Cobras & Lagartos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
 
Cobras & Lagartos
 
Informação geral
Formato Telenovela
Classificação etária Inadequado para menores de 12 anos DJCTQ (Brasil)
Duração 65 min. aproximadamente
Criador João Emanuel Carneiro
País de origem Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Wolf Maya e Cininha de Paula
Elenco original Mariana Ximenes
Daniel de Oliveira
Carolina Dieckmann
Lázaro Ramos
Henri Castelli
Cléo Pires
Carmo Dalla Vecchia
Taís Araújo
Marília Pêra
Eliane Giardini
Totia Meireles
Francisco Cuoco
Elizângela
Maria Maya
Iran Malfitanover todos
Tema de abertura "Alô, alô marciano", Elis Regina
Emissora(s) de
televisão lusófona(s)
Mostrar lista
Transmissão original 24 de abril de 2006- 18 de novembro de 2006
N.º de episódios 179
Portal Televisão · Projeto Televisão

Cobras & Lagartos foi uma telenovela brasileira, produzida e exibida pela Rede Globo, levada ao ar entre 24 de abril e 18 de novembro de 2006, com 179 capítulos.

Foi escrita por João Emanuel Carneiro, com a colaboração de Antônia Pellegrino, Denise Bandeira, Vincent Villari e Márcia Prates, dirigida por Cláudio Boeckel e Marco Rodrigo e Ary Coslov, sob a direção geral de Wolf Maya e Cininha de Paula e núcleo de Wolf Maya com cenografia de Raul Travassos. Contou com Mariana Ximenes e Daniel de Oliveira como protagonistas, Lázaro Ramos, Taís Araújo, Cléo Pires e Carmo Dalla Vecchia como co-protagonistas e Carolina Dieckmann e Henri Castelli como antagonistas.

A trama recebeu a indicação no Emmy 2007 de melhor ator pela atuação de Lázaro Ramos.[1]

Trama

Omar Pasquim é dono de uma grande loja de luxo, a Luxus, que vende de roupas a jóias. O empresário sofre de uma doença que o matará em poucos meses. Ele sabe disso e teme que sua herança vá parar nas mãos de quem não a merece. Omar é de origem pobre e trabalhou duro a vida inteira para construir seu império.

Como não se casou e nem teve filhos, Omar tem como herdeiros naturais sua irmã, a hilária e trapaceira Milu Montini, e seus sobrinhos: a inescrupulosa e perversa Leona, o desajuízado Tomás e a graciosa Bel. Desses todos, apenas Bel merece a consideração do milionário, porque os outros não passam de parasitas interesseiros. O curioso é que sua sobrinha preferida vive às turras com ele, porque o considera egoísta, grosseiro e avarento. E ela não se cansa de dizer a ele que não quer nem um centavo de sua herança.

Enquanto isso, os demais parentes de Omar e até mesmo pessoas próximas a ele e que não pertence a sua família tramam os mais sórdidos planos para pôr as mãos em sua fortuna. Para conhecer as reais intenções de cada uma dessas pessoas, Omar se disfarça de um simpático faxineiro, denominado-se como Pereira e observa o ninho de cobras e lagartos em que vive, sem que saibam que o milionário está por perto.

A vilã Leona, prima de Bel, além de cobiçar a fortuna de Omar, é também amante do namorado dela, o vilão Estevão. Porém, Bel, terá seu amor disputado entre o vilão e o office-boy Duda, sobrinho da batalhadora e romântica Silvana Munhoz. Leona também atrapalhará o namoro de Bel e Duda, quando ela se separar de Estevão. Leona fará de tudo para separar os dois. Leona é um monstro, capaz de tudo por dinheiro. Ela odeia Bel e sente muita inveja. Estevão é filho de Otaviano, um malandro que vive às custas de sua segunda esposa Celina, com quem teve duas filhas: a rebelde Letícia e a compreensiva Júlia, que trabalha na Luxus.

Na parte popular da novela, que retrata o bairro Saara (zona de comércio popular no Rio de Janeiro), além de Duda, também está a família da beata Eva Padilha. Esta vive se martirizando por acreditar que seu maior pecado foi se apaixonar e se casar com um ladrão, Serafim, que apesar da "profissão" é um pai muito amoroso para Jonas, Kika, Madá e Lurdinha. Só que Eva Padilha carrega em si segredos sordidos dos quais teme em revelar, é que involuntariamente, ela possui duas personalidades distintas: a da religiosa Eva Padilha e também da animada Esmeralda, personalidade oposta a de Eva, onde o prazer e a alegria impera em suas escolhas e atituldes, causando muita confusão na vida das demais pessoa a seu redor.

E é também no Saara que vive Foguinho, um malandro que leva a vida à base de mentiras. Ele vive cercado de gente que está louca para vê-lo pelas costas, como seu pai Ramires, a madrasta Shirley e seus irmãos, Sandrinha e Téo. Desde a adolescência, Foguinho é apaixonado por Ellen, vendedora da Luxus que pensa apenas em subir na vida. Por um golpe do destino, a fortuna de Omar, não vai parar só nas mãos de Bel, mas também na de Foguinho, confundido com outro Daniel Miranda (Duda).

E a partir daí, a vida de Foguinho dará uma reviravolta na de todos os outros personagens. Omar morre, e ele ficará rico no lugar de Duda, sabendo que o dinheiro não era para ser dele, e com isso atrairá muitos interesseiros, como Ellen, que o desprezava quando pobre, e que agorá o namorará depois dele rico. A família dele também passará a tratá-lo bem após o dinheiro.

Ele ficará nas mãos de Leona e Estevão, que sabem que a fortuna não era para ser deles. Ellen é a alida dos dois e os três, farão muito mal a Foguinho, Bel e Duda. Malú e seu filho também faram mal a muitas pessoas e desfrutarão de todo o poder de Leona.

Bel desmascara Leona e Estevão, mais já está casada com ele. Ela resolve se separar, mais ele terá direito a tudo o que é dela, inclusive a Luxus, que ela divide com Foguinho.

Ela resolve voltar para Duda, até que descobrem que Foguinho é um farsante. Ele se arrepende após ir preso. Bel e Duda são sempre separados por Leona, dessa vez, Leona o seduz e engravida dele, para se vingar de Bel, que não pode ser mãe e para separar o casal, é claro. Mais ela é tão ruim, que quer se vingar de Duda, por sempre tê-la rejeitado: Ela sabe que ele dará atenção e amor ao filho, e que ele ama crianças. Com isso, ela afastará o filho dele, se casando com Estevão e indo morar fora do Brasil, dando um golpe na Luxus e deixando Bel na miséria. Duda sofre por estar longe do filho, e Bel volta para ele, para tentar fazê-lo feliz, e o perdoa por tê-la traído com Leona, em uma note de bebedeira.

Foguinho passará a ajudar o casal em tudo, como prova de seu arrependimento. Aos poucos, vai se descobrindo as monstruosidades de Leona e Estevão: Eles já matarm muitas pessoas, roubaram, sequestraram. Estevão mantém sua própria mãe dopada num hospício sem ela ser louca, só porque ela sabe de tudo que pode incriminá-lo! Leona e Estevão são uns monstros capazes de tudo!

Bel vai morar com Duda, e enfrenta uma realidade diferente: passa a morar numa casa apertada, no Centro da Cidade, sem luxo e conforto, e passa a trabalhar na lojinha de perfumes de Silvana, tia de Duda. Ela faz os perfumes, já que é perfumista profissional, e ajuda Silvana a vendê-los. Ela faz tratamento para ter filhos com Duda e sofre por isso, já que tem o útero mal formado.

Um ano se passa. Leona volta rica e poderosa dos EUA. Seu filho nasceu aqui escondido de todos e com 3 semanas de vida foi para lá, com Estevão e ela. Leona volta disposta a reativar a Luxus, que esteve fechada por um ano, já que ela deu um golpe milionári em todo o sistema. Ela e Estevão passam a perseguir e torturar todos que passam pelo seu caminho. Leona ainda é louca por Duda, e não descansará enquanto não vê-lo aos seus pés, e para isso usará seu filho para se reaproximar dele. Estevão passa a trair Leona constantemente e a briga do casal é repleta de surras. Leona decide separar Duda de Bel, mais Bel traça um plano: Duda se fingir de apaixonado e dar um golpe em Leona, se casando com ela, e depois tirando tudo dela! Dito e feito: Leona e Estevão se separam, e ele vai morar fora do Brasil com Madá, a filha safada e trambiqueira de Serafim e Eva Padilha. Madá é ingrata e foge de casa com ele, sem dar satisfação aos pais e nem ajudá-los com o dinheiro que ficará de Estevão. Eles eram amantes a tempos.

Leona e Duda casam-se e passam a viver no luxo e no poder. Após um tempo casados, Duda não aguenta mais deitar-se com Leona sem vontade, nem beijá-la mais, pois ama Bel. Ele faz Leona assinar um papel em que passa tudo para o nome dele. Ela desconfia, mais pensa que Duda é ingênuo demais para dar golpes, e ela se surpreende: Ela assina o divórcio e fica na miséria! Ele e Bel casam-se e tiram a guarda do filho dela. Leona se enfurece e promete vingança.

Ela vai morar com a mãe e passa a viver numa decedência financeira total. Ela passa a sair com milionários e em troca de noites de sexo, ela recebe um bom dinheiro. Ela passa a se prostituir em áreas de luxo para ter uma boa vida!

Foguinho continua pobre, mais se torna uma pessoa melhor. Ellen se arrepende de tudo, após quase morrer nas mãos de Leona, e passa a namorá-lo com o coração e eles vão morar juntos e trabalham de faxineiros para ganhar a vida.

Leona resolve se vingar: Bel e Duda reabrem a Luxus e passam a comandar tudo. Duda é tão bom que oferece dinheiro e cargo alto na empesa a Foguinho. Ele recusa, mais Duda o o faz aceitar. Com isso, Leona sequestra seu filho e invade a Luxus de madrugada, totalmente enlouquecida e com muito ódio. Ela liga para Duda, que está deseperado com o sumiço do filho. Ela diz que vai matar a criança se ele não aparecer! Ele vai correndo e ela passa a torturá-lo com palavras cruéis e a humilhá-lo. Amanhece o dia, e eles ficam nesse jogo de palavras. A polícia cerca o prédio. Todos já sabem que Leona os matará. Ela acende o fósforo e diz que tacará fogo em tudo, já que tem gasolina espalhada em toda a empresa. Ela joga o fósforo no chão e tudo explode e incendeia. Foguinho, num ímpeto de arrependeimento e gratidão, se joga no fogo para salvar Duda. Ele consegue resgatar a criança, e entrega a Bel, mais volta lá para salvar seu amigo. Leona grita que eles morrerão juntos e que serão felizes no inferno! Uma pilastra de ferro cai em cima de Leona, que morre esmagada e carbonizada. Foguinho salva Duda, mais ele some nas chamas. Duda entra em desepero.

O tempo passa e Foguinho está entre a vida e a morte no hospital. Ele e Bel doam sangue para o amigo. Ellen sofre e também doa sangue, para salvá-lo.

Estevão volta ao Brasil no dia do enterro de Leona. Milú passa a bajular Bel, fazendo chantagem emocional, para ver se consegue dinheiro. Bel é direta e lhe dá um fora. Milú passa a ser camelô, junto com o filho.

Após um tempo, Estevão aparece morto, com uma tesoura encravada nas costas, e uma facada no peito. Todos suspeitam de Bel, que tinha motivos para matá-lo, pois já sofeu muito nas mãos dele quando era sua esposa. Ele a abusava sempre e a humilhava.

Ela é considerada suspeita e é levada presa. Duda até assume a culpa para salvá-la, mais nem adianta. Ele sai em busca de de provas e do(a) assassino(a).

O tempo passa, Bel é condenada e sofre na cadeia. As presidiárias a humilham e a peseguem.

Duda acha a mãe de Estevão junto com Foguinho e a liberta do hospício. Ela passa a ajudá-los.

O tempo passa. A polícia investiga e acha a assassina: É Madá, a filha ingrata. Ela explica o motivo do crime: Eles eram amantes, ele batia nela, a forçava, e a traía constantemente. Ele a abandona nos EUA na miséria, e ela passa a se prostituir para conseguir voltar ao Brasil para se vingar de Estevão. Ela consegue voltar, após se prostituir por muito tempo.

Ela é presa e condenada. Bel é libertada e ganha uma boa indenização e fica mais rica.

Ela abre no lugar da Luxus uma escola de´música de um lado, e um laboratório de perfumes do outro. O tempo passa e após uns três anos, rica, casad e feliz, criando o filho de Duda junto com ele, ela conseue engravidar! Ela tem um casal de gêmeos e é muito feliz. O tempo passa, e através de pesquisas avançadas, e cirurgia, ela consegue ter mais dois filhos, dessa vez, de forma natural, sem ser em laboratório.

Alguns anos se passam, e eles adotam umas 2 crianças, um casal de irmãos órfãos. Eles passam a terem uma família completa: 7 filhos e um casal unido e apaixonado!

Foguinho e Ellen tem uns 4 filhos e fiam felizes também. Os dois abrem uma loja de sorvete.

Milú vira camelô, e passa as horas vagas aplicando golpes em milionários. Tomás vira garoto de programa para sobreviver e ajudar a mãe.

Elenco

em ordem da abertura da novela
Ator↓ Personagem↓
Mariana Ximenes Bel (Maria Isabel Gonçalves Pasquim)
Carolina Dieckmann Leona Pasquim Montini
Taís Araújo Ellen dos Santos
Daniel de Oliveira Duda (Daniel Salgado Miranda)
Henri Castelli Estevão Pacheco
Lázaro Ramos Foguinho (Daniel Miranda Café)
Cléo Pires Letícia Pacheco
Totia Meireles Silvana Salgado Munhoz
Milton Gonçalves Jair dos Santos
Leonardo Miggiorin Tomás Pasquim Montini
Elizângela Shirley Miranda Café
Ailton Graça Ramires Miranda Café
Iran Malfitano Téo (Teotônio Miranda) / Olavinho (Olavo Menezes de Aragão)
Luíza Mariani Júlia Pacheco
Tânia Kalil Nikki (Nicole Ortega)
Walter Breda Tufi (Tufo)
Maria Maya Sandrinha (Sandra Miranda)
Kayky Brito Nicolas Salgado Munhoz
Bruna Marquezine Lurdinha (Lurdes Padilha)
Gustavo Falcão Jonas Padilha
Christiana Kalache Kika (Francisca Padilha)
Matheus Costa Sushi
Rafael Ciani Geléia (Geraldo Salgado Munhoz)
Mara Manzan Marilene
Fafy Siqueira Valquíria
Cássio Reis Murilo Ortega
Carmo Dalla Vecchia Luciano Botelho / Martim
Stepan Nercessian Bandeira
Victor Peralles Igor
Renato Rabello DJ Macarrão
Leonardo Jabbour Gus
Guilherme Winter Flu
Renata Ghelli Magali
Carolina Magalhães Diana
Tina Kara Karina
Miguel Nader Cardoso
Apresentando
Ator↓ Personagem↓
Nanda Costa Madá (Maria Madalena Padilha)
Atores Convidados
Ator↓ Personagem↓
Otávio Augusto Serafim Padilha
Herson Capri Otaviano Pacheco
Atrizes Convidadas
Ator↓ Personagem↓
Eliane Giardini Eva Padilha / Esmeralda
Ângela Vieira Celina Gonçalves Pacheco
Participação Especial
Ator↓ Personagem↓
Francisco Cuoco Omar Pasquim / Pereira
Cássia Kiss Henriqueta
Luís Melo Orã Munhoz
Marília Pêra como Milu Montini (Maria Lúcia Pasquim Montini)↓

Elenco de apoio

Trilha sonora

Nacional

Capa: Mariana Ximenes

  1. "Pra Ser Sincero" - Marisa Monte
  2. "O Sol" - Jota Quest
  3. "Tiro Onda" - Jair Oliveira
  4. "Quando a Chuva Passar" - Ivete Sangalo
  5. "Outra Vez" - Ivo Pessoa
  6. "Totalmente Demais" - Perlla
  7. "Muito Perigoso" - Preta Gil
  8. "Erva Venenosa" - Rita Lee
  9. "Fullgás" - Marina Lima
  10. "Vento no Litoral" - Legião Urbana
  11. "Alô! Alô! Marciano" - Elis Regina
  12. "The Frog" - Sérgio Mendes, Q-Tip & Will.i.am
  13. "Porto dos Sonhos" - Ricardo Ottoboni & Iuri Cunha

Internacional

Capa: Daniel de Oliveira

  1. "Ooh La La" - Goldfrapp
  2. "Incredible" - The Shapeshifters
  3. "Stickwitu" - The Pussycat Dolls
  4. "Story of My Life" - Frankie J
  5. "From the Bottom of My Heart" - Stevie Wonder
  6. "Jerk it Out" - Caesars
  7. "Advertising Space" - Robbie Williams
  8. "Bom Bom Bom" - Living Things
  9. "The World is Mine" - David Guetta
  10. "Time 2 Love" - Ramada & Gottsha
  11. "No Worries" - Simon Webbe
  12. "Why Don't You Kiss Her?" - Jesse McCartney
  13. "Young at Heart" - Barry Manilow
  14. "Stormy Weather (Keeps Rainin' All the Time)" - Etta James
  15. "So Deep" - House Brothers
  16. "How Insensetive" - Laura Fygi

Trilha Saara

  1. "O Show" - MC Leozinho
  2. "Meu Gol de Placa" - Latino
  3. "Rap do Real" - Pedro Luís e a Parede
  4. "Vira de Ladinho" - Malha Funk
  5. "Malandragem, Se Segure" - Wilson Sideral, Rogério Flausino e Motirô
  6. "Pega Geral" - Dudu Nobre
  7. "Cuidado com o Negão" - Alexandre Pires
  8. "Piriripiti" - Babado Novo
  9. "Pega Leve" - Cariciar
  10. "Eu Já Fui de Você" - Gino & Geno
  11. "Os Corações Não São Iguais" - Hugo e Tiago
  12. "Adio Mânei" - Gleison Túlio
  13. "Levanta a Mão" - Leilah Moreno
  14. "Areia Pro Meu Caminhão" - The Originals

Audiência

O capítulo de estréia de teve média de 35 pontos de audiência, com pico de 38.[2] O capítulo final alcançou índices de 39 pontos de audiência, enquanto eram mostradas as cenas do incêndio que matou Leona. Os índices foram subindo e logo alcançaram um primeiro grande pico de 42 pontos, às 19h21, e logo em seguida 44 pontos, às 19h24 e 47, às 19h37.A média geral foi de 44 pontos, com picos de 49 ocupando assim a vice-liderança entre as novelas mais assistidas do horário das 7 na década de 2000, sendo superada apenas por Da Cor do Pecado, ambas do mesmo autor.[3]

Curiosidades

Prêmios

Melhores do Ano (Domingão do Faustão)