Cinemas têm ação, drama com Dakota Fanning e animação

John Travolta e Denzel Washington dividem "O Sequestro do Metrô 123"

03/09/2009 - 17:58

EPTV.com - Aray Nabuco

Alterar o tamanho da letra A+A-

 

Ação com Denzel Washington e John Travolta, doias dramas, um deles sucesso na literatura dos Estados Unidos, estão entre as estreias da semana, que trazem ainda a animação "Up -Altas Aventuras". Em Campinas, estreia ainda o romance gay "De repente, Califórnia" e o documentário sobre torturas no Iraque, "Procedimento Operacional Padrão".

Cena de "O Sequestro do Metrô 123"Pouco tempo para salvar as vidas de inocentes usuários de metrô dá o ritmo no policial "O Sequestro do Metrô 123", que traz Travolta como vilão e Denzel Washington como o herói que ajudará a polícia a dar um fim nos planos de morte. Até lá, porém, muita correria e estratégias para cercar o vilão, que tomou de assalto um vagão de um trem e exige pagamento de resgate no prazo de uma hora.

Washington faz um funcionário da empresa de trens que tem o azar de estar em seu turno no momento do sequestro. Mas vai usar tudo o que sabe da rede subterrânea para ajudar a polícia a resolver o caso. O desfecho, porém, é incerto, já que os bandidos não têm saída para a fuga.

Drama

A jovem Dakota Fanning estrela o drama "A Vida Secreta das Abelhas", adaptado do livro de Sue Monk Kidd, que ficou semanas entre os mais vendidos nos Estados Unidos e ganhou prêmios.

A história se passa no início dos anos de 1960 na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, quando a segregação racista era dominante nesta região daquele país. Dakota faz Lily, uma adolescente que cresceu envolta em histórias mal contatas, principalmente a morte acidental da mãe quando tinha 4 anos, da qual foi culpada.

Dakota Fanning em "A Vida Secreta das Abelhas"Com pai autoritário, a jovem sofre abusos e vive no ambiente contaminado da desestruturação familiar até se agarrar a uma pista, escrita em um santinho. Junto com Rosaleen, sua melhor amiga e espécie de substituta da mãe, ela se lança em uma viagem ao passado para descobrir mais sobre a mãe, de quem tem poucas lembranças.

Seguindo a indicação, chega a um sítio onde vivem três irmãs apicultoras e um tanto excêntricas, vividas por Queen Latifah, Alicia Keys e Sophie Okonedo. A jovem não apenas descobre a verdade da família, mas uma jornada que mudará toda sua vida.

Problemas

Drama familiar também está em "A Órfã", sobre a tragédia que se abate sobre uma família após uma adoção. O casal vivido por Peter Sarsgaard e Vera Farmiga decidem adotar uma menina após a morte de um de seus três filhos. Mas Esther (Isabelle Fuhrman), que aparentava ser madura e carismática, se revela maléfica e coloca a todos em um inferno.

As salas recebem ainda a animação "Up - Altas Aventuras", sobre um velhinho mau humorado que decide voar na própria casa e leva, de carona e involuntariamente, um garoto escoteiro de 8 anos. Amarrados em centenas de bexigas, a dupla sobe aos céus e enfrenta todas as confusões e aventuras que a jornada pode proporcionar.

Animação "Up - Altas Aventuras"Romance gay

Em Campinas, no Parque Prado, estreia ainda romance gay "De repente, Califórnia", drama sobre um garoto pressionado entre ser o arrimo da família após a morte da mãe; realizar seus sonhos de artista e assumir sua homossexualidade. Em uma única história, o filme aborda várias questões enfrentadas por gays e casais gays, como preconceitos, casamento e adoção de filhos.

Mais que romance gay, o filme é também o retrato de núcleos familiares cada vez mais comuns, com pais separados, filhas adolescentes e com filho etc.

Também em Campinas, mas no Paradiso, estreia o documentário "Procedimento Operacional Padrão", primeiro documentário a escarafunchar as torturas de soldados Estados Unidos praticadas na prisão de Abu Ghraib, no Iraque. O diretor Errol Morris faz uma análise sobre as foto e investiga o que está por trás delas.