Chamas da Vida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
Ir para: navegação, pesquisa
Chamas da Vida
Informação geral
Formato Telenovela
Classificação etária Inadequado para menores de 10 anos i DJCTQ (Brasil)
Inadequado para menores de 12 anos i DJCTQ (Brasil)[5]
Inadequado para menores de 14 anos i DJCTQ (Brasil)
Duração 50 min. aproximadamente
Criador Cristianne Fridman
País de origem Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Edgard Miranda
Elenco original Leonardo Brício
Juliana Silveira
Lucinha Lins
Bruno Ferrari
Amandha Lee
Dado Dolabella
Leticia Colin
Milhem Cortaz
Jussara Freire
Andréia Horta
Lu Grimaldi
Ana Paula Tabalipa
Roger Gobeth
Íris Bruzzi
Juliana Lohmann
Luiza Curvo
e grande elenco
Tema de abertura "Fogo & Paixão", Fábio Jr.
Emissora(s) de
televisão lusófona(s)
Mostrar lista
Transmissão original 8 de julho de 2008- 28 de abril de 2009
№ de episódios 253
Portal Televisão · Projeto Televisão

Chamas da Vida foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Record, que estreou em 8 de julho de 2008 às 21h45 e teve seu término em 28 de abril de 2009, totalizando 253 capítulos. Os capítulos foram exibidos em outros países pela Record Internacional. É de autoria de Cristianne Fridman, em colaboração com Paula Richard, Renata Dias Gomes, Camilo Pellegrini e Nélio Abbade. A direção é de Roberto Bomtempo, Rudi Lagemann e Rogério Passos, e a direção geral, de Edgard Miranda.

Apresentava Leonardo Brício, Juliana Silveira, Bruno Ferrari, Amandha Lee, Lucinha Lins, André Fillippi di Mauro, Lisandra Parede e Sandra Pêra nos papeis principais.

Chamas da Vida escondia um mistério que durou por muitos meses: Quem o misterioso incendiário da novela? No último capítulo, a autora da novela revelou a identidade do incendiário, junto com o desfecho da vilã Vilma. Na verdade são dois incendiários: Um incendiário, que foi revelado ser Leo, e um co-incendiário, que foi revelado ser Darlene. Na verdade esses dois são irmãos e são filhos do legista subornado por Vilma, para mentir sobre a morte de João, esposo de Vilma. A vilã morre em uma explosão, após ser trasferida para um presídio, acusada de explodir o carro de Arlete, mãe de Carolina, protagonista principal da novela, em uma perseguição entre as duas (Vilma e Arlete), quando o verdadeiro autor do crime foi Leo, o misterioso incendiário.

Tramas

Pedro é um soldado-bombeiro que mora em Tinguá. Após a morte de seus pais, passou a cuidar dos três irmãos: Viviane, Rafael e o criminoso Antônio, que trabalha na fábrica de sorvetes GG. Às noites, Antônio integra uma gangue que pratica atos de vandalismo pelo bairro, o que faz com que sua convivência com Pedro não seja nada harmoniosa. Pedro namora Ivonete, irmã gêmea de Wallace, seu amigo de infância.

Carolina é a única filha de Walter, dono da GG, e de Arlete. Mora na Urca e gerencia sua própria produtora de vídeo. Namora Tomás há três anos. Está prestes a se casar com o namorado, sem suspeitar que o rapaz não a ama e só se interessa na fábrica de seu pai. A ardilosa e cruel Vilma, mãe de Tomás, quer que os dois se casem para que a família dela possa retomar o controle da GG, uma vez que seu finado marido João fundou a fábrica em sociedade com Walter, que desfez a sociedade após suspeitar que João o estava roubando, tomando o controle de toda a fábrica.

Pedro e Carolina se conheceram na infância, mas perderam o contato. Após um incêndio, provocado por Antônio durante uma confraternização dos funcionários da fábrica, Pedro e Carolina são reapresentados por Vó Tuquinha, e logo se encantam um pelo outro, o que causa ciúmes imediatos em Tomás. Antônio é denunciado por um segurança da fábrica e acaba perdendo o emprego, o que complica mais ainda seu relacionamento com o irmão.

Carolina, que estava filmando o incêndio na confraternização, volta à fábrica para buscar sua câmera e se vê encurralada quando um incendiário misterioso coloca fogo na sala de Walter e na de experimentos químicos. Durante a ação do corpo de bombeiros, Wallace acaba forçando Pedro a salvar a si mesmo e a Carolina em vez dele, morrendo então no incêndio..[1] A gangue de Antônio estava pichando a fábrica na mesma noite do incêndio (para vingar o fato dele ter sido demitido algumas horas mais cedo), e as suspeitas recaem sobre ele em Tinguá.

Percebendo o interesse mútuo que Carolina e Pedro sentem um pelo outro, Ivonete decide se aliar a Tomás, que, por sua vez, está interessado por ela. Enquanto isso, Vilma falsifica uma apólice de seguros para que as suspeitas do incêndio recaiam sobre Walter.

Depois de uma Rave no Ferro-Velho, alguém rouba as placas da Fênix que Vilma deixa no carro tunado de Antônio e, tempos depois, um incendiário misterioso (com as placas da fênix roubadas) incendeia os lugares para incriminar Vilma. O último incêndio foi uma explosão na cela do presídio onde estava Dona Vilma, esta explosão ocorreu no último da novela (28 de Abril de 2009).

A Gangue do Ferro-velho

A gangue do Ferro-velho é comandada por Marreta. Manu, Telma, Jairo e Leo também fazem parte da gangue. Antônio e Beatriz já fizeram parte da gangue, mas foram expulsos posteriormente.

Esta gangue pratica vandalismos diversos, como pichações, soltar balões e rachas.

Grande parte da trama envolvendo o núcleo gangue do ferro-velho se deu entre disputas de Marreta e Manu contra Antônio. Depois da morte de Jairo e Antonio,o comando fica com o Marreta, Manu, Leo e Beatriz

Pensão da Vó Tuquinha

A pensão de Vó Tuquinha é o lugar mais agitado de Tinguá. Lá moram Vó Tuquinha(dona da pensão),Tia Catarina, Ivonete, Cazé, Raíssa, Suelen, Junior, Lourdes e o comandante Eurico. Antes de Tinguá descobrir que Lipe era um pedófilo, ele morava na pensão.

Corpo de Bombeiros de Tinguá

O Corpo de Bombeiros de Tinguá é comandado pelo tenente-coronel Eurico. Cazé, Pedro, Guilherme e Junior também integram ou integraram o corpo de bombeiros.

Fatos relevantes deste núcleo incluem o relacionamento conturbado entre Junior e seu próprio pai (Eurico). Especialmente no que diz respeito ao tratamento dispensado por este último ao bombeiro Pedro, de quem Junior sente ciúmes.

Em um incêndio, Junior achou uma placa da fênix mas desobedeceu seu pai ao não manter segredo sobre a descoberta.

Fábrica de Sorvetes GG X Vilma

Walter é o dono da fábrica de sorvetes GG. Casado com Arlete e pai de Carolina, Walter foi criado em Tinguá. Abriu a fábrica em parceria com o amigo João. Uma série de problemas fez com que a parceria acabasse. Depois da morte do ex-sócio, Walter se sentiu responsável pela família do amigo, a esposa Vilma e os filhos, Tomás, Beatriz e Guga. Passou a fazer tudo ao seu alcance para ajudá-los. Não imagina que Vilma o culpa pela morte do marido, por causa da dissolução da sociedade.

Walter enriqueceu e o ódio de Vilma cresceu na mesma medida. No incêndio da fábrica de sorvetes GG, o primeiro acusado foi Antônio, pois na mesma noite do incêndio, a gangue pichou a fábrica. O segundo acusado foi Walter, acusado porque as pessoas acharam que tinha colocado fogo na fábrica por causa do dinheiro do seguro. O terceiro acusado foi Vilma, pois sempre quis ficar com as fábricas.

Dois incendiários!

Vilma recebeu um telefonema de uma pessoa desconhecida, que matou Walter, Andressa, Miguel, Arlete e Vilma, e colocou uma bomba em uma das quentinhas da Vó Tuquinha, que foram destribuídas aos presos da delegacia do delegado Fausto, o que causa uma grande explosão na delegacia. Essa "pessoa desconhecida" deixa placas da fênix como assinatura no local do incêndio, assim como Vilma, o que faz todos pensarem que ela (Vilma) seja culpada por esses novos incêndios. E no último capítulo de Chamas da Vida foi revelado que o personagem Leo era o misterioso e temido incendiário.

Mercedes: a tia de Pedro, Antônio, Vivi e Rafa

Mercedes, a tia de Pedro, Antônio, Vivi e Rafa volta mancomunada com Vilma para tirar a guarda de Vivi e Rafa de Pedro. Para isso, ela ganha a confiança de Vivi e Rafa, que acabam ficando contra ela após descobrirem o conluio com Vilma.

É ambiciosa, sempre recebia notícias de seus sobrinhos por Vilma, para que ela ficasse mais informada sobre os "deslizes" de Pedro com seus irmãos, para que assim, pudesse voltar "sabedora" da vida de Pedro, para que consiga tirá-lo da guarda de seus irmãos.

Nunca se importou com os sobrinhos, por exemplo: na morte de Antônio, depois que Antônio morreu, ela (Mercedes) não se importou nem um pouco com o sobrinho.

Venceu em duas audiências, na disputa da guarda de Vivi e Rafa: a primeira foi quando Vilma armou um plano para que Pedro, chegasse embriagado na audiência, e deu certo, já na segunda audiência, foi a disputa da "guarda definitiva" de Vivi e Rafa. Nessa audiência, Vilma não arma nenhuma armadilha para Pedro, mas mesmo, Pedro chegando na audiência em "bom estado", ele acaba perdendo a guarda dos irmãos, pois o advogado de defesa de Mercedes consegue confundir as testemunhas, fazendo com elas falassem os "defeitos" dos irmãos de Pedro, como: o fato ocorrido com Vivi, em relação a Lipe, o fato de Antônio ser um toxicomaníaco, e Rafa sofrer de asma, e também, quando ela levou Rafa ao hospital, quando ele teve um "ataque de asma", e ainda pagou os exames. Nesse dia, Pedro havia deixado Antônio se responsabilizar por Rafa, mas Antônio foi embora e deixou Rafa sozinho.

Após perder a guarda definitiva dos irmãos para Mercedes, Pedro entra em depressão, e fará de tudo para recuperar a guarda de seus irmãos.

Mercedes deseja conhecer a Europa, mas seus sonhos vão por "água a baixo", após Dona Vilma ser acusada de explodir o carro de Arlete. Então a Tia Mercedes volta para Resende com as "mãos abanando".

Soropositivo!

Guilherme descobriu que é soropositivo, o que preocupou sua família, já que ele nunca procurou ajuda médica. Guilherme também se separou de sua namorada Michele, com medo de contaminá-la, mas depois volta com ela, após prometer que vai procurar ajuda médica. Mesmo assim os dois terão que enfrentar Suzana, a mãe de Michele, que não aceita o namoro dos dois, com medo de Guilherme contaminar Michele.

O preconceito de Suzana vai além dos limites. Ela já fez vários escândalos para que Michele, abandone Guilherme, chegou a humilhar Guilherme, e até a sqüestrar Michele, sua própria filha, trancando-a em um hotel. Mas com a ajuda de Carolina, Guilherme salva Michele.

Esse preconceito, levou, Rosiclair a prestar queixa contra Suzana. Michele fica inconformada, mas consegue entender que o preconceito da mãe foi além dos "limites".

Na audiência, de Suzana, ela nega tudo o que Rosiclair disse contra ela, diz até que Michele vivia reclamando, que Guilherme é muito "mulherengo", mas ela (Suzana) sabe que cometeu um crime de injúria com Guilherme.

No final ela (Suzana) perde a audiência, e vai morar com o pai de Michele, sem ao menos se despedir da filha.

O segredo de Raíssa

Raíssa esconde um grande segredo, Gabriel não é seu irmão, e sim, seu filho, pois quando Raíssa era pequena, ela era abusada, por um pedófilo chamado Augusto. Então, desse estupro surgiu Gabriel. Então, os pais de Raíssa, a obrigaram dizer a Gabriel, que Raíssa é sua irmã, e que ele é filho dos pais de Raíssa. Então, Gabriel cresceu, achando que Raíssa é sua irmã.

Telma descobre por Júnior, o segredo de Raíssa, então, Telma começa a chantagear Raíssa, pensando que Raíssa quer tirar Junior dela. Telma manda Raíssa se afastar de Junior, ou Telma revela o segredo de Raíssa a Gabriel.

Telma, encontra Raíssa dentro do guarda-roupas de Junior, e sai para contar a verdade a Gabriel, mas Raíssa consegue fugir com Gabriel a tempo, antes de Telma contar a verdade a ele.

Raíssa volta a Tinguá, com muito dinheiro e tenta comprar o silêncio de Telma, mas o ciúme de Telma é grande, e agora que Raíssa voltou, ela (Telma) fará de tudo para contar a verdade a Gabriel. Então Telma descobre que Raíssa escondeu Gabriel na casa de Pedro, então liga para lá fingindo ser Raíssa. Carolina atende. Telma diz para Carolina levar Gabriel a uma pracinha. Carolina vai até a pracinha com Gabriel. Raíssa chega a casa de Pedro e pergunta por Gabriel. Pedro diz que Gabriel foi com Carolina a pracinha, como ela (Raíssa) pediu por telefone. Raíssa diz a Pedro, que quem estava no telefone era Telma fingindo ser ela.

Carolina chega a pracinha com Gabriel. Raíssa aparece diz a Carol, que era Telma, quem estava falando no telefone, fingindo ser Raíssa. Carolina e Raíssa saem com Gabriel, mas Telma aparece e conta a verdade a Gabriel.

Gabriel sai correndo, e Raíssa vai atrás dele. Carolina bate em Telma e a chama de "safada". Telma diz que vai dar queixa contra Carolina, e ela (Carol) não dá importância às palavras de Telma.

Gabriel vai à reserva e Raíssa vai atrás. Raíssa pede para Gabriel parar de fugir. Gabriel diz que odeia Raíssa. Gabriel escorrega em uma pedra e cai de um penhasco, mas se segura em um galho. Raíssa pede para Gabriel se segurar e ele (Gabriel) diz que vai cair.

Os Bombeiros chegam, e Junior desce no penhasco para salvar Gabriel, e consegue, mas depois de tudo, Gabriel continua odiando Raíssa.

O pedófilo Lipe

Chamas da Vida mostrou o pedófilo Felipe, o Lipe. Antes de conhecer e abusar de Vivi, Lipe abusava de outra menina, Izabel. Conheceu Vivi pela internet. Quando chegou em Tinguá, Lipe fingiu ser professor. No início Vivi pensava que Lipe era um rapaz "bonzinho", mas logo Lipe começou a abusar dela e a ameaçar para ela não contar para ninguém que ele é um pedófilo. Depois que Lipe estuprou Vivi, ela começou a agir, estranho.

Lipe continuou a abusar de Vivi, até ser descoberto e procurado pela polícia. Para escapar da polícia, Lipe fugiu pro Maranhão. Lá, Lipe pegou um cadáver e o botou dentro de um carro e pôs no bolso do cadáver seus documentos e no dedo do cadáver seu anel (que nunca tinha tirado de seu dedo). Depois pôs fogo no carro e ligou para a polícia, disfarçando a voz. Como os documentos de Lipe e seu anel estavam no cadáver, todos acreditaram que ele tinha morrido.

Além de abusar de Vivi, Lipe também seqüestrou Demorô e matou André. Lipe é encontrado pela polícia, e foi informante do Delegado Fausto na delegacia, para descobrir o ligação de Vilma com Xavier. Mas Lipe descobre que foi usado pelo delegado e é encaminhado para o presídio e pagará por muitos anos por tudo que fez a Vivi e outras vítimas.

A reaparição de Lipe

Após fojar a própria morte, Lipe reaparece em Tinguá, fingido ser o Dr. Frederico. Ele gastou todo o dinheiro do assalto na maquiagem para parecer um idoso.

Ele (Frederico) reaparece conversando com Guilherme e Michele e reaparece novamente ligando para a pensão da Vó Tuquinha querendo um quarto, mas na pensão, não há vagas. Ele vai a casa de Pedro perguntando se lá tem quarto para alugar, mas é reconhecido por Vivi.

O Filho de Guilherme e Michele

Guilherme e Michele pretendem ter um filho, mas para isso Michele terá que ter seu filho em um laboratório, porque Guilherme e Michele só podem transar com camisinha. Para isso, será recolhido um espermatozóide de Guilherme, para que possa ser limpo, já que o "esperma" vai estar infectado, depois disso o espermatozóide será inserido num dos óvulos de Michele, na primeira tentativa Guilherme não consegue colher o material, mas ele (Guilherme) cria coragem e faz a coleta do material pela segunda vez, e desta vez dá certo. Mas, para a tristeza de Michele, ela acorda suja de sangue e descobre que perdeu seu filho. No final, acabam adotando uma criança de um orfanato, o pequeno Bruno. E, logo Michele engravida de mais dois gêmeos. Agora são três filhos para a felicidade do casal ficar completa.

O Filho de Cíntia

Cíntia revela para Demorô que está grávida de Guga. Cíntia chora e Demorô diz que vai com ela no médico, já que ela não quer contar para ninguém que está grávida. Brito escuta uma conversa de Demorô com Cíntia no telefone, e acha que é Demorô quem será pai e que Vivi é quem está grávida. Brito conta o que supostamente ouviu sobre Demorô para Margareth. Margareth se assusta e desmaia. Cíntia diz que está com medo de seus pais descobrirem que ela está grávida. Demorô pergunta se ela (Cíntia) não vai contar, que está grávida, para Guga e Cíntia diz que não quer que ele fique com ela por causa disso.

Brito e Margareth contam para Carolina que Vivi está grávida de Demorô. Carolina fica atônita. Vivi fica sabendo que Cíntia está grávida, ela pergunta a Cíntia se o pai desse filho é Guga e Cítia nega. Vivi pergunta para Cíntia, se ela e Demorô transaram. Cíntia confirma e mente para Vivi e diz que o pai desse filho é Demorô. Vivi fica decepcionada, mas diz que ajudará Cíntia.

Os pais de Cíntia ficam sabendo que ela está grávida, então ela (Cíntia) vai a casa de Brito. Cíntia chega na casa de Brito. Demorô pergunta a Cíntia se ela contou para Vivi que está grávida de Guga. Cíntia diz que teve que mentir e diz que contou para Vivi, que ele (Demorô) é o pai do filho dela. Demorô diz a Cíntia que o que ela fez foi "safadeza". Cíntia diz que foi por uma boa causa e pede para Demorô assumir esse filho. Demorô diz que não vai assumir esse filho. Margareth e Brito ouvem Demorô e dizem a ele (Demorô) que ele terá que assumir esse filho, Demorô vai contar o engano a Brito e Margareth, mas fica com pena de Cíntia e diz que vai assumir esse filho, que na verdade é de Guga.

O pai de Gabriel

Gabriel pergunta à Raíssa sobre o pai dele e ela diz que ele foi para os Estados Unidos e ela não sabe como encontrá-lo. Gabriel insiste que ela o procure e Raíssa fica constrangida. Ele tenta fugir da pensão, mas Lourdes o impede. Ele diz que vai procurar o pai dele. Gabriel é agressivo com Raíssa e ela promete que vai entrar em contato com o pai dele. Raíssa fica triste.

Raíssa diz a Junior que vai contratar um ator para se passar por pai de Gabriel. Raíssa consegue um ator. Dantas chega na pensão e conhece Gabriel. O menino diz que estava ansioso para conhecer o pai. Raíssa fica feliz por seu plano estar dando certo, mas Vó Tuquinha a repreende.

O Final trágico do assalto da Gangue do Ferro-Velho

Na reta final de Chamas da Vida, os maus elementos começam a ver seus sonhos de grandeza fácil caindo por terra, inclusive literalmente. Depois de incorporar uma faceta e escavar um túnel para tentar botar a mão no dinheiro de Gastão, a gangue do ferro-velho é surpreendida pelo acidente que os prende debaixo da terra. Mas o susto não é nada diante do desdobramento mais trágico do assalto: atingido por uma grande pedra nas pernas, Diego fica à beira da morte diante dos amigos. Aflito, Marreta tenta desesperadamente encontrar uma saída para resgatar o companheiro, mas não tem jeito.

Sob os olhares enternecidos da gangue, o rapaz pede perdão por todas as besteiras que fez e afirma que a única coisa que queria era a amizade do grupo. Diego sorri e morre.

E as dificuldades dos assaltantes não param por aí: ao descobrirem que seu dinheiro sumiu, Gastão e Tadeu logo desconfiam do envolvimento de Manu. E aí, nem com muito "jogo de cintura" Beatriz consegue fazer com que o rapaz desista de investigar cada detalhe da vida da amiga.

Pelo visto, é chegada a hora do castigo.

A Morte de Arlete

O temido incendiário de Chamas da Vida ataca novamente, no último capítulo da novela. O incendiário liga para Vilma marcando um encontro e diz a ela que se revelará, ele também liga para Arlete marcando outro encontro no mesmo local onde ele marcou um encontro com Vilma, mas Arlete acaba pensando que é Vilma com um misturador de vozes.

Arlete, Pedro, Carolina, Eurico, Fausto e vários policiais vão a esse encontro. O plano é Arlete ficar com uma escuta no ouvido para gravar Vilma confessando seus crimes. Vilma aparece, mas logo percebe que é uma armadilha. Vilma entra no carro, Arlete também entra no carro, e Carolina segue as duas. Então as duas aceleram, então começa uma perseguição. O incendiário observa as duas, escondido e espera para acionar bombas que ele mesmo enterrou na estrada para matar Arlete, para que Vilma seja acusada desse crime.

Arlete se aproxima das bombas e ambas começam a explodir ao seu redor, Carolina se apavora. os policiais e os bombeiros entram em ação e vão atrás. O incendiário prepara outra bomba. Arlete continua a seguir Vilma. Vilma se aproxima da outra bomba enterrada pelo incendiário, Arlete se aproxima da bomba, o incendiário aperta o botão e a bomba explode o carro de Arlete. Carolina para o carro e vê o carro da mãe em chamas e diz que vai matar Vilma.

Carolina corre atrás de Vilma. Ela põe seu carro na frente do carro de Vilma e corre a toda velocidade em direção contrária. Os dois carros se chocam, mas Carolina e Vilma são salvas pelos airbgs.

Carolina sai do carro e parte para cima de Vilma. Carolina começa a bater em Vilma. A polícia aparece e empede a briga. Vilma é presa, acusada de matar Arlete.

O fim de Lipe, Lincon e Xavier

Após ser preso e mandado para o presídio, Lipe, Xavier e Lincon decidem se unir para não serem mortos pelos presos. No meio do "Banho de Sol", Bigorna, Peteleco (presos por Xavier) e outros presidiários fazem uma briga no pátio do presídio e Xavier acaba sendo ferido e levado na enfermaria.

No meio da noite, Bigorna, Peteleco e os outros presos fazem uma rebelião. Na enfermaria, Quando Xavier decide fugir aproveitando a rebelião, Peteleco e Bigorna aparecem. Peteleco mata Xavier com uma facada na barriga. Ele e Bigorna decidem ir atrás de Lipe para abusá-lo. Chegando na cela de Lipe, Bigorna o abusa, mas não o mata. Lincon só observa.

A Morte de Manu e Marreta

O círculo se fecha para a bad-girl Manu e para o trabalhador Marreta.

Marreta devolve Tadeu a Gastão (que havia seqüestrado junto com Beatriz e Leo, que acabam deixando Marreta na mão. Beatriz, pega um caminho errado e já que Leo é o "incendiário misterioso", teve que deixar Marreta para preparar o presente de Vilma na prisão). Então Gastão devolve Manu a Marreta (que também havia seqüestrado). Após a troca dos dois (Manu e Tadeu), Gastão e Tadeu começam a atirar em Manu e Marreta. Os dois entram no carro e são perseguidos por Tadeu, Gastão e os capangas de Gastão. Tadeu manda os capangas pegarem um atalho para bloquearem Manu e Marreta.

Manu e Marreta são bloqueados pelos capangas de Gastão. Tadeu e Gastão saem do carro com aramas da mão. Manu diz para Marreta que "ferrou". Marreta pede para Manu olhar nos seus olhos. Marreta diz que ama Manu e Manu diz que ama Marreta. Os dois seguram as mãos. Gastão manda os capangas atirarem. Então todos começam a atirar no carro onde estão os dois.

Manu e Marreta prestes a morte pensam no filho deles balançando no jardim da casa deles. Os dois se olham e morrem. Beatriz e Leo vão ao enterro dos dois. Leo diz que Marreta morreu achando que os dois deixaram ela na mão. Leo pergunta se Beatriz vai no casamento de Pedro e Carolina e Beatriz diz que não, e diz que vai embora.

A Morte de Diego

Leo perde o mapa do esgoto da mansão de Gastão, então a gangue do ferro-velho fica perdida na tubulação do esgoto depois que assalta a mansão de Gastão. Marreta, Manu, Beatriz, Léo e Diego tentam achar a saída, mas não encontram. Para iluminar o local, Diego acende, sem querer, uma bomba, que explode. As paredes da tubulação começam a cair e todos são soterrados. Todos se salvam, mas as pernas de Diego ficam presas em uma pedra, sem contar que ele está sangrando muito. Manu, Marreta, Beatriz e Leo tentam remover a pedra que está por cima das pernas de Diego, mas não conseguem. Diego diz que acha que vai morrer. Marreta diz que vai achar a saída e procurar ajuda. Marreta corre pelo esgoto, desesperado e preocupado com Diego. Diego pede deculpas a Manu, Beatriz e Léo, por ter feito tanta besteira, mas diz que só queria a amizade deles e uma vida boa. Diego dá seu último sorriso e morre.

A Morte de Telma

A jovem com distúrbio mental, Telma têm o seu fim em tragédia. Após seqüestrar Junior, e mantê-lo em cativeiro, Telma é descoberta pela polícia e então ela tenta fugir com Junior de carro, então começa uma longa perseguição. Enquanto, Telma tenta fugir de uma viatura, Fausto põe sua viatura na frente para que ele e Bastos possam bloquear Telma. Telma continua fugindo e se depara com a viatura de Fausto. Junior diz a Telma para se entregar, pois tudo já acabou. Telma diz que se ela não pode ter Junior, os dois morrerão juntos. Então, Telma acelera o carro e vai em direção a um penhasco, ela aumenta a velocidade e o carro despenca do penhasco e Junior é cuspido para fora do carro. Fausto e Bastos ficam perplexos. Alguns segundos após o carro cair do penhasco, surge uma enorme explosão. Eurico ver a fumaça e percebe que o carro explodiu. Eurico se apavora e todos tentam acalmá-lo. Todos ouvem uma voz pedindo ajuda, e percebem que é Junior seguro no penhasco. Eurico se emociona e salva o filho. Junior é levado para a ambulância e Eurico diz a ele (Junior) que o ama muito.

A Morte de Antônio

O bad boy Antônio, personagem de Dado Dolabella, deixará Chamas da Vida.

"Após Pedro cair na armadilha de Vilma e chegar na audiência (para ver quem ficará com a guarda de Vivi e Rafa) embriagado, com o estado lastimável de Pedro, o juiz decide que a guarda de Rafa e Vivi ficará com Mercedes por vinte dias, até chegar audiência final". Antônio fica revoltado com a decisão do juiz e tenta matar Vilma, para que ela não fique com a guarda de seus irmãos, Rafa e Vivi. Ele diz a Vilma que "essa é a única forma de impedi-la de prejudicar sua família".

Quando percebe que Antonio vai mesmo atirar, Vilma tenta se defender segurando a arma, que acaba disparando acidentalmente. Antonio é atingido e percebe que vai morrer. No entanto, ele tem tempo de dizer à Beatriz, que a ama e sente muito por não poder casar-se com ela. Antes ainda de morrer, pede desculpas aos irmãos Pedro e Vivi.

Entrevista com Dado Dolabella, o Antônio:

No jornal Folha de S. Paulo, no dia 27 de março de 2009 (sexta-feira), Dado Dolabella comentou sobre os boatos que envolveram sua saída da novela Chamas da Vida.

Cquote1.png Estar em Chamas da Vida foi algo maravilhoso para mim. Comecei como antagonista, rivalizando com o protagonista, personagem do Leonardo Brício. Não tenho como expressar direito minha felicidade. Essa novela foi maravilhosa e fiz com tanto carinho! Considero o Antônio o personagem de minha vida. Ele viveu de tudo, na trama. Foi mau ao extremo, depois foi preso, entrou em coma e teve a chance de reavaliar sua vida Cquote2.png

, contou o ator.

Sobre as brigas com o elenco de Chamas da Vida, ele é sucinto:

Cquote1.png O elenco inteiro é maravilhoso. Todos são instigados diariamente por nossa autora (Christianne Fridman), que é dona de uma criatividade única Cquote2.png

, disse ele.

A Morte do Personagem

De acordo com Dado Dolabella, a morte de seu personagem é um final plausível e aguardado por ele.

Cquote1.png O Antônio não vai desaparecer simplesmente. Ele terá a chance de, ao perceber que vai morrer, dizer tudo o que sente por Beatriz, por quem é apaixonado, e até fazer as pazes com algumas pessoas importantes em sua vida Cquote2.png

, adiantou o ator.

[editar] O desfecho de Vilma

O desfecho de Vilma ocorre após a revelação do "incendiário misterioso".

Vilma vai ao encontro do incendiário e se depara com Arlete, que tenta a obrigá-la a confessar seus crimes. Mas Vilma foge e Arlete vai atrás dela. Começa uma perseguição e o incendiário prepara suas bombas que estão enterradas na estrada. Arlete aumenta a velocidade e as bombas do incendiário explodem em volta de seu carro.

Arlete continua a perseguir Vilma e se depara com uma bomba que explode seu carro. Carolina, que estava atrás de Arlete, se enfurece e corre a toda velocidade atrás de Vilma. Ela põe seu carro na frente do carro de Vilma, e corre em direção contrária, em direção ao carro de Vilma. Os dois carros se chocam, mas os airbags salvam as duas. Carolina sai do carro e parte para cima de Vilma, que diz que foi o incendiário quem matou Arlete. A polícia aparece e prende Vilma, por ela supostamente ter matado Arlete, quando na verdade foi o incendiário.

Vilma é transmitida para o presídio. Após três meses de prisão, Vilma recebe um presente na cadeia: um urso de pelúcia com um celular. Ela atende uma ligação e do outro lado da linha está Leo, que revelou ser o verdadeiro incendiário.

Ele disse que fez isso para vingar a morte de seus pais, provocada por Vilma no passado. Assumiu ainda que ele e sua irmã, Darlene, esperaram anos por esse momento. Leo anuncia que em breve Vilma terá sua liberdade: 10 segundos depois, uma bomba explode na cela.

Revelação do incendiário misterioso

No último capítulo de Chamas da Vida, foi revelada a identidade do misterioso incendiário. Foi revelado que, na verdade, não são só um incendiário e sim dois. Esses incendiários são Leo e Darlene. Esses dois, na verdade, são irmãos, o pai deles era o legista que foi subornado por Vilma para alterar o laudo da morte do marido da vilã. Só que o médico não queria aceitar participar do golpe e Vilma, para convencê-lo, matou sua mulher. Ou seja, Leo e Darlene ficaram órfãos de mãe e planejaram a vingança.

Darlene era a "escuta" de Leo dentro da casa de Vilma. Já o grafiteiro mexia com produtos químicos, era um bombeiro frustrado, próximo de Vilma e ainda tinha fixação com o símbolo da fênix.

Quem descobriu a identidade desse incendiário foi Vilma, que é transferida para o presídio acusada de matar Arlete, quando, na verdade foi o incendiário. Três meses depois , Vilma recebe um ursinho de pelúcia, com um celular dentro. O celular toca, dentro do ursinho e Vilma rasga o ursinho e atende o celular, e quem atende é Leo, que se revela como fênix e revela também sua parceria com Darlene, sua irmã. Leo diz que ele e Darlene esperaram anos por esse momento. Leo diz que Vilma terá sua liberdade. Vilma pergunta se Leo vai ajudá-la a sair da prisão. Leo pede para Vilma olhar atrás do ursinho e desliga o celular. Vilma encontra uma bomba prestes a explodir. 10 segundos se passam, Vilma diz: "Fênix" duas vezes, e sua cela explode.

Temas recorrentes

Produção

A telenovela se situava no Rio de Janeiro, mais especificamente na Baixada Fluminense, tendo como cenários bairros como Tinguá, Urca e Flamengo.[2] Tinguá é um dos grandes destaques da trama, com a corporação de bombeiros da qual faz parte o protagonista, Pedro, sendo responsável por essa área, onde também se situa a Reserva Biológica Federal do Tinguá, local das primeiras cenas que foram ao ar (uma simulação de resgate).

Mudanças de intérpretes

A princípio o personagem principal, o bombeiro heroí Pedro, havia sido oferecido a Marcelo Serrado, mas as negociações não foram para frente.

A princípio, na primeira sinopse da novela, Bruno Ferrari, o Tomás interpretaria o rebelde Antônio.

Para dar vida a protagonista da trama, a doce e corajosa Carolina, antes de Juliana Silveira, foram sondados os nomes de Bianca Rinaldi, e Fernanda Nobre, mais ambas também já estavam escaladas para Caminhos do Coração.

Luiz Henrique Nogueira e Petrônio Gontijo haviam sido sondados para darem vida ao pedófilo Lipe, mas ambos já estavam comprometidos com outros trabalhos e não puderam aceitar o papel, o qual ficou a cargo de André di Mauro, que o interpretou muito bem. No inicio Lu Grimaldi seria Tia Mercedes mais o papel acabou ficando com Sandra Pêra. O nome de Lu Grimaldi chegou a constar na abertura durante algumas até o fim da novela, Lu Grimaldi acabou ficando com o papel da Governanta Rosanara que quase ficaria com a atriz Selma Lopes que recusou por esta ainda no contrato da Globo.

Mudanças de enredo

Nos últimos capítulos de Chamas da Vida, a autora da novela, Cristianne Fridman mudou o final do casal discordante, Guilherme e Michele. Anteriormente, Michele iria conseguir engravidar de Guilherme, mas seria atropelada e morreria deixando sua filha nas mãos de Guilherme. Mas Cristianne muda o roteiro: Guilherme e Michele adotam um menino chamado Bruno, e Michele engravida de gêmeos, e vive feliz com seus três filhos e com Guilherme.

Próxima Novela

Alguns atores de Chamas da Vida, como Floriano Peixoto e André di Mauro, tiveram o final de seus personagens antecipados, para que pudessem entrar a tempo para a próxima trama da Record, Poder Paralelo de Lauro César Muniz.

André di Mauro e seu ótimo desempenho em Chamas da Vida, despertou a atenção de Lauro César Muniz, que o chamou para sua próxima trama Poder Paralelo. André iria interpretar o vilão muçulmano Khalid, um terrorista árabe que foge para o Brasil e recebe o apoio da Máfia, mas por motivos desconhecidos o papel ficou para Fernando Pavão.

Ator(es)

A atriz Andréia Horta esteve afastada das gravações da novela com crise de depressão.

Juliana Silveira volta a gravar em Chamas da Vida depois de estar afastada por alguns dias.

Existiram especulações que Amandha Lee tinha reclamado da personagem de Ana Paula Tabalipa. Ela havia dito que a personagem Raíssa estava tendo mais importância que a sua personagem, a antagonista da trama. A declaração foi desmentida. Depois, Amandha reclamou que a sensualidade de Raíssa (Ana Paula) estava ofuscando a de Ivonete. A declaração foi novamente desmentida;

No dia 28 de novembro de 2008, um gesto nobre de solidariedade foi realizado pela primeira vez na TV, quando Lucinha Lins pede apoio dos telespectadores para os flagelados do estado de Santa Catarina em nome da Rede Record de Televisão e do Instituto Ressoar. Mensagem essa dita durante a novela.

Exibição

Reportagens
Realities-show
Abertura
Participações

Audiência e repercussão

A novela Chamas da Vida não terminou em março de 2009, como inicialmente previsto. Com a alta audiência da novela, a Record esticou Chamas da Vida até 28 de abril de 2009, então, Chamas da Vida totalizou 253 capítulos.

Chamas da Vida foi considerada uma das melhores telenovelas já produzidas pela emissora Rede Record, ao lado de Essas Mulheres, Cidadão Brasileiro e Vidas Opostas. A novela foi particularmente popular em Fortaleza[6] e no Rio de Janeiro,[7] cidades onde a Record chegou a superar a média de audiência da TV Globo.

Audiência na Região Metropolitana de São Paulo
de acordo com o IBOPE:[8]

Mês

Audiência

Julho 15,5 pontos
Agosto 12,75 pontos
Setembro 12,5 pontos
Outubro 13,6 pontos
Novembro 14,75 pontos
Dezembro 13,5 pontos
Janeiro 15 pontos
Fevereiro 13,7 pontos
Março 13,5 pontos
Abril 14 pontos
Média Geral 13,8 pontos

Indicações

Prêmio

Categoria

Indicado(s)

Troféu Imprensa Melhor Novela  
Contigo! de TV Melhor Novela  
Contigo! de TV Melhor Autor Cristianne Fridman
Contigo! de TV Melhor Atriz Lucinha Lins
Contigo! de TV Melhor Atriz Coadjuvante Amandha Lee
Contigo! de TV Melhor Ator Leonardo Brício
Contigo! de TV Melhor Ator Coadjuvante André Di Mauro

Elenco

 
ator↓ personagem↓
Leonardo Brício Pedro Galvão Ferreira
Juliana Silveira Carolina Monteiro Azevedo de Castro
Lucinha Lins Vilma Oliveira Santos
Antônio Grassi Dr. Walter Azevedo de Castro
Jussara Freire Arlete Monteiro Azevedo de Castro
Amandha Lee Ivonete Amaro da Silva
Bruno Ferrari Tomás Oliveira Santos
Dado Dolabella Antônio Galvão Ferreira
Andréia Horta Beatriz Oliveira Santos
Juliana Lohmann Manuela Barbosa Castelli (Manu)
Letícia Colin Viviane Galvão Ferreira (Vivi)
André Fillippi di Mauro Felipe Rezende (Lipe)
Ewerton de Castro Brito Pimenta (Seu Brito)
Roger Gobeth Guilherme Bueno Pimenta (Gui)
Luiza Curvo Michele Cavalcanti Gomes
Milhem Cortaz Sargento Carlos José Lima
Ana Paula Tabalipa Raíssa Mendes
Gabriel Gracindo Soldado Eurico Camargo Jr.
Raymundo de Souza Comandante Eurico Camargo
Íris Bruzzi Tuca Amaro da Silva (Vó Tuquinha)
Marilu Bueno Catarina Amaro da Silva (Tia Catarina)
Nathália Rodrigues Suelen Almeida Batista
Giuseppe Oristanio Roberto Cardoso de Oliveira
Umberto Magnani Dionísio Cardoso de Oliveira
Thiago de Los Reyes Gustavo Oliveira Santos (Guga)
Dáblio Moreira Máicon das Dores Vieira (Demorô)
Vitor Hugo Fernando Teixeira (Marreta)
Rafael Queiroga Leonardo Frota (Léo)
Lisandra Parede Telma
Giordanna Forte Cíntia
Stella Freitas Roseclair Bueno Pimenta
Sandra Pêra Mercedes Carvalho Ferreira
Nina de Pádua Lourdes Amaro da Silva
Ivone Hoffmann Odiléia Bueno (Dona Odiléia)
Roberta Santiago Gildete Rodrigues
Claudiana Cotrim Darlene Frota
Catarina Abdalla Margareth das Dores Vieira
André Luiz Miranda Lincon Ribeiro
Camilo Bevilacqua Gastão
Lu Grimaldi Governanta Rosanara
Ricardo Pavão Delegado Fausto
Zeca Carvalho Policial Xavier
Alexandre Mandarino Tadeu
Crianças & Adolescentes
Ator↓ Personagem↓
João Vithor Rafael Galvão Ferreira (Rafa)
Gabriel Moura Gabriel Mendes
Dudu Cury Joaquim
Participações Especias

Curiosidades

A interpretação de Leonardo Brício como Pedro foi considerada uma das melhores, tanto em cenas dramáticas, românticas e emocionantes.

Foi a primeira vez que Amandha Lee têm um papel principal em uma telenovela.

Foi a segunda novela em que Roger Gobeth vivencia um drama envolvendo o vírus HIV. Na temporada de 2000 de Malhação, ele interpretava Touro, namorado da personagem soropositivo Éricka, vivida por Samara Felippo, onde chegaram a casar-se e levar uma vida normal, mesmo sendo discordantes. Em Chamas da Vida a situação se inverte, pois seu personagem Guilherme foi soropositivo e sua namorada Michele (Luíza Curvo) não foi.

Por coincidência, o personagem do ator Gabriel Moura tem o mesmo nome: Gabriel. O personagem entra em cena para dar início à trama de Raíssa (Ana Paula Tabalipa) que esconde um grande segredo do passado.

Apesar de Bruno Ferrari e Amandha Lee serem os co-protagonistas da trama, são citados dez atores antes de Bruno na abertura e quinze antes de Amandha.

Desde o começo da novela, a abertura já foi modificada várias vezes, sempre mudando a posição dos nomes dos atores coadjuvantes.

Era a terceira novela que Juliana Silveira interpretava a protagonista de uma novela, ela já fez em 2002 Júlia de Malhação e Flor de ambas as temporadas de Floribella em 2005 e 2006.

Os atores Juliana Silveira e Roger Gobeth são noivos na vida real, eles se conheceram quando faziam "par romântico na primeira temporada de Floribella.

Juliana Silveira (Carolina), Letícia Colin (Vivi) e João Vithor (Rafa) já haviam trabalhado juntos em ambas temporadas de Floribella em 2005 e 2006 e na novela Luz do Sol em 2007.

Elementos da novela

Personagens

Lugares

Cenário Personagens Relacionados
Pensão Vó Tuquinha Vó Tuquinha, Tia Catarina, Lourdes, Beatriz, Darlene, Junior, Eurico, Roberto, Cazé e Suelen.
Era a pensão da Tuquinha. Tia Catarina, Ivonete e Lourdes moravam lá. Era o lugar mais movimentado de Tinguá. Lá eram hospedados Beatriz, Darlene, Junior, Eurico, Cazé e Suelen. Lipe já morou lá, mas depois descobriram que ele é um pedófilo.
Ferro-Velho Manu, Marreta, Leo e Beatriz.
Era um ferro-velho, pertencente ao tio do Marreta, Washington. Lá moravam uma gangue "barra-pesada". A maioria dos integrantes da gangue foram mortos, dentre eles estão Antônio, Marreta, Manu, Diego e Telma, assim só sobraram Beatriz e Leo.
Fábrica GG Vilma, Tomás, Lourdes, e Roberto.
É uma fábrica de sorvetes fundada por Walter e João. Lá trabalham Vilma, Suelen, Tomás, Lourdes, Raíssa, Carolina e Roberto.
Mansão Monteiro Azevedo de Castro Carolina, Pedro, Antônio, Vivi, Rafa e Gildete.
Era uma mansão, onde moravam Arlete, Walter e Carol, mas Walter e Arlete morreu e Carolina foi morar com Pedro. Depois que Arlete morreu Pedro e seus irmãos se mudaram para.
Apartamento de Vilma Vilma, Mercedes, Tomás, Dionísio e Guga.
Era o apartamento onde moravam Vilma, Mercedes, Guga, Dionísio e Darlene. Após o juiz decidir que a guarda de Vivi e Rafa vai ficar com Mercedes, os dois passam a morar lá. Tomás e Ivonete se mudam para lá, para ajudarem Vivi e Rafa a enfrentarem Vilma. Mas Ivonete se irritou com Tomás, após ele negar, na audiência de Pedro e Mercedes, que ouviu uma conversa de Vilma com Mercedes, combinando o plano de tirar a guarda de Vivi e Rafa de Pedro, Então, ela (Ivonete) voltou a morar na Pensão Vó Tuquinha. Vivi e Rafa voltam a morar com Pedro após Carolina entregar sua parte da GG para Vilma.
Reserva de Tinguá Ningúem.
Lugar onde aconteceram as primeiras cenas da novela. Nessa reserva ocorreram, a fulga de Lipe, a morte de André e o incêndio na casa de Miguel, onde morreram ele e Andressa(que se mudou para lá depois que seu apartamento foi incendiado por Vilma).
Casa de Pedro Ninguém
Era onde moravam Pedro, Antônio, Vivi, Rafa e Catolina, mas Antônio morreu e Vivi e Rafa haviam de mudado para o apartamento de Vilma, após Mercedes ganhar a guarda dos sobrinhos, mas os dois voltam a morar com Pedro, após Carolina entregar sua parte da GG para Vilma. Após Carolina entregar sua parte da Gelado Gostoso (GG) para Vilma, se afastou de Pedro, para não o prejudicar mais e voltou a morar com sua mãe Arlete. No final da novela, todos foram embora de lá e foram morar na Mansão Monteiro Azevedo de Castro.
Casa de Brito Brito, Roseclair, Guilherme, Michele, D. Odiléia, Demorô e Margareth.
Era a casa de Seu Brito, Roseclair, D. Odiléia e Guilherme. Fica ao lado da Pensão Vó Tuquinha. Margareth e Demorô também moram lá. Michle se mudou para lá, após sua mãe, Suzana, viajar.
Quartel de Bombeiros de Tinguá Tenente-coronel Eurico e bombeiros
Era um quartel de bombeiros do comandante Eurico. Quando acontece algum incêndio e/ou acidente o alarme toca e os bombeiros entram na ambulância e vão ao local do incêndio e/ou acidente.
Produtora de Vídeo Carolina, Beatriz, Michele e Leo.
Era a produtora da Carolina e da Beatriz, fica na Urca. Lá trabalham Carolina, Michele, Leo e Beatriz. Carolina sempre vai a sua produtora de bicicleta.
Apartamento de Andressa Ninguém.
Era o apartamento onde morava Andressa. Atualmente fora da novela, após ser incendiado por Vilma.
Delegacia do Delegado Fausto Fausto, Lipe, Lincon, presos e policiais.
Era a delegacia do delegado Fausto; várias pessoas já ficaram presas lá, dentre elas estão Antônio, Lipe(que fugiu a caminhos do presídio), Carolina e Roberto. Já foi palco de tiroteios, como o da fuga de Antônio, quando ele estava preso. Lipe foi pego de novo e voltou para lá. Lincon e Xavier (foi desoberto que ele era um policial corrupto), também estão lá, presos, mas Xavier conseguiu fugir. Foi incendiada pelo tal incendiário misterioso, então Fausto se mudou para outra delegacia.
Revendedora de Carros Tadeu e Gastão.
Após Antônio planejar o assalto para a gangue, Manu foi trabalhar lá, para manter a gangue informada da revendedora para o assalto não dar errado. Beatriz também foi trabalhar lá. A revendedora é pertencente a Gastão, pai de Tadeu. Mas as duas (Manu e Beatriz) são demitidas, Beatriz, foi demitida, porque ela já trabalha na produtora, e Manu, após descobrirem que ela está envolvida do assalto da gangue.

Escalas

Escala da Gangue do Ferro-velho

A gangue do ferro-velho foi se acabando com o passar da trama: Jairo morre com excesso de drogas, Antônio morre por culpa da sua atitude violenta, Diego morre tentando fazer um assalto, Telma se mata, atirando seu carro de um penhasco, para não ser pega pela polícia e Manu e Marreta são mortos a "queima-roupa" pelos bandidos Gastão e Tadeu. Assim, só sobraram Beatriz e Leo, e ambos resolvem tomar seu rumo, após a morte dos donos da gangue, Manu e Marreta, assim se acaba a gangue do ferro-velho.

Integrante

↓

Final da personagem

↓

Marreta Junto com Manu, foi morto à "queima roupa" por Tadeu e Gastão, após seu carro ser encurrulado pelos bandidos.
Manu Junto com Marreta, foi morta à "queima roupa" por Tadeu e Gastão, após o carro de seu namorado, Marreta ser encurrulado pelos bandidos.
Antônio Foi acidentalmente morto por Vilma, após ter uma idéia absurda de matá-la, para ela (Vilma) não dá a guarda de seus irmãos à Mercedes.
Beatriz Sobreviveu e foi viajar para bem longe da Urca e Tinguá, com um carro "em chamas".
Leo Sobreviveu. Se como o "icendiário misterioso", e também revelou ser irmão de Darlene, a ex-empregada de Dona Vilma.
Telma Após infernizar a vida de Raíssa seqüestrou Junior, mas foi descoberta pela polícia. Foi bloqueada pela por Fausto e Bastos e atirou seu carro do penhasco para não ser presa e acabou morrendo numa explosão do carro.
Diego Morreu num desabamento no esgoto, tentando fazer o assalto à mansão do Gastão.

[editar] Escala de vítimas de Vilma

Vítima

↓

Motivo

↓

Adeilson Santos Rodriguez Vilma explodiu seu carro, porque ele descobriu que Vilma foi a responsável pelo incêndio na GG e o chantageava para ele (Adeilson) guardar segredo.
Wallace Morreu no icêndio na GG provocado por Vilma, por isso pode ser considerado uma de suas vítimas.

[editar] Vítimas do icendiário misterioso

Vítima

↓

Motivo

↓

Walter Incriminar Vilma Oliveira Santos
Andressa Incriminar Vilma Oliveira Santos
Miguel Incriminar Vilma Oliveira Santos
Arlete Incriminar Vilma Oliveira Santos
Vilma Vingança

Trilha sonora

 

Capa com: Carolina e Pedro (Juliana Silveira e Leonardo Brício)

  1. "Fogo e Paixão" - Fábio Jr.
  2. "Sinais de Fogo"- Antonio Villeroy
  3. "Sem Dívida Sem Dúvida" - Jorge Aragão
  4. "Primeiros Erros" - Mike Foxx
  5. "Escolhas, Provas e Promessas" - CPM 22
  6. "Entre A Sola E o Salto" - Alcione & Gilberto Gil
  7. "Carolina" - Seu Jorge
  8. "Escorregadia" - Twiggy
  9. "Qualquer Coisa" - Arnaldo Antunes
  10. "Faz o Pagode Explodir" - Dudu Nobre
  11. "Meu Mundo Ficaria Mais Completo Com Você" - Cássia Eller
  12. "Hoje Eu Quero Sair Só" - Lenine
  13. "Feelings" - Morris Albert
  14. "Also Spreach Zarathustra - Hervah

E Ainda

  1. "Epitáfio" - Nasi
  2. "Fire" - Dr. Sin
  3. "Nossa Música" - CPM 22
  4. "Me Liga" Os Paralamas do Sucesso
  5. "Sai Dessa" - Aline Muniz
  6. "Timoneiro" - Paulinho da Viola
  7. "Toda Noite / Eu e Você" - Swing & Simpatia