Japonês de 9 anos descobre dente de dinossauro

Fóssil de herbívoro foi encontrado em camada de arenito no sudoeste do Japão

FONTE:http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI201488-17770,00-JAPONES+DE+ANOS+DESCOBRE+DENTE+DE+DINOSSAURO.htmL

por New Scientist

Um menino japonês de 9 anos descobriu o dente de um dinossauro do início do período Cretáceo, o mais antigo dos dentes já descobertos no Japão.  O jornal local Mainichi Daily News afirma que o dente pertenceu a um dinossauro herbívoro que ruminava cerca de 110 milhões de anos atrás.

Surpreendentemente, o dente descoberto não é muito maior que o dente de um adulto - 5,7 milímetros de comprimento, 3,7 milímetros de largura e 2 milímetros de espessura. O fóssil foi exibido no Museu de Atividades da Natureza e do Homem nesta semana. Segundo o Mainichi Daily News, o desgaste na ponta do dente sugere que ele caiu do dinossauro quando ele ainda estava vivo. 

O jovem caçador de dinossauros, Shoki Tanaka, desenterrou o dente fossilizado de uma camada de 110 milhões de anos de arenito no sudoeste do Japão. Vários fósseis já foram encontrados nessa região, incluindo um saurópode gigante descoberto por acaso em 2006.

Este é o quarto grupo de dinossauros herbívoros descobertos na área, o que indica a diversidade de animais na região.