COMO TRABALHAR PARA UM IDIOTA

Sinopse

A segunda-feira chegou: e agora? Inútil resistir: eles estão por toda parte. É praticamente impossível construir uma carreira sem passar pela experiência de trabalhar sob as ordens de um chefe prepotente, perfeccionista, inseguro ou apenas incompetente --em suma, um chefe idiota. Por mais que você faça, não importa o cargo, sempre haverá no dia-a-dia a situação de ter de se submeter a alguém com quem você nem sempre considera o modelo ideal.

Para deixar sua vida no trabalho menos estressante - e não um fardo a ser carregado e digerido cotidianamente -, neste livro John Hoover examina todos os ângulos contidos nas hierarquias do mundo corporativo e todos os tipos de chefes que você pode encontrar pela frente em sua carreira, mostrando ao leitor como lidar com cada um deles, como prevenir e superar conflitos e, o mais importante, como sobreviver a essa selva em que a vida no trabalho se transformou.

Leia trecho abaixo.

*

A maioria de nós nunca recebeu nenhuma educação formal ou treinamento na arte da liderança. É comum que eles simplesmente imitem os estilos de liderança e as práticas de seus antecessores.

Embora pareçam indiferentes a quase tudo, os chefes idiotas podem agir dessa maneira para mascarar sua insegurança. Se um empregado faz algo maravilhoso, esse tipo de chefe pode se sentir humilhado, ameaçado em sua capacidade de demonstrar a mesma competência.

Ele pode não ser capaz de identificar o sentimento ou suas origens, mas é capaz de tomar providências para que o empregado sinta o que ele está sentindo. É por isso que nenhuma boa ação escapa impune, e membros da equipe que as executam são rotineiramente constrangidos ou humilhados por seus chefes idiotas.

Se o chefe não tem certeza se a atitude de um membro de sua equipe é boa ou ruim, é provável que ele decida pelo ruim e assuma o controle da situação, só por precaução. É embaraçoso admitir que eu mesmo já fiz isso. Interferi em conversas sobre assuntos que desconhecia completamente só para parecer bem informado. Escolhi citações, termos e frases cujos significados não conhecia e as repetia no meio de conversas. Se ninguém reagia, eu sabia que havia escapado ileso. Se todos se calavam e olhavam para mim, eu agia como se algo estivesse enroscado na minha garganta. Acreditem, existem maneiras melhores de conquistar a confiança e o respeito dos membros de sua equipe do que camuflar sua ignorância.

O aluno torna-se professor

A melhor maneira de não se estressar com um chefe idiota nem cair em desgraça com ele é treiná-lo... sem que ele perceba, é claro! Este será seu trunfo. Prepare seu plano de maneira consistente.

Um professor de psicologia ensinava os conceitos do condicionamento clássico a sua turma quando os alunos viraram o jogo. Uma insidiosa conspiração se formou, e os estudantes combinaram que se sentariam eretos e prestaram muita atenção à aula quando o professor estivesse do lado direito de sala. Quando ele fosse para o lado esquerdo, todos se reclinariam e agiriam com aparente desinteresse. Sem perceber por que, logo ele passou a dar sua aula do lado direto da sala. Sei disso porque eu comecei a conspiração.

Você pode fazer o mesmo com seu chefe. Mostre-se atento e interessado quando ele fizer aquilo que você deseja. Ignore-o, trabalhe vagarosamente ou comporte-se com rebeldia quando ele estiver agindo de forma a aborrecê-lo. Se você prestar atenção ao que o faz feliz ou infeliz com relação ao seu comportamento, em pouco tempo poderá começar a influenciar o que ele diz e faz.

Torne-se um antropólogo amador. Finja que é um detetive da mais alta competência. Observe que tipo de quadro ele pendura nas paredes do escritório e que objetos exibe orgulhoso em sua sala. Que animais estão nos retratos de seu calendário? Ouça as palavras e as frases que ele usa. Ele é literato? Sabe operar um computador? Sabe montar um computador? Sabe escolher seus softwares? Sabe soletrar software? Você é capaz de cumprimentá-lo pelas coisas que ele tão obviamente idolatra, inclusive a criança (argh) bonitinha?

Seja paciente, pratique este método. Mas, acredite, isso não acontece do dia para a noite. Na pior das hipóteses, você vai criar um objetivo que o fará levantar cedo e animado para trabalhar no dia seguinte. Também poderá sentir uma genuína satisfação por estar melhorando o ambiente de trabalho para seus colegas. Não se sinta mesquinho ou culpado por fingir ou adular. É a sobrevivência.

*

"Como Trabalhar para um Idiota"
Autor: John Hoover
Editora: Saraiva
Páginas: 264
Quanto: R$ 39,90
Onde comprar: 0800-140090 ou na Livraria da Folha