Jogo da Vida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
Jogo da Vida
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 50 minutos (aproximadamente)
Criador Sílvio de Abreu
País de origem Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Jorge Fernando
Elenco original Glória Menezes
Paulo Goulart
Gianfrancesco Guarnieri
Rosamaria Murtinho
Débora Bloch
Bia Seidl
Maitê Proença
Maria Zilda
Ary Fontoura
Tema de abertura Vida Vida, Ney Matogrosso
Exibição
Emissora de
televisão original
Rede Globo
Transmissão original 26 de outubro de 1981 - 8 de maio de 1982
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 167
Portal Televisão · Projeto Televisão

Jogo da Vida foi uma telenovela brasileira, produzida pela Rede Globo e exibida às 19h de 26 de outubro de 1981 a 8 de maio de 1982. Foi escrita por Sílvio de Abreu, com base em argumento de Janete Clair, e dirigida por Jorge Fernando, Guel Arraes e Roberto Talma. Teve 167 capítulos.

Sinopse

Silas deixa Jordana depois de vinte anos de vida em comum para se casar com uma moça bem mais jovem, Carla. Enquanto ele só conhece a infelicidade, Jordana ascende na vida com a herança de dona Mena, uma velhinha abandonada por sua família, e conhece o amor e o respeito de seu Vieira, o padeiro português amigo de todas as horas.

Para conseguir a quantia de um milhão de dólares escondida dentro de um dos quatro cupidos de bronze deixados por dona Mena, Jordana terá de vencer vários obstáculos, pois os cupidos desaparecem e passam pelas mãos de várias pessoas sem que elas saibam de seu conteúdo. Entre os interessados está a dupla ardilosa Carlito Madureira, que envolve Jordana num jogo de sedução, e Loreta Pires de Camargo, uma socialite falida. Os dois são sobrinhos de dona Mena, que nunca se interessaram pela velhinha, e são capazes de tudo para conseguir a estátua que contém o dinheiro.

A corrida pelos cupidos se entrelaça com outras histórias: Clarita Catita, a jovem dividida entre o amor de Etevaldo, um velho rico e moribundo, e de Badaró, um fora-da-lei boa-praça;as armações de Mariúcha, a doméstica que se infiltra no lar de Oswaldo e Rosana para separar o casal. Há ainda o atribulado romance de Jero, filho de criação de Vieira, e Lívia, filha de Jordana e Silas, abalado pelas perseguições de Flávia, a "Jacaroa do Pantanal", além do casamento por interesse de Carla com Silas, que não faz a jovem enxergar o sincero amor de Adriano.

Elenco

Participações especiais

Trilha sonora

Nacional

Internacional

Curiosidades