm a mesma idade e os mesmos interesses.

Mais tarde, Camila e Edu descobrem que estão apaixonados um pelo outro. Os dois resistem por respeito a Helena que, quando vê que seu namorado está encantado por sua filha, se afasta dele para que ele e Camila sejam felizes, que assumem o amor depois de muitas discussões. Sabendo que Helena está solteira, Miguel decide conquistá-la, com sucesso.

Quem não vê o relacionamento de Edu e Camila com bons olhos é Íris, meia-irmã de Helena, tendo como pai delas o bondoso Aléssio, que é casado com Íngrid, mãe de Íris, que passa a morar com Helena após a morte de sua mãe, baleada em um posto de gasolina tentando salvar sua filha. Ela não se conforma com o romance de Edu e Camila e diz que a filha "roubou" o namorado da mãe, aprontado muitas para tentar separá-los. Íris é apaixonada por Pedro, que a acha uma garota mimada e a trata como uma criança. Ela ainda tem que se preocupar com Cíntia, que sente atração por Pedro. Íris tenta de todas as maneiras separar o casal. Ela ainda desperta o coração do jovem Fábio, que se apaixona por ela.

Yvete, a melhor amiga de Helena e a confidente de seus segredos, é casada com Viriato, um homem boa-gente e de bem com a vida. Ele sofre de impotência sexual, não conseguindo mais se relacionar sexualmente com a esposa, se afundando na depressão cada vez mais, recebendo preconceitos de amigos e outras pessoas.

Em certo momento, Camila fica grávida de Edu e Miguel está quase pedindo Helena em casamento. Tudo isso é abalado com a descoberta de que Camila sofre de leucemia, perdendo o bebê que esperara, e precisando urgentemente de um doador de medula, já que ela e seu meio-irmão Fred não são filhos do mesmo pai.

Sem saída, Helena revela a paternidade da filha: ela é filha de Pedro. Ela ficou grávida de Pedro quando jovem e foi expulsa pelo pai de casa, e apenas só ela e Yvete sabiam desse segredo. Querendo salvar a filha da doença, Helena recusa o pedido de casamento de Miguel e faz um filho com Pedro para salvar Camila.

Capitu é uma universitária e garota de programa junto com a sua amiga Simone. As duas são agenciadas por Fernando. Capitu, com o seu salário, sustenta os pais Pascoal, um intelectual aposentado que trabalha com revisor de livros para Miguel e Ema, uma dona de casa e costureira, e o seu filho, tendo o marginal Maurinho como pai. Ela reencontra Fred, seu ex-namorado extinto de sua vida há algum tempo e se envolve com ele, já que seu casamento com Clara está no final. Por amor a Fred, Capitu decide abandonar a prostituição, para viver com ele. Porém, antes disso, ela passa um verdadeiro inferno, pois Orlando, um ex-cliente obcecado por ela, tenta fazê-la voltar a vida de prostituição tentando assediá-la, e Maurinho perseguindo-a, para conseguir dinheiro.

Fim

Vitória, a filha de Helena, nasce, e consegue curar Camila. Íris se arrepende de suas maldades, Cíntia e Pedro têm uma recaída, Ritinha morre ao parir gêmeos de Danilo. Alma o aceita de volta com os gêmeos. Cíntia e Romeu ficam juntos, Miguel pede novamente Helena em casamento e ela aceita, e os dois se casam em uma Igreja. Ciça se interessa por Ricardo no aeroporto. Três anos se passam e chega o dia da festa do 3º ano de Vitória. Nela já aparecem os casais formados e com filhos: Helena e Miguel, Íris (grávida) e Pedro, Clara (grávida) e desconhecido, Capitu (com filho e grávida) e Fred. Exceto Edu e Camila e Estela e Bento ainda não tiveram um filho.

Temas recorrentes

Doenças
Sentimentos e ações negativas
Sexualidade
Criminalidade

Produção

Exibição

Laços de Família, como a maioria das novelas de Manoel Carlos, é ambientada no Leblon, e com algumas cenas no Japão e em Oxford, na Inglaterra.Ficou no ar entre 5 de junho de 2000, substituindo Terra Nostra, de Benedito Ruy Barbosa, até 3 de fevereiro de 2001, sendo substituída por Porto dos Milagres, de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, totalizando 209 capítulos.

Classificação indicativa na exibição original

Não recomendado para menores de 12 anos.

Abertura

Audiência

A novela teve uma média final de 44,9.[33] Seu primeiro capítulo rendeu 50 pontos de média e 55 pontos de pico.[34]

No dia em que Camila, personagem de Carolina Dieckmann raspou a sua cabeça devido à leucemia,capítulo exibido no dia 11 de dezembro de 2000, a trama chegou a bater picos de 65 pontos, média de 54 e 79% de share, ou seja, de televisores ligados na TV Globo.[35]

Seu último capítulo marcou uma média de 62 pontos, excelente para o horário.[36]

Reexibição

Foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo.Ficou no ar entre 28 de fevereiro, substituindo Deus nos Acuda, de Sílvio de Abreu até 23 de setembro de 2005, sendo substituída por Força de um Desejo, de Gilberto Braga.Teve 150 capítulos, 59 capítulos a menos que sua exibição original.[37]

Classificação indicativa na reprise

Exibição em outros países

Recepção

Prêmios

Troféu APCA[38][39]
Troféu Imprensa[40][41]
Prêmio Internet
TV Press

Deborah Secco, Giovanna Antonelli e Marieta Severo

Prêmio Qualidade Brasil
Melhores do Ano - Domingão do Faustão
Festival Latino Americano de Cine, Vídeo e TV de Campo Grande (2001)[42]

Repercussão

A novela ganhou três paródias do Casseta & Planeta, Urgente!, Esculachos de Família,[43] Chifres de Marília (pelo fato do ator Reynaldo Gianecchini estar namorando Vera Fischer e Carolina Dieckmann na novela, época em que ele estava casado com a atriz Marília Gabriela) e Passos de Quadrilha (devido à festa junina), como o grupo humorístico faz com praticamente todas as telenovelas do horário nobre da Rede Globo.

Elenco

Ator↓ Personagem↓
Vera Fischer Helena Lacerda
José Mayer Pedro Marcondes Mendes
Tony Ramos Miguel Soriano
Carolina Dieckmann Camila Lacerda Ferrari
Reynaldo Gianecchini Edu (Eduardo de Albuquerque Monteiro Fernandes)
Deborah Secco Íris Frank Lacerda Mendes
Giovanna Antonelli Capitu
Luigi Baricelli Fred (Frederico Lacerda Ferrari)
Regiane Alves Clara Ferrari
Soraya Ravenle Yvete
Alexandre Borges Danilo
Helena Ranaldi Cíntia
Júlia Almeida Estela
Juliana Paes Ritinha
Flávio Silvino Paulo Soriano
Júlia Feldens Ciça Soriano
Walderez de Barros Ema
Leonardo Vilar Pascoal
Zé Victor Castiel Viriato
Lília Cabral Íngrid Frank Lacerda
Thalma de Freitas Zilda
Lavínia Vlasak Luiza
Eliete Cigarini Silvia
Xuxa Lopes Glória Azambuja
Carla Diaz Rachel
Henri Pagnoncelli Orlando
Cláudio Gabriel Severino
Monique Curi Antônia
Paulo Zulu Romeu
Daniel Boaventura Alex
Vanessa Mesquita Simone
Luciano Quirino Laerte
Denise Sartori Ofélia
André Valli Onofre
Ana Carbatti Aline
Eliete Cigarini Sílvia Mendes
Inez Vianna Márcia
Flávia Guimarães Ana
Paulo Figueiredo Rodrigo
Luiz Nicolau Maurinho
Marly Bueno Olívia
Umberto Magnani Eládio
Yara Lins Nilda Soriano
Arlete Heringer Marta
Beatriz Lyra Cleide
Caco Monteiro Gervásio
Cléa Simões Irene
Edson Silva Heitor
Participação especial
Ator Personagem
Fernando Torres Alécio Lacerda
Ator Personagem
Marieta Severo como Alma Flora Pirajá de Albuquerque