Aretha Franklin e Condoleezza Rice farão dueto para caridade

MATT MOORE e NANCY C. ALBRITTON
Da Associated Press, na Filadélfia
  • A cantora Aretha Franklin se apresenta no show em homenagem a Nelson Mandela no Radio City Music Hall (18/07/2009)

A ex-secretária de estado norte-americana Condoleezza Rice e a cantora Aretha Franklin vão dividir o palco nesta quinta-feira (29), na Filadélfia.

Com o dueto, Rice --que estudou piano clássico-- e Franklin, a diva que é voz de uma geração, pretendem levantar fundos para ajudar crianças carentes por meio da música e artes.

"É um esforço conjunto para a juventude carente da Filadélfia e Detroit", disse Franklin à AP. A apresentação terá sucessos do catálogo de Aretha Franklin e árias de óperas famosas e música clássica.

"Decidimos tentar", disse a cantora. "Então aqui estamos nós, na cidade do amor entre os irmãos."

Rice, mais conhecida por sua atuação política, vai acompanhar Franklin em sucessos como "(You Make Me Feel Like) A Natural Woman" e "I Say a Little Prayer". Rice disse que tem praticado furiosamente para sua apresentação com orquestra do "Concerto in D Minor" de Mozart.

O repertório de Aretha Franklin terá ainda músicas de seu disco novo, "A Woman Falling Out of Love", que será lançado neste ano.

Condoleezza Rice toca desde a infância e já se apresentou com o músico Yo-Yo Ma. "Essa é a primeira vez que toco com uma orquestra desde que tinha 18 anos", afirmou.

Quando soube que Rice tocava música clássica, Franklin foi ouvir uma de suas gravações "para ver como era".

Franklin ficou surpresa. "Ela realmente toca, é formidável", disse.

Rice afirmou à AP que a ideia de tocarem juntas nasceu do interesse que ambas têm pela música e da determinação em fazer com que ela esteja ao alcance das crianças.

Sobre a apresentação, Rice declarou que vai deixar os vocais a cargo apenas de Franklin.

"Você não vai querer me ouvir cantando", disse Rice. "Sou uma boa integrante de coral, mas acho que vou ficar só com o piano."