Água-viva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
 
Água Viva
435
Lucélia Santos como "Janete"
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 50 min. aproximadamente
Criador Gilberto Braga
País de origem Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Roberto Talma
Elenco original Reginaldo Faria
Betty Faria
Lucélia Santos
Raul Cortez
Beatriz Segall
Tônia Carrero
Isabela Garcia e grande elenco
Tema de abertura "Menino do Rio", Baby Consuelo
Emissora(s) de
televisão lusófona(s)
Mostrar lista
Transmissão original 4 de fevereiro de 1980- 9 de agosto de 1980
N.º de episódios 161
Portal Televisão · Projeto Televisão

Água Viva foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo e exibida de 4 de fevereiro a 9 de agosto de 1980. Escrita por Gilberto Braga, com a colaboração de Manoel Carlos, foi dirigida por Roberto Talma (que acumulou a direção geral) e Paulo Ubiratan, teve 161 capítulos.

Sinopse

A trama gira em torno de Maria Helena, uma pequena órfã que ligará todos os personagens. Atingindo a idade de ser transferida para outro orfanato, Maria Helena sente-se insegura e amedrontada. É um mundo novo, completamente desconhecido, que a espera. A sua única amiga é Suely, uma assistente social, que descobre o seu pai, Nelson, irmão do famoso cirurgião plástico Miguel Fragonard.

Paralelo a isso, Janete é uma moça que não se conforma em ter os pais, Evaldo e Wilma, sustentados pela tia solteirona Irene. Ela se apaixona por Marcos e o sentimento será recíproco, mas terá que enfrentar a ferrenha oposição da megera aristocrática Lourdes Mesquita, mãe de Marcos, que deseja ver o filho casado com Sandra. A vilã, ainda por cima, detesta o genro Edir, marido de sua filha Márcia, ocasionando diversos problemas conjugais. Lourdes é bem diferente de Stella Simpson, uma milionária divertida e excêntrica.

Entretanto, desenrola-se o drama de Lígia, mulher rica e interesseira, casada com o banqueiro Heitor, homem apaixonado pela pesca em alto-mar e amigo de Nelson. Lígia passa por um período de crise com o marido e apaixona-se por Nelson, o oposto do tipo de homem que sempre procurou. É amor à primeira vista. Ela não sabe quem ele é, mas encanta-se com sua aparência de homem rico. Este, por sua vez, oculta a sua real condição financeira. Miguel, sem saber da ligação do seu irmão com Lígia, também se apaixona por esta. E aí começa uma enorme disputa entre os dois. Nesse momento, a órfã volta a entrar em cena, já que Lígia descobre que a garota é filha de Nelson e resolve adotá-la sem ele saber.

Elenco

Em ordem de abertura
Participação especial
Atriz convidada
Participações

Outras participações

Participações especiais

Trilha sonora

Nacional

Internacional

Curiosidades