Exterminador do Futuro 4 estréia em 5 de junho

 

O filme Exterminador do futuro: a salvação, que estréia no Brasil em 5 de junho, abre a segunda trilogia da saga de O Exterminador do Futuro, cujos dois primeiros filmes foram protagonizados pelo atual governador da Califórnia, Arnold Schwarzeneger. Depois do apocalipse de 2018, John Connor (Christian Bale, de Batman, o cavaleiro das trevas) é o homem destinado a liderar as forças de resistência humana contra a Skynet e suas máquinas exterminadoras de seres humanos.

Vai ser difícil olhar para Bale e desvincular sua imagem do último Batman. Talvez a ideia do produtor tenha sido a de dar um caráter de super-herói a John Connor, um tanto quanto apagado no terceiro filme da primeira trilogia. Nada melhor do que um ator confundido com um personagem de peso, e com os antecedentes de Batman, para emprestar um pouco mais de credibilidade ao personagem e um pouco mais de esperança à humanidade à beira do extermínio. Claro que isso só vamos saber depois de assistir ao filme.

Os seres híbridos apresentados nesta sequência já começam a ficar parecidos também com alguns dos andróides de Blade Runner, que não tinham consciência de sua condição de andróides por causa de implantes de memórias ou até mesmo com o monstro de Frankenstein, feito com um pedacinho aqui outro ali. Não se sabe mais quem é humano e quem é máquina. No primeiro filme as coisas eram bem definidas homem era homem, máquina era máquina. Agora esses ciborgues já estão começando a confundir a nossa cabeça. Mas vamos assistir. O importante é a diversão. E nada como a ficção científica para divertir e nos fazer pensar.

A Warner Bros. anunciou a data de estréia de Terminator Salvation: The Future Begins, o quarto capítulo da saga O Exterminador do Futuro.

A data escolhida foi 22 de maio de 2009, nos Estados Unidos - fim de semana do feriado do Dia da Memória. O mesmo dia em que chegará às telas Uma Noite no Museu 2.

A outra novidade foi a a mudança de locações. Anteriormente planejado para ser rodado na Austrália ou em Budapeste, a produção terá como sede o estado norte-americano do Novo México. As filmagens começarão dia 5 de maio.

O roteiro é de Michael Ferris e John Brancato, a mesma dupla responsável por O Exterminador do futuro 3: A rebelião das máquinas, McG (As Panteras: Detonando) será o diretor. O ator Sam Worthington será Marcus, figura central na nova trilogia ao lado de John Connor (Christian Bale).

A história de Terminator Salvation dará início a uma nova trilogia, centrada na guerra entre homens e máquinas.

Após cometer um grande erro, que acabou na morte de seu irmão e de dois policiais, Marcus (Sam Worthington) é condenado a morte. Na prisão, é visitado pela Dra. Serena Kogan (Helena Bohan Carter), que oferece a ele uma segunda chance, caso ele aceite doar seu corpo para uma experiência científica. Sem perspectivas, o prisioneiro aceita a proposta. Anos depois, ele acorda em uma terra bem diferente daquela em que vivia.

No ano de 2018, o mundo está dominado pelas máquinas. A maior parte dos humanos sobreviventes faz parte da resistência, um grupo de soldados tenta descobrir uma forma de derrotar os computadores e acabar com a ameaça de extinção da raça humana. A maior esperança dos homens é John Connor (Christian Bale), considerado por muitos um messias, mas por outros um simples soldado da resistência.

Marcus conhece o jovem Kyle Reese (Anton Yelchin), e ambos tentam se livrar dos robôs de Los Angeles para se juntarem a resistência. Quando os líderes deste grupo descobrem uma forma de derrotar as máquinas, Connor se propõe a executar o plano. Porém, Kyle é preso e sua vida está em risco. Como apenas John Connor sabe que a morte do garoto representaria o fim da humanidade, ele terá que descobrir uma forma de salvar o jovem, mas um segredo sobre a vida de Marcus pode colocar tudo a perder.

Vinte e cinco anos após o primeiro filme, de James Cameron, O Exterminador do Futuro: A Salvação é lançado, sem a presença de Arnold Schwarzenegger. O longa é dirigido por McG, de As Panteras, que também deve comandar a quinta parte da série. O roteiro é de John D. Brancato e Michael Ferris, de O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas. Mesmo após Schwarzenegger ter declinado a participar do filme, seu personagem ganhou uma cena no novo longa.